Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucyana Nayara Afonso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873
Resumo: Resumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológico
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Textbooks are one of the most used pedagogical resources in the classroom and important mediators in the teaching and learning process Textbooks are relevant to the curriculum and to the training of students Biological evolution presents itself as a unifying theme in the content of Biology, important for understanding various themes related to development, genetics, natural selection, in addition to other areas, and its teaching is permeated by epistemological obstacles in the textbook Which makes the need to analyze this type of teaching material relevant, mainly contents such as evolutionary biology Due to the importance of understanding that the History and Philosophy of Science have a fundamental role in the construction of scientific knowledge, being an area capable of minimizing the misunderstandings about evolution and still understanding that science is constituted through scientific controversies, which are responsible for the development of science, this research aimed to identify and analyze the presence of controversial themes in the content of biological evolution in the textbooks of the third year of high school approved by PNLD 218 The research followed a qualitative approach of bibliographic nature Of the ten books approved by PNLD 218, seven were analyzed In order to analyze the scientific controversies found, units of context and record were elaborated under two aspects: 1) epistemological aspects and 2) historical aspects The context units refer to the epistemological aspects of the controversies (UC1), the aspects of the content of the extinction of the dinosaurs (UC2) and the aspects of the content of the industrial melanism (UC3) We observed that, although some authors present controversial themes, the content of evolution tends to be described in an agglomerated and often historically out-of-context way, which can hinder the perception of evolutionary concepts and the development of critical thinking and biological knowledgeAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Meglhioratti, Fernanda AparecidaLucas, Lucken BuenoSilva, Lucyana Nayara Afonso2024-05-01T15:16:01Z2024-05-01T15:16:01Z2020.0021.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - 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