Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaccari, Thaís Gaffo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16412
Resumo: Resumo: A Dissertação apresentada tem como objetivo analisar a perspectiva dos alunos de oitavo ano do ensino fundamental II de dois colégios estaduais de Rolândia- PR acerca do tema socioambiental por meio do mapa mental, discutindo assim, a importância do mapa mental em sala de aula, entender o conhecimento prévio dos alunos acerca do estudo socioambiental e apontar se houve a construção do conhecimento por meio dos resultados alcançados Em primeiro momento da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema a ser desenvolvido, para que se tenha entendimento teórico do assunto Durante o levantamento bibliográfico, foram realizadas visitas nos colégios objetivando conhecer os professores que autorizaram a aplicação das oficinas e dialogar com os mesmos, bem como para explicar o trabalho que em termos de aplicação em cada etapa o que seria realizado e como seria aplicado, deixando evidente os procedimentos de cada etapa Com o consentimento dos professores, foram iniciadas as oficinas com os alunos, primeiro no Colégio Estadual Souza Naves, e em seguida, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva Ao termino das oficinas, foi possível descrever o seu andamento e também analisar os mapas mentais que foram produzidos pelos alunos/as podendo assim discutir os resultados alcançados Foi verificado que os alunos ainda possuem um pensamento de ambiente longe do ser humano e não se sentem pertencentes ao mesmo, podendo assim concluir, que não haverá cuidados com o ambiente enquanto não houver pertencimento ao ambiente Ao final da pesquisa, pode-se verificar por meio dos mapas mentais que houve a construção do conhecimento por parte dos alunos
id UEL_a58efc686b2d6924b694b60d3977aa83
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16412
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PRGeografiaEducação ambientalMapas mentaisGeographyStudy and teaching - EnvironmentEnvironmental educationMental mapsResumo: A Dissertação apresentada tem como objetivo analisar a perspectiva dos alunos de oitavo ano do ensino fundamental II de dois colégios estaduais de Rolândia- PR acerca do tema socioambiental por meio do mapa mental, discutindo assim, a importância do mapa mental em sala de aula, entender o conhecimento prévio dos alunos acerca do estudo socioambiental e apontar se houve a construção do conhecimento por meio dos resultados alcançados Em primeiro momento da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema a ser desenvolvido, para que se tenha entendimento teórico do assunto Durante o levantamento bibliográfico, foram realizadas visitas nos colégios objetivando conhecer os professores que autorizaram a aplicação das oficinas e dialogar com os mesmos, bem como para explicar o trabalho que em termos de aplicação em cada etapa o que seria realizado e como seria aplicado, deixando evidente os procedimentos de cada etapa Com o consentimento dos professores, foram iniciadas as oficinas com os alunos, primeiro no Colégio Estadual Souza Naves, e em seguida, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva Ao termino das oficinas, foi possível descrever o seu andamento e também analisar os mapas mentais que foram produzidos pelos alunos/as podendo assim discutir os resultados alcançados Foi verificado que os alunos ainda possuem um pensamento de ambiente longe do ser humano e não se sentem pertencentes ao mesmo, podendo assim concluir, que não haverá cuidados com o ambiente enquanto não houver pertencimento ao ambiente Ao final da pesquisa, pode-se verificar por meio dos mapas mentais que houve a construção do conhecimento por parte dos alunosDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The dissertation presents as main objective analyses the perspective of the students in the eighth grade of two state school in Rolândia - PR concerning the Socialenviormental theme through the mind map Discussing like this, the importance of the mind map in class, Understand the prior knowledge of the students about the Socialenviormental study and point if there were construction of knowledge by the results achieved In the first moment of the research, was held a bibliographic survey according to the theme being developed, to have the theoretical understanding of the subject During the bibliographic survey, there were realized visits in schools with the objective of meeting teachers that autorize the aplication of workshops and dialog with them, as well as explain the research as how it would be applied in each step and what would be accomplished, leaving evident the procedures of phase With the consente of the teachers, workshos were starded with students, first in “Colégio Estadual Souza Naves”, subsequently, in “Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva” By the end of the workshops, it was possible to describe the progress and analyze the mind maps that were composed by students, with that, it was able to discuss the results that were achieved It was verified that students still have thought of environment far from human being and do not fell associated to it, concluding that, there will be no care for the environment while they feel that they belong to it At the end of the research, we can see through the mind maps that there was construction of knowledge by the studentsTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Veiga, Léia AparecidaBarbosa, Andrea HaddadBoas, Marquiana de Freitas VilasVaccari, Thaís Gaffo2024-05-01T15:07:36Z2024-05-01T15:07:36Z2018.0012.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16412porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:37:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
title Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
spellingShingle Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
Vaccari, Thaís Gaffo
Geografia
Educação ambiental
Mapas mentais
Geography
Study and teaching - Environment
Environmental education
Mental maps
title_short Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
title_full Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
title_fullStr Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
title_full_unstemmed Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
title_sort Produção de mapas mentais voltados para a educação socioambiental em dois colégios públicos de Rolândia- PR
author Vaccari, Thaís Gaffo
author_facet Vaccari, Thaís Gaffo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]
Veiga, Léia Aparecida
Barbosa, Andrea Haddad
Boas, Marquiana de Freitas Vilas
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaccari, Thaís Gaffo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação ambiental
Mapas mentais
Geography
Study and teaching - Environment
Environmental education
Mental maps
topic Geografia
Educação ambiental
Mapas mentais
Geography
Study and teaching - Environment
Environmental education
Mental maps
description Resumo: A Dissertação apresentada tem como objetivo analisar a perspectiva dos alunos de oitavo ano do ensino fundamental II de dois colégios estaduais de Rolândia- PR acerca do tema socioambiental por meio do mapa mental, discutindo assim, a importância do mapa mental em sala de aula, entender o conhecimento prévio dos alunos acerca do estudo socioambiental e apontar se houve a construção do conhecimento por meio dos resultados alcançados Em primeiro momento da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema a ser desenvolvido, para que se tenha entendimento teórico do assunto Durante o levantamento bibliográfico, foram realizadas visitas nos colégios objetivando conhecer os professores que autorizaram a aplicação das oficinas e dialogar com os mesmos, bem como para explicar o trabalho que em termos de aplicação em cada etapa o que seria realizado e como seria aplicado, deixando evidente os procedimentos de cada etapa Com o consentimento dos professores, foram iniciadas as oficinas com os alunos, primeiro no Colégio Estadual Souza Naves, e em seguida, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva Ao termino das oficinas, foi possível descrever o seu andamento e também analisar os mapas mentais que foram produzidos pelos alunos/as podendo assim discutir os resultados alcançados Foi verificado que os alunos ainda possuem um pensamento de ambiente longe do ser humano e não se sentem pertencentes ao mesmo, podendo assim concluir, que não haverá cuidados com o ambiente enquanto não houver pertencimento ao ambiente Ao final da pesquisa, pode-se verificar por meio dos mapas mentais que houve a construção do conhecimento por parte dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.05.2018
2018.00
2024-05-01T15:07:36Z
2024-05-01T15:07:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16412
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654557791682560