Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000400004 http://hdl.handle.net/11449/29844 |
Resumo: | Na realidade brasileira a proposta da construção de um sistema educacional inclusivo encontra-se amparada legalmente e em princípios teóricos fundamentados em ideais democráticos de igualdade, eqüidade e diversidade. No entanto, muitas vezes, as práticas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir aspectos relacionados ao delineamento de políticas públicas de inclusão educacional, considerando as ações político-administrativas e as de caráter pedagógico. Colocamos em debate as dificuldades de apreensão do caráter inter-setorial do processo, do conceito de educação inclusiva, como também as dificuldades de materialização de práticas não excludentes, da transformação do contexto educacional, tanto no que se refere às concepções quanto às ações na busca de implantação e implementação de um sistema inclusivo. |
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Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógicoConstruccíon de un sistema educacional inclusivo: un desafío politíco pedagógicoConstruction of an inclusive educational system: a politic-pedagogical challengeSistema educacional inclusivoPráticas pedagógicas inclusivasAções político-pedagógicasSistema educacional inclusivoPrácticas pedagógicas inclusivasAcciones político pedagógicasInclusive educational systemInclusive pedagogical practicesPolitic-pedagogical actionsNa realidade brasileira a proposta da construção de um sistema educacional inclusivo encontra-se amparada legalmente e em princípios teóricos fundamentados em ideais democráticos de igualdade, eqüidade e diversidade. No entanto, muitas vezes, as práticas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir aspectos relacionados ao delineamento de políticas públicas de inclusão educacional, considerando as ações político-administrativas e as de caráter pedagógico. Colocamos em debate as dificuldades de apreensão do caráter inter-setorial do processo, do conceito de educação inclusiva, como também as dificuldades de materialização de práticas não excludentes, da transformação do contexto educacional, tanto no que se refere às concepções quanto às ações na busca de implantação e implementação de um sistema inclusivo.En la realidad brasileña la propuesta de la construcción de un sistena educacional inclusivo se encuentra amparada legalmente y en principios teóricos fundamentados en ideales democráticos de igualdad, equidad y diversidad. Sin embargo, muchas veces, las prácticas inclusivas se distancian de sobremanera de las proposiciones teóricas y legales. Así en este artículo, tenemos como objeto discutir aspectos relacionados al delineamiento de políticas públicas de inclusión educacional considerando las acciones político administrativas y las de carácter pedagógico. Ponemos en debate las dificultades de aprensión del carácter intersocial del proceso de concepto de educación inclusiva, como también las dificultades de materialización de prácticas no excluyentes de la transformación del contexto educacional , tanto en el que se refiere a las concepciones cuanto a las acciones en la búsqueda e implementación de un sistema inclusivo.In the Brazilian reality, the proposal of the construction of an inclusive educational system is supported legally and in theoretical principals based on democratic ideas of equality, equity and diversity. However, very often, the inclusive practices become distant from the theoretical and legal proposals. Thus, in this article, we have the objective of discussing aspects related to the outline of public policies of educational inclusion, considering the politicy- administrative actions and the ones with pedagogical character. We put in debate the difficulties in apprehending the intersectional character of the educational process, the concept of inclusive education, as well as the difficulties in materializing the non-excluded pedagogical practices for the transformation of the educational context, not only about the theoretical conceptions but also about the operational actions to search for the establishment and implementation of an inclusive system.UNESPUNESPFundação CESGRANRIOUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Leite, Lúcia Pereira [UNESP]2014-05-20T15:15:58Z2014-05-20T15:15:58Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article511-524application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000400004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 15, n. 57, p. 511-524, 2007.0104-4036http://hdl.handle.net/11449/2984410.1590/S0104-40362007000400004S0104-40362007000400004S0104-40362007000400004.pdf3855053449114282SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29844Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:11.596987Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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