Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Denis [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/105074
Resumo: A Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que...
id UNSP_cc94380e603ed9ad5954436b874c1b03
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/105074
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino MédioGeografiaMapas mentaisRaciocínio geográficoTeaching of GeographyGeographic ReasoningCartographic LanguageMental MapsA Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que...Basic Education is responsible for the school training of an individual for at least eleven years. Throughout this process, the student has contact with the scientific knowledge coming from various subjects which are part of the school curriculum. Each of these subjects has their objectives and contributions to the student learning which help them understand the contexts which influence in the organization of the reality, whether from the perspective of social, cultural, political, natural-environmental, etc. Among these subjects, we highlight the presence of geography as knowledge necessary for the intellectual training of the individual. This science has the responsibility to develop a spatial reading of the many contexts that influence the production of society, a fact... (Complete abstract click electronic access below)PROPGUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Richter, Denis [UNESP]2014-06-11T19:33:35Z2014-06-11T19:33:35Z2010-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis335 f. : il, + 1 DVDapplication/pdfRICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/105074000628006richter_d_dr_prud.pdf33004129042P3573153082293291620937659798509810000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:26:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:22.988999Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
title Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
spellingShingle Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
Richter, Denis [UNESP]
Geografia
Mapas mentais
Raciocínio geográfico
Teaching of Geography
Geographic Reasoning
Cartographic Language
Mental Maps
title_short Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
title_full Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
title_fullStr Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
title_sort Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
author Richter, Denis [UNESP]
author_facet Richter, Denis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Denis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Mapas mentais
Raciocínio geográfico
Teaching of Geography
Geographic Reasoning
Cartographic Language
Mental Maps
topic Geografia
Mapas mentais
Raciocínio geográfico
Teaching of Geography
Geographic Reasoning
Cartographic Language
Mental Maps
description A Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-02
2014-06-11T19:33:35Z
2014-06-11T19:33:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/105074
000628006
richter_d_dr_prud.pdf
33004129042P3
5731530822932916
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
identifier_str_mv RICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000628006
richter_d_dr_prud.pdf
33004129042P3
5731530822932916
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
url http://hdl.handle.net/11449/105074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 335 f. : il, + 1 DVD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128902618415104