Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11164 |
Resumo: | Resumo: Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na resolução de um conjunto de problemas Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para a análise dos registros escritos Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente em algumas questões As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve destaque para a interiorização e a condensação |
id |
UEL_98610ac64cefef0ef7309bc094e2781c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11164 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupoMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraGrupos (Matemática)Study and teachingGroups (Mathematics)MathematicsResumo: Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na resolução de um conjunto de problemas Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para a análise dos registros escritos Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente em algumas questões As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve destaque para a interiorização e a condensaçãoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstrat: In this work we investigated what knowledge about the concept of group is mobilized by students who have studied algebraic subjects solving a set of problems Therefore applied to a group of students from third and fourth years of the Mathematics course at UEL a set of problems involving the content groups and employ the work of Sfard (1991) for analysis of written records We use abstract notions of concepts mathematicians that can be designed as structural (object) and operational (process), as well as stages (interiorization, condensation or reification) that manifest themselves in the development of concepts mathematicians, in particular, algebraic structures We concluded that knowledge mobilized by the students was in most majority of operational character and structural design appeared tentatively on some issues Phases occurred in all matters; however there was emphasis on the internalization and condensationSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Costra, Marcia Cristina dePasquini, Regina Célia GuapoBussmann, Christian James de Castro2024-05-01T13:10:37Z2024-05-01T13:10:37Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11164porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
title |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
spellingShingle |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo Bussmann, Christian James de Castro Matemática Estudo e ensino Álgebra Grupos (Matemática) Study and teaching Groups (Mathematics) Mathematics |
title_short |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
title_full |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
title_fullStr |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
title_sort |
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo |
author |
Bussmann, Christian James de Castro |
author_facet |
Bussmann, Christian James de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] Costra, Marcia Cristina de Pasquini, Regina Célia Guapo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bussmann, Christian James de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Grupos (Matemática) Study and teaching Groups (Mathematics) Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Grupos (Matemática) Study and teaching Groups (Mathematics) Mathematics |
description |
Resumo: Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na resolução de um conjunto de problemas Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para a análise dos registros escritos Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente em algumas questões As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve destaque para a interiorização e a condensação |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2009 2024-05-01T13:10:37Z 2024-05-01T13:10:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11164 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823281676550144 |