Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucyana Nayara Afonso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873
Resumo: Resumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológico
id UEL_9b2c569f2904871954d73710595fe9ed
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16873
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018Evolução (Biologia)Controvérsias científicasLivros didáticosDinossaurosExtinçãoScientific controversiesTextbooksDinosaursEvolution (Biology)ExtinctionResumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológicoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Textbooks are one of the most used pedagogical resources in the classroom and important mediators in the teaching and learning process Textbooks are relevant to the curriculum and to the training of students Biological evolution presents itself as a unifying theme in the content of Biology, important for understanding various themes related to development, genetics, natural selection, in addition to other areas, and its teaching is permeated by epistemological obstacles in the textbook Which makes the need to analyze this type of teaching material relevant, mainly contents such as evolutionary biology Due to the importance of understanding that the History and Philosophy of Science have a fundamental role in the construction of scientific knowledge, being an area capable of minimizing the misunderstandings about evolution and still understanding that science is constituted through scientific controversies, which are responsible for the development of science, this research aimed to identify and analyze the presence of controversial themes in the content of biological evolution in the textbooks of the third year of high school approved by PNLD 218 The research followed a qualitative approach of bibliographic nature Of the ten books approved by PNLD 218, seven were analyzed In order to analyze the scientific controversies found, units of context and record were elaborated under two aspects: 1) epistemological aspects and 2) historical aspects The context units refer to the epistemological aspects of the controversies (UC1), the aspects of the content of the extinction of the dinosaurs (UC2) and the aspects of the content of the industrial melanism (UC3) We observed that, although some authors present controversial themes, the content of evolution tends to be described in an agglomerated and often historically out-of-context way, which can hinder the perception of evolutionary concepts and the development of critical thinking and biological knowledgeAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Meglhioratti, Fernanda AparecidaLucas, Lucken BuenoSilva, Lucyana Nayara Afonso2024-05-01T15:16:01Z2024-05-01T15:16:01Z2020.0021.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:46:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
title Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
spellingShingle Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
Silva, Lucyana Nayara Afonso
Evolução (Biologia)
Controvérsias científicas
Livros didáticos
Dinossauros
Extinção
Scientific controversies
Textbooks
Dinosaurs
Evolution (Biology)
Extinction
title_short Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
title_full Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
title_fullStr Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
title_full_unstemmed Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
title_sort Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
author Silva, Lucyana Nayara Afonso
author_facet Silva, Lucyana Nayara Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Lucas, Lucken Bueno
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucyana Nayara Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução (Biologia)
Controvérsias científicas
Livros didáticos
Dinossauros
Extinção
Scientific controversies
Textbooks
Dinosaurs
Evolution (Biology)
Extinction
topic Evolução (Biologia)
Controvérsias científicas
Livros didáticos
Dinossauros
Extinção
Scientific controversies
Textbooks
Dinosaurs
Evolution (Biology)
Extinction
description Resumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T15:16:01Z
2024-05-01T15:16:01Z
21.02.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654570277076992