Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fábio Junior de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287
Resumo: Resumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalho
id UEL_97623f9db492bb8c4570398218ccb1d3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14287
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemasMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Equações linearesSistemas linearesMathematicsLinear equationsLinear systemsMathematics educationStudy and teachingResumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalhoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This paper approaches a perspective in the math teaching by the Problems Solving, being them the beginning for the study of the linear equations systems, so as the most common solving methods in high schools (Cramer Rule, Gauss - Jordan Method and Gaussian Elimination Method) The main defended idea in the present work is: when exposed to challenging situations, the students feel the need of learning new mathematical techniques and tools, so that it can provide the mastery of skills and abilities that can be applied in daily situations A motivator problem has the goal of motivating the students in studies and researches about important topics for their basic formation The need of learning a new content must come from the students, when they are faced to a situation that challenges and motivates them It is a proposal for the teaching of linear equation systems mediated by problems solving This way, it is presented a set of solved and commented exercises, which consists in a proposal to introduce and develop the solving teaching of linear equation systems to high school students, having as a base the theoretical reference that guides the development of our workAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daPasquini, Regina Célia GuapoAndrade, Fábio Junior de2024-05-01T14:29:51Z2024-05-01T14:29:51Z2013.0006.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
title Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
spellingShingle Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
Andrade, Fábio Junior de
Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Equações lineares
Sistemas lineares
Mathematics
Linear equations
Linear systems
Mathematics education
Study and teaching
title_short Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
title_full Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
title_fullStr Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
title_full_unstemmed Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
title_sort Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas
author Andrade, Fábio Junior de
author_facet Andrade, Fábio Junior de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Pasquini, Regina Célia Guapo
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fábio Junior de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Equações lineares
Sistemas lineares
Mathematics
Linear equations
Linear systems
Mathematics education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Equações lineares
Sistemas lineares
Mathematics
Linear equations
Linear systems
Mathematics education
Study and teaching
description Resumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalho
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.08.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:51Z
2024-05-01T14:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823276434718720