Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Mendes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15649
Resumo: Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta com base na teoria de registros de representações semióticas, que possibilita explorar e compreender melhor aspectos importantes da álgebra, a partir da utilização do software Maxima A questão principal da investigação é: O software educacional Maxima é adequado para trabalhar a álgebra do Ensino Médio abordadas a luz de atividades envolvendo registros de representações semióticas? Esta questão é relevante, uma vez que diversas avaliações realizadas por órgãos nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB [7] e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA [19] apontam que existe no Brasil uma considerável defasagem no ensino e aprendizagem de matemática Para tanto, foram utilizados a pesquisa bibliográ?ca e documental de cunho qualitativo, a ?m de mapear as principais di?culdades apresentadas e a partir destas, construir uma sequência de atividades com base na teoria de registros de representações semióticas a ser desenvolvida no software Maxima O ponto de partida são as concepções de: Lins e Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] entre outros E ainda documentos o?ciais como: Parâmetros Curriculares Nacionais[3] [4] e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná [1] Dessa forma espera-se contribuir para o ensino da álgebra e da matemática nas escolas de Ensino Médio da rede pública e privada de forma a promover uma educação de qualidade
id UEL_9d308cce67ebe348166cace8a926e179
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15649
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médioÁlgebra linearMatemáticaSemióticaMatemática (Ensino médio)Estudo e ensinoStudy and teachingAlgebras, LinearMathematicsComputer-assisted instructionMathematics - SemioticsResumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta com base na teoria de registros de representações semióticas, que possibilita explorar e compreender melhor aspectos importantes da álgebra, a partir da utilização do software Maxima A questão principal da investigação é: O software educacional Maxima é adequado para trabalhar a álgebra do Ensino Médio abordadas a luz de atividades envolvendo registros de representações semióticas? Esta questão é relevante, uma vez que diversas avaliações realizadas por órgãos nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB [7] e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA [19] apontam que existe no Brasil uma considerável defasagem no ensino e aprendizagem de matemática Para tanto, foram utilizados a pesquisa bibliográ?ca e documental de cunho qualitativo, a ?m de mapear as principais di?culdades apresentadas e a partir destas, construir uma sequência de atividades com base na teoria de registros de representações semióticas a ser desenvolvida no software Maxima O ponto de partida são as concepções de: Lins e Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] entre outros E ainda documentos o?ciais como: Parâmetros Curriculares Nacionais[3] [4] e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná [1] Dessa forma espera-se contribuir para o ensino da álgebra e da matemática nas escolas de Ensino Médio da rede pública e privada de forma a promover uma educação de qualidadeDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work aims to develop a proposal based on the theory of records of semiotic representations, which allows to explore and better understand important aspects of algebra,usingMaximasoftware Themainresearchquestionis: IsMaximaeducational software suitable for working high school algebra addressed in the light of activities involving records of semiotic representations? This question is relevant because many assessments by national organ such as Basic Education Evaluation System - SAEB [7] and Programme for International Student Assessment - PISA [19], which show that in Brazil there is a large gap in relation to teach and learning of math For this reason it has been used literature, documentary of qualitative nature, in order to map the main dif?culties presented and from the these, build a sequence of activities based on the theory of semiotic representation registers to be developed in the Maxima software The starting point are the concepts of: Lins and Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] among others and still of?cial documents such as National Curriculum Standards [3] [4] and Curriculum Guidelines of Paraná State And this way we hope to contribute to the teach of algebra and math in high schools of public and private in order to promote quality education Santos (29) [2], Kenski (27) [6] among others and still of?cial documents such asNational Curriculum Standards [3] [4] and Curriculum Guidelines of Paraná State And this way we hope to contribute to the teach of algebra and math in high schools of public and private in order to promote quality educationSodré, Ulysses [Orientador]Teixeira, Bruno RodrigoBaldini, Loreni Aparecida FerreiraOliveira, Andrielber da Silva [Coorientador]Silva, Rogério Mendes da2024-05-01T14:53:20Z2024-05-01T14:53:20Z2016.0009.12.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15649porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
title Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
spellingShingle Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
Silva, Rogério Mendes da
Álgebra linear
Matemática
Semiótica
Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Study and teaching
Algebras, Linear
Mathematics
Computer-assisted instruction
Mathematics - Semiotics
title_short Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
title_full Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
title_fullStr Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
title_full_unstemmed Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
title_sort Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médio
author Silva, Rogério Mendes da
author_facet Silva, Rogério Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sodré, Ulysses [Orientador]
Teixeira, Bruno Rodrigo
Baldini, Loreni Aparecida Ferreira
Oliveira, Andrielber da Silva [Coorientador]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra linear
Matemática
Semiótica
Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Study and teaching
Algebras, Linear
Mathematics
Computer-assisted instruction
Mathematics - Semiotics
topic Álgebra linear
Matemática
Semiótica
Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Study and teaching
Algebras, Linear
Mathematics
Computer-assisted instruction
Mathematics - Semiotics
description Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta com base na teoria de registros de representações semióticas, que possibilita explorar e compreender melhor aspectos importantes da álgebra, a partir da utilização do software Maxima A questão principal da investigação é: O software educacional Maxima é adequado para trabalhar a álgebra do Ensino Médio abordadas a luz de atividades envolvendo registros de representações semióticas? Esta questão é relevante, uma vez que diversas avaliações realizadas por órgãos nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB [7] e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA [19] apontam que existe no Brasil uma considerável defasagem no ensino e aprendizagem de matemática Para tanto, foram utilizados a pesquisa bibliográ?ca e documental de cunho qualitativo, a ?m de mapear as principais di?culdades apresentadas e a partir destas, construir uma sequência de atividades com base na teoria de registros de representações semióticas a ser desenvolvida no software Maxima O ponto de partida são as concepções de: Lins e Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] entre outros E ainda documentos o?ciais como: Parâmetros Curriculares Nacionais[3] [4] e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná [1] Dessa forma espera-se contribuir para o ensino da álgebra e da matemática nas escolas de Ensino Médio da rede pública e privada de forma a promover uma educação de qualidade
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.12.2016
2016.00
2024-05-01T14:53:20Z
2024-05-01T14:53:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15649
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261800792064