Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininos |
id |
UEL_99882133fa4e2ee1dfd2139da87c6908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10245 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPMIdeologia e comunicaçãoBeleza femininaComunicação visualImaginárioVisual communicationFeminine beautyIdeology and communicationImaginaryResumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininosDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The aim of this paper is to study the imaginary and the ideology of female bodies and beauty, through the eyes of the media We analyzed the covers and editorials of the magazine Trip para Mulheres (TPM), by Trip Publishing house The clipping time was from May 212 to August 213, due to the TPM Manifesto, described as a move against women stereotypes and cliches We carried out an exploratory, bibliographical and documentary research, with image analysis, in order to achieve this goal The study of the magazine covers in this paper were based on the iconographic analysis and iconological interpretation proposed by Panofsky (29) The work is also based on the precepts of Cultural Studies and (visual culture) visuality, by Hall & Eagleton and Belting, Català Domènech and Baitello Jr; on the imagery and media imagery, proposed by Durand, Morin and Contrera; and, finally, on the understandings of consumption by Haug, Baudrillard and Barbosa, and Campbell Thus, we observed that the TPM magazine and its TPM Manifesto see themselves as splendid and feminist; however, the images (and even some texts) of the covers are not consistent with their argument, which led us to infer that, although commendable, the TPM Manifesto proposal did not pull away from the imaginary and current ideologies about female body and beautyKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeRocha, Rosamaria Luiza de MeloSoares-Correia, Maria Joana Casagrande2024-05-01T12:40:45Z2024-05-01T12:40:45Z2015.0029.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
title |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
spellingShingle |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM Soares-Correia, Maria Joana Casagrande Ideologia e comunicação Beleza feminina Comunicação visual Imaginário Visual communication Feminine beauty Ideology and communication Imaginary |
title_short |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
title_full |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
title_fullStr |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
title_full_unstemmed |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
title_sort |
Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM |
author |
Soares-Correia, Maria Joana Casagrande |
author_facet |
Soares-Correia, Maria Joana Casagrande |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador] Buzalaf, Márcia Neme Rocha, Rosamaria Luiza de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares-Correia, Maria Joana Casagrande |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia e comunicação Beleza feminina Comunicação visual Imaginário Visual communication Feminine beauty Ideology and communication Imaginary |
topic |
Ideologia e comunicação Beleza feminina Comunicação visual Imaginário Visual communication Feminine beauty Ideology and communication Imaginary |
description |
Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T12:40:45Z 2024-05-01T12:40:45Z 29.04.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823317718204416 |