Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalho |
id |
UEL_97623f9db492bb8c4570398218ccb1d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14287 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Equações linearesSistemas linearesMathematicsLinear equationsLinear systemsMathematics educationStudy and teachingResumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalhoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This paper approaches a perspective in the math teaching by the Problems Solving, being them the beginning for the study of the linear equations systems, so as the most common solving methods in high schools (Cramer Rule, Gauss - Jordan Method and Gaussian Elimination Method) The main defended idea in the present work is: when exposed to challenging situations, the students feel the need of learning new mathematical techniques and tools, so that it can provide the mastery of skills and abilities that can be applied in daily situations A motivator problem has the goal of motivating the students in studies and researches about important topics for their basic formation The need of learning a new content must come from the students, when they are faced to a situation that challenges and motivates them It is a proposal for the teaching of linear equation systems mediated by problems solving This way, it is presented a set of solved and commented exercises, which consists in a proposal to introduce and develop the solving teaching of linear equation systems to high school students, having as a base the theoretical reference that guides the development of our workAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daPasquini, Regina Célia GuapoAndrade, Fábio Junior de2024-05-01T14:29:51Z2024-05-01T14:29:51Z2013.0006.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
title |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
spellingShingle |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas Andrade, Fábio Junior de Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Equações lineares Sistemas lineares Mathematics Linear equations Linear systems Mathematics education Study and teaching |
title_short |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
title_full |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
title_fullStr |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
title_sort |
Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas |
author |
Andrade, Fábio Junior de |
author_facet |
Andrade, Fábio Junior de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Silva, Karina Alessandra Pessôa da Pasquini, Regina Célia Guapo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Fábio Junior de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Equações lineares Sistemas lineares Mathematics Linear equations Linear systems Mathematics education Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Equações lineares Sistemas lineares Mathematics Linear equations Linear systems Mathematics education Study and teaching |
description |
Resumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalho |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:29:51Z 2024-05-01T14:29:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823276434718720 |