Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818 |
Resumo: | Resumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosófica |
id |
UEL_a356cfbc4befa83731ef891e98dc2583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10818 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadaniaEducaçãoFilosofiaCidadaniaEducaçãoEducação políticaPhilosophyCitizenshipEducational policyEducationResumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosóficaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The issue of citizenships is contemporary discussion, which reflects not only philosophical, historical and social concepts, but it also relates the problematic of the ontological relationships with the structure of the human society It goes from the first human society organizations, originated from the occidental one and based on the greek-roman heritage, with its concept of politics, citizenship and State, going though the rescue and transformation of the French Revolution with the revival of new types of citizenships an the State itself, until its last rebuilding after the World War II, based on the hope of a new human society, terrified at the consequences of the atomic bombs in Hiroshima e Nagasaki and the transformation of the world in a new kind of war: The Cold War between the USA and URSS The changes in the world reedited the citizenships along history In order to garantee a debate about what citizenship is, haw it is built and what is it importance in the present world, we have to discuss the role of education in the construction Therefore, going deep inside the issue, we chose to discuss the influence of philosophical education along with citizenship We realize then there is no way to define such a complex issue as citizenship, but in its construction, different types of citizenships are associated in the attempt of only one human expression This process definitely confirms itself when it is present inside the process of dialogue action, confronting the realities and differences among us in a continuous movement of education Therefore, one of the routes to the building of citizenship is taken from the philosophical educationHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Souza, Sonia Maria Ribeiro deZancanaro, LourençoOliveira, Walace Soares de2024-05-01T12:50:02Z2024-05-01T12:50:02Z2007.0026.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
title |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
spellingShingle |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania Oliveira, Walace Soares de Educação Filosofia Cidadania Educação Educação política Philosophy Citizenship Educational policy Education |
title_short |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
title_full |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
title_fullStr |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
title_full_unstemmed |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
title_sort |
Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania |
author |
Oliveira, Walace Soares de |
author_facet |
Oliveira, Walace Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] Souza, Sonia Maria Ribeiro de Zancanaro, Lourenço |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Walace Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Cidadania Educação Educação política Philosophy Citizenship Educational policy Education |
topic |
Educação Filosofia Cidadania Educação Educação política Philosophy Citizenship Educational policy Education |
description |
Resumo: A questão da cidadania é uma discussão contemporânea, que reflete não só conceitos filosóficos, históricos e sociais, ela também aborda a problemática da relação ontológica com a estrutura da sociedade humana Desde as primeiras organizações sociais humanas, advindo da cultura ocidental baseada na herança greco-romana, com seu conceito de política, cidadania e Estado, passando pelo resgate e transformação da Revolução Francesa e com o ressurgimento de novas feições da cidadania e do próprio Estado, até a sua última reconstituição após a II Guerra Mundial, balizada na esperança de uma nova humanidade, aterrorizada pelos rumos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki e o alinhamento do mundo num novo tipo de guerra: a Guerra Fria, entre EUA e URSS As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? Devemos debater o papel da educação nessa construção Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto a cidadania E percebemos que não há como definir algo tão complexo quanto a cidadania, mas, que na sua construção, diferentes tipos de cidadania se associam na tentativa de uma só expressão humana E esse processo realmente se confirma quando presente dentro do processo da ação dialógica, confrontando as realidades e diferenças entre nós num movimento contínuo de educação Assim, um dos caminhos para a construção da cidadania se dá pela educação filosófica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007.00 2024-05-01T12:50:02Z 2024-05-01T12:50:02Z 26.03.2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823266303377408 |