Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Ilídio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17469
Resumo: A presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básica
id UEL_9c1889ac27db48caaec5dc6bd58933d3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17469
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)Studies of civil-religious societies in Mozambique and their aspects in the field of public education (2000-2019)ConcordataEducaçãoMoçambique - Educação básicaOrganização da sociedade civilreligiosaCiências sociaisCentros Integradores de Educação PúblicaEscolas públicasEducação não-formalSociedade civilCiências Humanas - SociologiaConcordatEducationMozambiqueCivil-religious society organizationSocial sciencesIntegrating Public Education CentersPublic schoolsNon-formal educationCivil societyA presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básicaThe present thesis, connected to the Graduate Program (doctorate) in Sociology, presents as research object of basic public education (EPB) and the integration of civil-religious society organizations (OSC-R) in the National Education System (SNE) in Mozambique. In understanding the existence of several organized civil societies, the integration of CSO-R in public, formal and basic education, as well as the interference of international policies between the years 2000 and 2019, is delimited as an object element. Faced with the three forms considered in the education of Mozambicans: Formal education, Informal/Traditional education and Religious education, this analysis focuses on formal education, from the Liberation Project phase, in 1962, to Law No. 6/1992, revoked by Law No. 18/2018. Mozambique is a constitutionally secular Republic, based on the separation between the State and religious denominations and with non-confessional public education. It starts from the conception that Mozambique is a multicultural, multilingual nation based on religious diversity, despite the integration of the OSC-R in the process of public education. In the national perspective, there is an educational curriculum developed on the basis of generalist principles, with an educational system lacking internal public policies and insignificant appreciation of established educational policies to the detriment of the sociocultural and political context. In view of this, this approach was based on the following problem: How does the Mozambican government guarantee the principles of secularism, provided for in the 1990 Constitution, updated in 2004 and 2018, taking into account the introduction of new educational policies and the integration of OSC-R in the basic formal education? Do UN international policies, specifically UNDP and MDGs, correlate with Mozambican education policies? This is documentary and bibliographical research, based on the Sociology of Religion, the Sociology of Education and emancipatory knowledge, triangulated with data resulting from field research carried out in Mozambique, in the Province of Maputo in the period 2022 and 2023. Multidisciplinary investigation, or interdisciplinary undertaking of the Social Sciences, is indispensable, which enables the construction of innovative knowledge based on the experiences of African, specifically Mozambican, experiences. The research's analytical procedure resulted in the identification of emerging educational policies in the context of the relations established between the secular State, the CSO-R and international agencies, as well as in the understanding of the process that imposes limits and contradictions regarding the principle of secularism constitutional rights and religious diversity in the face of relations between religious organizations and the Mozambican Government, within the scope of public and basic educationLanza, FábioLima, Angela Maria de SousaSantos, José Francisco dosPatrocino, Luis GustavoMuianga, Baltazar SamuelFernando, Ilídio2024-09-09T17:56:38Z2024-09-09T17:56:38Z2023-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17469porCLCH - Departamento de Ciências SociaisPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina215 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T17:56:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-09T17:56:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
Studies of civil-religious societies in Mozambique and their aspects in the field of public education (2000-2019)
title Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
spellingShingle Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
Fernando, Ilídio
Concordata
Educação
Moçambique - Educação básica
Organização da sociedade civilreligiosa
Ciências sociais
Centros Integradores de Educação Pública
Escolas públicas
Educação não-formal
Sociedade civil
Ciências Humanas - Sociologia
Concordat
Education
Mozambique
Civil-religious society organization
Social sciences
Integrating Public Education Centers
Public schools
Non-formal education
Civil society
title_short Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
title_full Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
title_fullStr Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
title_full_unstemmed Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
title_sort Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
author Fernando, Ilídio
author_facet Fernando, Ilídio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanza, Fábio
Lima, Angela Maria de Sousa
Santos, José Francisco dos
Patrocino, Luis Gustavo
Muianga, Baltazar Samuel
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando, Ilídio
dc.subject.por.fl_str_mv Concordata
Educação
Moçambique - Educação básica
Organização da sociedade civilreligiosa
Ciências sociais
Centros Integradores de Educação Pública
Escolas públicas
Educação não-formal
Sociedade civil
Ciências Humanas - Sociologia
Concordat
Education
Mozambique
Civil-religious society organization
Social sciences
Integrating Public Education Centers
Public schools
Non-formal education
Civil society
topic Concordata
Educação
Moçambique - Educação básica
Organização da sociedade civilreligiosa
Ciências sociais
Centros Integradores de Educação Pública
Escolas públicas
Educação não-formal
Sociedade civil
Ciências Humanas - Sociologia
Concordat
Education
Mozambique
Civil-religious society organization
Social sciences
Integrating Public Education Centers
Public schools
Non-formal education
Civil society
description A presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básica
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
2024-09-09T17:56:38Z
2024-09-09T17:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17469
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CLCH - Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
215 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1813264079477800960