Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/105074 |
Resumo: | A Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que... |
id |
UNSP_cc94380e603ed9ad5954436b874c1b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/105074 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino MédioGeografiaMapas mentaisRaciocínio geográficoTeaching of GeographyGeographic ReasoningCartographic LanguageMental MapsA Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que...Basic Education is responsible for the school training of an individual for at least eleven years. Throughout this process, the student has contact with the scientific knowledge coming from various subjects which are part of the school curriculum. Each of these subjects has their objectives and contributions to the student learning which help them understand the contexts which influence in the organization of the reality, whether from the perspective of social, cultural, political, natural-environmental, etc. Among these subjects, we highlight the presence of geography as knowledge necessary for the intellectual training of the individual. This science has the responsibility to develop a spatial reading of the many contexts that influence the production of society, a fact... (Complete abstract click electronic access below)PROPGUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Richter, Denis [UNESP]2014-06-11T19:33:35Z2014-06-11T19:33:35Z2010-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis335 f. : il, + 1 DVDapplication/pdfRICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/105074000628006richter_d_dr_prud.pdf33004129042P3573153082293291620937659798509810000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:26:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:22.988999Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
title |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio Richter, Denis [UNESP] Geografia Mapas mentais Raciocínio geográfico Teaching of Geography Geographic Reasoning Cartographic Language Mental Maps |
title_short |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
title_full |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
title_sort |
Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio |
author |
Richter, Denis [UNESP] |
author_facet |
Richter, Denis [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP] Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richter, Denis [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Mapas mentais Raciocínio geográfico Teaching of Geography Geographic Reasoning Cartographic Language Mental Maps |
topic |
Geografia Mapas mentais Raciocínio geográfico Teaching of Geography Geographic Reasoning Cartographic Language Mental Maps |
description |
A Educação Básica é responsável pela formação escolar do indivíduo durante onze anos, no mínimo. Ao longo desse processo, o estudante tem contato com o conhecimento científico provindo das diversas disciplinas que fazem parte do currículo da escola. Cada uma dessas disciplinas possui seus objetivos e contribuições para a aprendizagem do aluno e que o ajudam a compreender os contextos que interferem na organização da realidade, seja na perspectiva das relações sociais, culturais, políticas, ambientais-naturais etc. Dentre essas disciplinas, destacamos a presença da Geografia como conhecimento necessário para a formação intelectual do indivíduo. Essa ciência tem a responsabilidade de desenvolver uma leitura espacial dos inúmeros contextos que interferem na produção da sociedade, fato que caracteriza a própria Geografia e, portanto, a diferencia das demais áreas do saber. Nesse sentido, um estudante que teve contato com o conhecimento específico da Geografia, durante a Educação Básica, deve ser capaz de interpretar os elementos do cotidiano, da realidade, sob a perspectiva espacial - o que... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-02 2014-06-11T19:33:35Z 2014-06-11T19:33:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/105074 000628006 richter_d_dr_prud.pdf 33004129042P3 5731530822932916 2093765979850981 0000-0001-6584-3656 |
identifier_str_mv |
RICHTER, Denis. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. 000628006 richter_d_dr_prud.pdf 33004129042P3 5731530822932916 2093765979850981 0000-0001-6584-3656 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/105074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
335 f. : il, + 1 DVD application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128902618415104 |