Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares-Correia, Maria Joana Casagrande
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245
Resumo: Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininos
id UEL_99882133fa4e2ee1dfd2139da87c6908
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10245
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPMIdeologia e comunicaçãoBeleza femininaComunicação visualImaginárioVisual communicationFeminine beautyIdeology and communicationImaginaryResumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininosDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The aim of this paper is to study the imaginary and the ideology of female bodies and beauty, through the eyes of the media We analyzed the covers and editorials of the magazine Trip para Mulheres (TPM), by Trip Publishing house The clipping time was from May 212 to August 213, due to the TPM Manifesto, described as a move against women stereotypes and cliches We carried out an exploratory, bibliographical and documentary research, with image analysis, in order to achieve this goal The study of the magazine covers in this paper were based on the iconographic analysis and iconological interpretation proposed by Panofsky (29) The work is also based on the precepts of Cultural Studies and (visual culture) visuality, by Hall & Eagleton and Belting, Català Domènech and Baitello Jr; on the imagery and media imagery, proposed by Durand, Morin and Contrera; and, finally, on the understandings of consumption by Haug, Baudrillard and Barbosa, and Campbell Thus, we observed that the TPM magazine and its TPM Manifesto see themselves as splendid and feminist; however, the images (and even some texts) of the covers are not consistent with their argument, which led us to infer that, although commendable, the TPM Manifesto proposal did not pull away from the imaginary and current ideologies about female body and beautyKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeRocha, Rosamaria Luiza de MeloSoares-Correia, Maria Joana Casagrande2024-05-01T12:40:45Z2024-05-01T12:40:45Z2015.0029.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
title Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
spellingShingle Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
Soares-Correia, Maria Joana Casagrande
Ideologia e comunicação
Beleza feminina
Comunicação visual
Imaginário
Visual communication
Feminine beauty
Ideology and communication
Imaginary
title_short Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
title_full Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
title_fullStr Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
title_full_unstemmed Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
title_sort Corpos e belezas midiáticas : um estudo sobre imaginário e ideologia no Manifesto TPM
author Soares-Correia, Maria Joana Casagrande
author_facet Soares-Correia, Maria Joana Casagrande
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]
Buzalaf, Márcia Neme
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares-Correia, Maria Joana Casagrande
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia e comunicação
Beleza feminina
Comunicação visual
Imaginário
Visual communication
Feminine beauty
Ideology and communication
Imaginary
topic Ideologia e comunicação
Beleza feminina
Comunicação visual
Imaginário
Visual communication
Feminine beauty
Ideology and communication
Imaginary
description Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip O recorte de tempo foi delimitado de maio de 212 a agosto de 213, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (29) O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, Català Domènech e Baitello Jr; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T12:40:45Z
2024-05-01T12:40:45Z
29.04.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317718204416