Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Walace Soares de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818
Resumo: Resumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosófica
id UEL_a356cfbc4befa83731ef891e98dc2583
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10818
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadaniaEducaçãoFilosofiaCidadaniaEducaçãoEducação políticaPhilosophyCitizenshipEducational policyEducationResumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosóficaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The issue of citizenships is contemporary discussion, which reflects not only philosophical, historical and social concepts, but it also relates the problematic of the ontological relationships with the structure of the human society It goes from the first human society organizations, originated from the occidental one and based on the greek-roman heritage, with its concept of politics, citizenship and State, going though the rescue and transformation of the French Revolution with the revival of new types of citizenships an the State itself, until its last rebuilding after the World War II, based on the hope of a new human society, terrified at the consequences of the atomic bombs in Hiroshima e Nagasaki and the transformation of the world in a new kind of war: The Cold War between the USA and URSS The changes in the world reedited the citizenships along history In order to garantee a debate about what citizenship is, haw it is built and what is it importance in the present world, we have to discuss the role of education in the construction Therefore, going deep inside the issue, we chose to discuss the influence of philosophical education along with citizenship We realize then there is no way to define such a complex issue as citizenship, but in its construction, different types of citizenships are associated in the attempt of only one human expression This process definitely confirms itself when it is present inside the process of dialogue action, confronting the realities and differences among us in a continuous movement of education Therefore, one of the routes to the building of citizenship is taken from the philosophical educationHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Souza, Sonia Maria Ribeiro deZancanaro, LourençoOliveira, Walace Soares de2024-05-01T12:50:02Z2024-05-01T12:50:02Z2007.0026.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
title Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
spellingShingle Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
Oliveira, Walace Soares de
Educação
Filosofia
Cidadania
Educação
Educação política
Philosophy
Citizenship
Educational policy
Education
title_short Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
title_full Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
title_fullStr Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
title_full_unstemmed Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
title_sort Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
author Oliveira, Walace Soares de
author_facet Oliveira, Walace Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]
Souza, Sonia Maria Ribeiro de
Zancanaro, Lourenço
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Walace Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Cidadania
Educação
Educação política
Philosophy
Citizenship
Educational policy
Education
topic Educação
Filosofia
Cidadania
Educação
Educação política
Philosophy
Citizenship
Educational policy
Education
description Resumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosófica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2024-05-01T12:50:02Z
2024-05-01T12:50:02Z
26.03.2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823266303377408