Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Miréia Aparecida Alves do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14586
Resumo: Resumo: A presente Dissertação toma como ponto de partida as muitas vertentes que vêm sendo seguidas ao longo de séculos de estudos sobre a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare e as muitas possibilidades que ainda se apresentam ao pensarmos na elaboração de uma pesquisa voltada para as temáticas presentes em suas peças A partir daí escolhemos voltar nossa atenção para como se dá a construção de um vilão em sua peça Otelo (164) Para tanto, nossa abordagem se dá através do viés da figuração do Mal presente na peça, onde temos Iago, o alferes que se empenha na aniquilação do general mouro Em sua empreitada, Iago acredita-se preterido em função de Cassio, que assume o posto de tenente e, então, coloca em andamento seu plano de fazer Otelo acreditar que sua esposa Desdêmona o trai com Cassio Na execução de sua trama, Iago emprega táticas de manipulação contra os demais personagens, passando-se por um homem honesto e sem máculas em seu caráter e, em virtude de como ele age, nossa proposta se constitui no estabelecimento de uma aproximação das atitudes do alferes com o maior arquétipo do Mal na cultura cristã: o Diabo Buscamos alicerçar nosso estudo com uma fundamentação teórica que abrangesse um aparato geral da crítica acerca do autor, bem como um levantamento sobre os aspectos das estéticas teatrais grega, medieval e elisabetana e, por fim, considerações sobre a temática do Mal e da figuração do Diabo em textos literários para que, posteriormente, pudéssemos efetivar a análise de modo a buscar elementos na peça teatral que contribuíssem com a ideia de aproximação de Iago com o Diabo Nesse sentido, trabalhamos com os críticos Heliodora (1997) e (214), Bloom (1998), Harrison (s/d), Hugo (2), Honan (21) e Boquet (1989) para elencarmos os aspectos pertinentes conforme a crítica, seguidos de Nietzsche (28) e (211), Bataille (1989), Nogueira (1986), Agostinho (1999), Cousté (1996) e Kelly (28) para a teorização sobre o Mal e a figuração do Diabo, para que, então, efetivássemos nossa análise estabelecendo aproximação com o Diabo através da relação com a teoria apresentada e fragmentos da peça escolhida para análise Como resultado de nosso trabalho podemos constatar que, de fato, Otelo possui elementos significativos no que tange a constituição do vilão sobre a perspectiva do Mal, conforme nossa cultura ocidental cristã, o que é sustentado com trechos da peça, nos quais Iago executa seu plano, o que culmina na aniquilação daqueles que representam o Bem
id UEL_9df881240c515a48ff3c095093f52d04
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14586
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Iago : a figuração do mal em Otelo de William ShakespeareTeatro inglêsHistória e críticaMal na literaturaIago (Personagem fictício)Evil in literatureEnglish dramaHistory and criticismResumo: A presente Dissertação toma como ponto de partida as muitas vertentes que vêm sendo seguidas ao longo de séculos de estudos sobre a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare e as muitas possibilidades que ainda se apresentam ao pensarmos na elaboração de uma pesquisa voltada para as temáticas presentes em suas peças A partir daí escolhemos voltar nossa atenção para como se dá a construção de um vilão em sua peça Otelo (164) Para tanto, nossa abordagem se dá através do viés da figuração do Mal presente na peça, onde temos Iago, o alferes que se empenha na aniquilação do general mouro Em sua empreitada, Iago acredita-se preterido em função de Cassio, que assume o posto de tenente e, então, coloca em andamento seu plano de fazer Otelo acreditar que sua esposa Desdêmona o trai com Cassio Na execução de sua trama, Iago emprega táticas de manipulação contra os demais personagens, passando-se por um homem honesto e sem máculas em seu caráter e, em virtude de como ele age, nossa proposta se constitui no estabelecimento de uma aproximação das atitudes do alferes com o maior arquétipo do Mal na cultura cristã: o Diabo Buscamos alicerçar nosso estudo com uma fundamentação teórica que abrangesse um aparato geral da crítica acerca do autor, bem como um levantamento sobre os aspectos das estéticas teatrais grega, medieval e elisabetana e, por fim, considerações sobre a temática do Mal e da figuração do Diabo em textos literários para que, posteriormente, pudéssemos efetivar a análise de modo a buscar elementos na peça teatral que contribuíssem com a ideia de aproximação de Iago com o Diabo Nesse sentido, trabalhamos com os críticos Heliodora (1997) e (214), Bloom (1998), Harrison (s/d), Hugo (2), Honan (21) e Boquet (1989) para elencarmos os aspectos pertinentes conforme a crítica, seguidos de Nietzsche (28) e (211), Bataille (1989), Nogueira (1986), Agostinho (1999), Cousté (1996) e Kelly (28) para a teorização sobre o Mal e a figuração do Diabo, para que, então, efetivássemos nossa análise estabelecendo aproximação com o Diabo através da relação com a teoria apresentada e fragmentos da peça escolhida para análise Como resultado de nosso trabalho podemos constatar que, de fato, Otelo possui elementos significativos no que tange a constituição do vilão sobre a perspectiva do Mal, conforme nossa cultura ocidental cristã, o que é sustentado com trechos da peça, nos quais Iago executa seu plano, o que culmina na aniquilação daqueles que representam o BemDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This essay takes as its starting point the many strands that have been followed for centuries of studies on the work of English playwright William Shakespeare and the many possibilities that still have to think about the development of a focused search for the themes present in his plays From there we choose to turn our attention to how is building a villain in his play Othello To this end, this approach is through the bias of evil's figuration present in the play, where we have Iago, the ensign that is committed to the annihilation of the Moorish general In his endeavor, Iago is believed passed over for Cassio's benefit, who assumes the rank of lieutenant and then puts his plan in progress to make Othello believes that his wife Desdemona betrays him with Cassio In the execution of his plot, Iago uses manipulative tactics against the other characters, disguised as an honest and untainted man in his character and, because of how he acts, our proposal is to establish an approximation of the ensign's actions with the greatest archetype of evil in the Christian culture: the Devil We seek to consolidate our study with a theoretical basement that covering a general apparatus of criticism about the author, as well as a survey of the aspects of theatrical aesthetic Greek, medieval, Elizabethan and, finally, considerations about theme of evil and the devil's figuration in literary texts for later, we could effective the analysis in order to find elements in the play that contributed to the idea of approaching Iago with the Devil This way, we used the represents of criticism Heliodora (1997) an (214), Bloom (1998), Harrison (s/d), Hugo (2), Honan (21) e Boquet (1989) to show the relevant aspects according to them, and in the second moment we have Nietzsche (28) and (211), Bataille (1989), Nogueira (1986), Agostinho (1999), Cousté (1996) e Kelly (28) to theorization about Evil and the Devil’s figuration, so, we will be able to actualize our analyses establishing some approuche with the Devil through the relationship with theory presented and fragments of the chosen play As result of our dissertation we can realize that, indeed, Othello has relevant elements in reference of the constitution of the villain about the prospect of the Evil, according our Christian western culture, which is sustained with parts of the play, in which Iago executes his plan, which culminates in the annihillation of those who represents the GoodSantos, Adilson dos [Orientador]Ferreira, Claudia CristinaPascolati, Sonia Aparecida VidoVale, Miréia Aparecida Alves do2024-05-01T14:33:14Z2024-05-01T14:33:14Z2016.0028.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14586porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
title Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
spellingShingle Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
Vale, Miréia Aparecida Alves do
Teatro inglês
História e crítica
Mal na literatura
Iago (Personagem fictício)
Evil in literature
English drama
History and criticism
title_short Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
title_full Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
title_fullStr Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
title_full_unstemmed Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
title_sort Iago : a figuração do mal em Otelo de William Shakespeare
author Vale, Miréia Aparecida Alves do
author_facet Vale, Miréia Aparecida Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Adilson dos [Orientador]
Ferreira, Claudia Cristina
Pascolati, Sonia Aparecida Vido
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Miréia Aparecida Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro inglês
História e crítica
Mal na literatura
Iago (Personagem fictício)
Evil in literature
English drama
History and criticism
topic Teatro inglês
História e crítica
Mal na literatura
Iago (Personagem fictício)
Evil in literature
English drama
History and criticism
description Resumo: A presente Dissertação toma como ponto de partida as muitas vertentes que vêm sendo seguidas ao longo de séculos de estudos sobre a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare e as muitas possibilidades que ainda se apresentam ao pensarmos na elaboração de uma pesquisa voltada para as temáticas presentes em suas peças A partir daí escolhemos voltar nossa atenção para como se dá a construção de um vilão em sua peça Otelo (164) Para tanto, nossa abordagem se dá através do viés da figuração do Mal presente na peça, onde temos Iago, o alferes que se empenha na aniquilação do general mouro Em sua empreitada, Iago acredita-se preterido em função de Cassio, que assume o posto de tenente e, então, coloca em andamento seu plano de fazer Otelo acreditar que sua esposa Desdêmona o trai com Cassio Na execução de sua trama, Iago emprega táticas de manipulação contra os demais personagens, passando-se por um homem honesto e sem máculas em seu caráter e, em virtude de como ele age, nossa proposta se constitui no estabelecimento de uma aproximação das atitudes do alferes com o maior arquétipo do Mal na cultura cristã: o Diabo Buscamos alicerçar nosso estudo com uma fundamentação teórica que abrangesse um aparato geral da crítica acerca do autor, bem como um levantamento sobre os aspectos das estéticas teatrais grega, medieval e elisabetana e, por fim, considerações sobre a temática do Mal e da figuração do Diabo em textos literários para que, posteriormente, pudéssemos efetivar a análise de modo a buscar elementos na peça teatral que contribuíssem com a ideia de aproximação de Iago com o Diabo Nesse sentido, trabalhamos com os críticos Heliodora (1997) e (214), Bloom (1998), Harrison (s/d), Hugo (2), Honan (21) e Boquet (1989) para elencarmos os aspectos pertinentes conforme a crítica, seguidos de Nietzsche (28) e (211), Bataille (1989), Nogueira (1986), Agostinho (1999), Cousté (1996) e Kelly (28) para a teorização sobre o Mal e a figuração do Diabo, para que, então, efetivássemos nossa análise estabelecendo aproximação com o Diabo através da relação com a teoria apresentada e fragmentos da peça escolhida para análise Como resultado de nosso trabalho podemos constatar que, de fato, Otelo possui elementos significativos no que tange a constituição do vilão sobre a perspectiva do Mal, conforme nossa cultura ocidental cristã, o que é sustentado com trechos da peça, nos quais Iago executa seu plano, o que culmina na aniquilação daqueles que representam o Bem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:33:14Z
2024-05-01T14:33:14Z
28.04.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14586
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823266490023936