Tessituras do conceito de corpo e de beleza na cultura midiática contemporânea.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34347 |
Resumo: | A presente comunicação faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, através do Edital Universal 14/2009. Neste estudo buscamos trabalhar com o conceito de corpo e beleza feminina a partir das Revistas Veja, Isto É, Boa Forma, Dieta Já, Corpo a Corpo e Plástica & Beleza, entre o final do século XX e início do século XXI. Embora o desejo de transformar o corpo seja reconhecido em todas as culturas em todos os tempos, a partir da década de 1990 o cuidado com o embelezamento acentuou-se. Se em outros momentos as mulheres já se preocupavam com o corpo e a beleza, no final do século XX e início do XXI, vivese um momento da história humana em que, a beleza tem sido cultuada, procurada, quase como uma determinação. Nunca a beleza e os cuidados com o corpo foram tão colocados em evidência quanto nos dias atuais. Ter um corpo perfeito, trabalhado, esculpido à imagem e semelhança do desejo de cada uma é uma tendência que vem se firmando. Esta tendência se apresenta como inerente, essencial e, portanto, ‘natural’ nas tessituras do modo de vida e da identidade social contemporâneas. Nesse sentido, pretendemos mostrar que, a partir das últimas décadas do século XX, a mídia tem disseminado um modelo de corpo para as mulheres brasileiras associado a tríade beleza-saúde-juventude. Onde, a obsessão com a saúde e qualquer sinal de “degradação” do corpo passou a ser combatido por meio de uma “reciclagem permanente”. Cada parte do corpo pode ser trocada, refeita, reconfígurada. Nessa busca, milhares de mulheres vêm se lançando numa corrida desenfreada por diferentes intervenções estéticas, sobretudo às cirurgias plásticas, consideradas o caminho mais curto para se atingir a versão anatômica desejada e o padrão de beleza imaginado, o que significa um corpo esbelto, sem gorduras localizadas, sem estrias, rugas ou cabelos brancos. |
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Tessituras do conceito de corpo e de beleza na cultura midiática contemporânea.Textures of the concept of body and beauty in contemporary media culture.Cultura midiática contemporânea - corpo e belezaCorpo e belezaBeleza femininaCorpo femininoRevista VejaRevista Boa FormaRevista Isto ÉRevista Dieta JáRevista Corpo a CorpoRevista Plástica & BelezaMulheres e beleza midiáticaPadrões de belezaCulto ao corpoDiscurso da beleza feminina - corpoContemporary media culture - body and beautyBody and beautyFemale beautyFeminine bodyVeja magazineBoa Forma MagazineIsto É MagazineDiet Now MagazineBody to Body MagazinePlastic & Beauty MagazineWomen and media beautyBeauty standardsBody worshipFemale beauty discourse - bodyHistória.A presente comunicação faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, através do Edital Universal 14/2009. Neste estudo buscamos trabalhar com o conceito de corpo e beleza feminina a partir das Revistas Veja, Isto É, Boa Forma, Dieta Já, Corpo a Corpo e Plástica & Beleza, entre o final do século XX e início do século XXI. Embora o desejo de transformar o corpo seja reconhecido em todas as culturas em todos os tempos, a partir da década de 1990 o cuidado com o embelezamento acentuou-se. Se em outros momentos as mulheres já se preocupavam com o corpo e a beleza, no final do século XX e início do XXI, vivese um momento da história humana em que, a beleza tem sido cultuada, procurada, quase como uma determinação. Nunca a beleza e os cuidados com o corpo foram tão colocados em evidência quanto nos dias atuais. Ter um corpo perfeito, trabalhado, esculpido à imagem e semelhança do desejo de cada uma é uma tendência que vem se firmando. Esta tendência se apresenta como inerente, essencial e, portanto, ‘natural’ nas tessituras do modo de vida e da identidade social contemporâneas. Nesse sentido, pretendemos mostrar que, a partir das últimas décadas do século XX, a mídia tem disseminado um modelo de corpo para as mulheres brasileiras associado a tríade beleza-saúde-juventude. Onde, a obsessão com a saúde e qualquer sinal de “degradação” do corpo passou a ser combatido por meio de uma “reciclagem permanente”. Cada parte do corpo pode ser trocada, refeita, reconfígurada. Nessa busca, milhares de mulheres vêm se lançando numa corrida desenfreada por diferentes intervenções estéticas, sobretudo às cirurgias plásticas, consideradas o caminho mais curto para se atingir a versão anatômica desejada e o padrão de beleza imaginado, o que significa um corpo esbelto, sem gorduras localizadas, sem estrias, rugas ou cabelos brancos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-06T19:13:02Z2024-02-062024-02-06T19:13:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34347ARAÚJO, Edna Maria Nóbrega; MENESES, Joedna Reis de. Tessituras do conceito de corpo e de beleza na cultura midiática contemporânea. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2752-2762. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34347porARAÚJO, Edna Maria Nóbrega.MENESES, Joedna Reis de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-06T19:16:30Zoai:localhost:riufcg/34347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-06T19:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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