Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13488
Resumo: Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC, doravante) têm sido incorporadas às mais diversas esferas de atividade humana, desde a cotidiana à profissional Por outro lado, se os aspectos positivos parecem saltar aos olhos, o número de pessoas que ainda não tem acesso às TDIC é considerável num país de proporções como o Brasil Temos presenciado essas relações antagônicas serem alvo de debates em diferentes segmentos da sociedade: desde a academia a setores civis Evidentemente, a esfera educacional não tem ficado imune a essas mudanças e tem sido convocada a (re)pensar práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a partir do uso e da incorporação das TDIC Paralelamente, é crescente o número de estudos referentes à incorporação de TDIC no ensino e aprendizagem de línguas bem como na educação de professores Nesse sentido, nossa pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar a apropriação de gêneros digitais e o papel que esses podem exercer na educação inicial de professores de língua inglesa Partindo de discussões que focalizam os paradoxos do uso e incorporação de TDIC na sociedade (BRAGA, 21; CASTELLS; 27), das discussões mais recentes sobre educação de professores de línguas e os diferentes papéis da TDCI (PAIVA, 21; FREIRE, 29; BUZATO, 26) e dos estudos que discutem as diferentes práticas linguageiras emergidas do uso das TDIC (MARCUSCHI; XAVIER, 24; ARAÚJO, 27), realizamos uma intervenção de cunho formativo-profissional no curso de Letras Estrangeiras Modernas – Inglês numa universidade estadual do interior do Paraná A intervenção realizada foi planejada de acordo com os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO, 27; 29; CRISTOVÃO, STUTZ; 211) A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso longitudinal de base qualitativa (COHEN; MANION; MORRISON, 27) e de cunho intervencionista (KINCHELOE; MCLAREN, 26) Os dados coletados são provenientes de uma disciplina optativa que possuía quatro alunas-professoras como participantes Como primeiro conjunto de dados, coletamos as produções escritas das alunas-professores referentes aos gêneros fórum de discussão educacional, blog e chat educacional Nosso segundo conjunto de dados foi composto por relatos de experiência, escritos pelas alunas-professoras ao término de cada sequência didática em torno dos referidos gêneros digitais E, por fim, nosso terceiro conjunto de dados foi composto pela gravação de uma extensão ao coletivo (EC) entre as alunas-professoras As análises dos dados foram realizadas tendo por base o modelo de análise linguístico-discursiva do ISD (BRONCKART, 23) e de categorias sobre argumentação da Semântica Argumentativa (KOCH, 1997) em estreita relação com os pressupostos teóricos da educação de professores de línguas e TDIC Os resultados apontam que os papéis dos gêneros digitais fórum de discussão, blog e chat na educação inicial de professores de língua inglesa foram três: a) o de engajamento profissional; b) o de problematização dos conhecimentos da profissão e c) o de (re)construção de saberes profissionais e representações sobre docência, ensino de línguas e uso de TDIC
id UEL_9b8c7e375e9e3875fec25c9dc4b7291b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13488
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formaçãoLíngua inglesaProfessores de inglêsTecnologia da informaçãoInternet (Redes de computação)Redes sociais on-lineStudy and teachingSocio-discursive interactionismTecnology informationInternet (Computer network)Social networking web sitesPResumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC, doravante) têm sido incorporadas às mais diversas esferas de atividade humana, desde a cotidiana à profissional Por outro lado, se os aspectos positivos parecem saltar aos olhos, o número de pessoas que ainda não tem acesso às TDIC é considerável num país de proporções como o Brasil Temos presenciado essas relações antagônicas serem alvo de debates em diferentes segmentos da sociedade: desde a academia a setores civis Evidentemente, a esfera educacional não tem ficado imune a essas mudanças e tem sido convocada a (re)pensar práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a partir do uso e da incorporação das TDIC Paralelamente, é crescente o número de estudos referentes à incorporação de TDIC no ensino e aprendizagem de línguas bem como na educação de professores Nesse sentido, nossa pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar a apropriação de gêneros digitais e o papel que esses podem exercer na educação inicial de professores de língua inglesa Partindo de discussões que focalizam os paradoxos do uso e incorporação de TDIC na sociedade (BRAGA, 21; CASTELLS; 27), das discussões mais recentes sobre educação de professores de línguas e os diferentes papéis da TDCI (PAIVA, 21; FREIRE, 29; BUZATO, 26) e dos estudos que discutem as diferentes práticas linguageiras emergidas do uso das TDIC (MARCUSCHI; XAVIER, 24; ARAÚJO, 27), realizamos uma intervenção de cunho formativo-profissional no curso de Letras Estrangeiras Modernas – Inglês numa universidade estadual do interior do Paraná A intervenção realizada foi planejada de acordo com os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO, 27; 29; CRISTOVÃO, STUTZ; 211) A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso longitudinal de base qualitativa (COHEN; MANION; MORRISON, 27) e de cunho intervencionista (KINCHELOE; MCLAREN, 26) Os dados coletados são provenientes de uma disciplina optativa que possuía quatro alunas-professoras como participantes Como primeiro conjunto de dados, coletamos as produções escritas das alunas-professores referentes aos gêneros fórum de discussão educacional, blog e chat educacional Nosso segundo conjunto de dados foi composto por relatos de experiência, escritos pelas alunas-professoras ao término de cada sequência didática em torno dos referidos gêneros digitais E, por fim, nosso terceiro conjunto de dados foi composto pela gravação de uma extensão ao coletivo (EC) entre as alunas-professoras As análises dos dados foram realizadas tendo por base o modelo de análise linguístico-discursiva do ISD (BRONCKART, 23) e de categorias sobre argumentação da Semântica Argumentativa (KOCH, 1997) em estreita relação com os pressupostos teóricos da educação de professores de línguas e TDIC Os resultados apontam que os papéis dos gêneros digitais fórum de discussão, blog e chat na educação inicial de professores de língua inglesa foram três: a) o de engajamento profissional; b) o de problematização dos conhecimentos da profissão e c) o de (re)construção de saberes profissionais e representações sobre docência, ensino de línguas e uso de TDICDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: On the one hand, Information and Communication Digital Technologies (ICDT, from now on) have been incorporated to different human activity spheres, from everyday to professional life On the other hand, if their positive aspects seem to be enormous, the number of people who don’t have access to ICDT is quite alarming in a country such as Brazil There have been incessant debates about these paradoxical relationships going on in different society segments: from universities to civil society Evidently, educational sphere hasn’t been out of focus concerning these changes and has been incited to rethink teaching and learning pedagogical practices because of ICDT incorporation At the same time, a great number of studies have focused on the uses of ICDT in language teaching and learning as well as in teacher education Bearing that in mind, our master research aims at investigating the appropriation of digital genres and their possible roles in English pre-service teacher education Thus, our research object is constituted by the language practices emerged from digital sphere and their possible roles to English teacher education Based on discussions which focus on the paradoxical uses of ICDT in society (BRAGA, 21; CASTELLS; 27), on the most recent discussions on language teacher education and ICDT roles (PAIVA, 21; FREIRE, 29; BUZATO, 26) and on studies which discuss the different language practices emerged from the uses of ICDT (MARCUSCHI; XAVIER, 24; ARAÚJO, 27), a professional formative intervention was prepared in a Letras course from a public state university from Paraná The intervention made was planned according to the foundations of Sociodiscursive Interacionism (SDI) in its didactic field (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO, 27; 29; CRISTOVÃO, STUTZ; 211) The research is a longitudinal case study in a qualitative paradigm (COHEN; MANION; MORRISON, 27) relying on an interventionist aspect (KINCHLOE; MCLAREN, 26) Data was gathered in an elective subject which was enrolled by four teachers-to-be As a first data group, we gathered all the written productions indexed to the genres educational discussion forum, blog and educational chat produced by the participants Our second data group was composed by experience reports written by the participants by the end of each didactic sequence produced on the referred genres And finally, our third data group was composed by the recording of an extension to the work group among the participants The analysis were carried out having as support the linguistic-discursive model of SDI (BRONCKART, 23) and categories from Argumentative Semantics (KOCH, 1997) in close relation to the theoretical foundations about English teacher education and ICDT The results pointed out that the digital genres educational discussion forum, blog and educational chat performed at least three roles in English pre-service teacher education: a) professional engagement; b) questioning and debating about some of the professional knowledge and, c) a locus for (re)constructing professional knowledge and representations regarding teaching, language learning and ICDT useCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Nascimento, Elvira LopesPaiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira eAnjos-Santos, Lucas Moreira dos2024-05-01T14:15:30Z2024-05-01T14:15:30Z2012.0027.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13488porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:32:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:32:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
title Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
spellingShingle Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
Língua inglesa
Professores de inglês
Tecnologia da informação
Internet (Redes de computação)
Redes sociais on-line
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Tecnology information
Internet (Computer network)
Social networking web sites
P
title_short Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
title_full Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
title_fullStr Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
title_full_unstemmed Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
title_sort Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
author Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
author_facet Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]
Nascimento, Elvira Lopes
Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Professores de inglês
Tecnologia da informação
Internet (Redes de computação)
Redes sociais on-line
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Tecnology information
Internet (Computer network)
Social networking web sites
P
topic Língua inglesa
Professores de inglês
Tecnologia da informação
Internet (Redes de computação)
Redes sociais on-line
Study and teaching
Socio-discursive interactionism
Tecnology information
Internet (Computer network)
Social networking web sites
P
description Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC, doravante) têm sido incorporadas às mais diversas esferas de atividade humana, desde a cotidiana à profissional Por outro lado, se os aspectos positivos parecem saltar aos olhos, o número de pessoas que ainda não tem acesso às TDIC é considerável num país de proporções como o Brasil Temos presenciado essas relações antagônicas serem alvo de debates em diferentes segmentos da sociedade: desde a academia a setores civis Evidentemente, a esfera educacional não tem ficado imune a essas mudanças e tem sido convocada a (re)pensar práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a partir do uso e da incorporação das TDIC Paralelamente, é crescente o número de estudos referentes à incorporação de TDIC no ensino e aprendizagem de línguas bem como na educação de professores Nesse sentido, nossa pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar a apropriação de gêneros digitais e o papel que esses podem exercer na educação inicial de professores de língua inglesa Partindo de discussões que focalizam os paradoxos do uso e incorporação de TDIC na sociedade (BRAGA, 21; CASTELLS; 27), das discussões mais recentes sobre educação de professores de línguas e os diferentes papéis da TDCI (PAIVA, 21; FREIRE, 29; BUZATO, 26) e dos estudos que discutem as diferentes práticas linguageiras emergidas do uso das TDIC (MARCUSCHI; XAVIER, 24; ARAÚJO, 27), realizamos uma intervenção de cunho formativo-profissional no curso de Letras Estrangeiras Modernas – Inglês numa universidade estadual do interior do Paraná A intervenção realizada foi planejada de acordo com os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO, 27; 29; CRISTOVÃO, STUTZ; 211) A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso longitudinal de base qualitativa (COHEN; MANION; MORRISON, 27) e de cunho intervencionista (KINCHELOE; MCLAREN, 26) Os dados coletados são provenientes de uma disciplina optativa que possuía quatro alunas-professoras como participantes Como primeiro conjunto de dados, coletamos as produções escritas das alunas-professores referentes aos gêneros fórum de discussão educacional, blog e chat educacional Nosso segundo conjunto de dados foi composto por relatos de experiência, escritos pelas alunas-professoras ao término de cada sequência didática em torno dos referidos gêneros digitais E, por fim, nosso terceiro conjunto de dados foi composto pela gravação de uma extensão ao coletivo (EC) entre as alunas-professoras As análises dos dados foram realizadas tendo por base o modelo de análise linguístico-discursiva do ISD (BRONCKART, 23) e de categorias sobre argumentação da Semântica Argumentativa (KOCH, 1997) em estreita relação com os pressupostos teóricos da educação de professores de línguas e TDIC Os resultados apontam que os papéis dos gêneros digitais fórum de discussão, blog e chat na educação inicial de professores de língua inglesa foram três: a) o de engajamento profissional; b) o de problematização dos conhecimentos da profissão e c) o de (re)construção de saberes profissionais e representações sobre docência, ensino de línguas e uso de TDIC
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:15:30Z
2024-05-01T14:15:30Z
27.02.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13488
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654551373348864