Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de licenciatura em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ronan Santana dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16899
Resumo: Resumo: Esta tese, desenvolvida numa perspectiva qualitativa, tem como objeto de estudo as ações do professor em sala de aula (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 211), levando em consideração os pressupostos teóricos da relação docente com o saber, a ação social e o desenvolvimento profissional do docente A pesquisa foi construída tendo como objetivo central descrever e analisar as ações docentes em sala de aula de professores que atuam em um curso de licenciatura em química, com o propósito de responder às seguintes questões de pesquisa: o que o professor faz, de fato, em sala de aula e quais categorias poderiam descrever suas ações? As ações executadas pelos professores diferem em função do conteúdo que ministram? Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo de aulas (cada aula com três horas de duração, isto é, quatro horas/aulas) de três docentes de disciplinas distintas, denominados de P1, P2 e P3 Da professora P1 foram gravadas três aulas; da P2, quatro aulas, e do P3, cinco aulas De cada um deles selecionamos uma aula para realizarmos a análise Assim, o corpus foi constituído pelas transcrições das três aulas, com um total de doze horas A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 27), percorrendo suas quatro etapas: unitarização, categorização e o metatexto fechando o ciclo de análise, promovendo o processo de auto-organização As categorias de análise, compreendidas como categorias de ação, foram organizadas como: macroações, ações e microações As macroações são os momentos mais amplos da aula e, na aula de P1, totalizaram duas: discute e ensina; de P2 foram três: espera, ensina e discute; e de P3 também somaram três: retoma, ensina e demonstra As ações são, de fato, o que o professor executa em sala de aula, expressos em verbos escritos na terceira pessoa do presente do indicativo Nas três aulas analisadas emergiram ao todo 33 categorias (verbos) de ação As microações, interligadas às categorias de ação e expressas em excertos extraídos das falas dos professores, são atitudes dos professores em sala de aula, seus movimentos e suas interlocuções realizadas com os alunos A segunda questão de pesquisa foi respondida no Capítulo 6, chegando à conclusão de que sim, que o conteúdo tem uma influência nas ações executadas pelo professor em sala de aula Para a aula analisada da professora P1, cuja disciplina foi Química Orgânica II e o conteúdo ensinado foi alcenos, emergiram 9 categorias de ação; para a aula da professora P2, cuja disciplina foi Estágio Curricular I e o conteúdo ensinado foi formação de professores, emergiram 21 verbos de ação e para a aula analisada do professor P3, cuja disciplina foi Física Geral e o conteúdo desenvolvido foi vetores, foram 15 categorias de ação Das 33 categorias de ação emergentes nas aulas dos três professores, 25 aconteceram com exclusividade em cada uma das três aulas, evidenciando um aspecto particular de cada docente de conduzir suas aulas que foram gravadas e analisadas
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Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo de aulas (cada aula com três horas de duração, isto é, quatro horas/aulas) de três docentes de disciplinas distintas, denominados de P1, P2 e P3 Da professora P1 foram gravadas três aulas; da P2, quatro aulas, e do P3, cinco aulas De cada um deles selecionamos uma aula para realizarmos a análise Assim, o corpus foi constituído pelas transcrições das três aulas, com um total de doze horas A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 27), percorrendo suas quatro etapas: unitarização, categorização e o metatexto fechando o ciclo de análise, promovendo o processo de auto-organização As categorias de análise, compreendidas como categorias de ação, foram organizadas como: macroações, ações e microações As macroações são os momentos mais amplos da aula e, na aula de P1, totalizaram duas: discute e ensina; de P2 foram três: espera, ensina e discute; e de P3 também somaram três: retoma, ensina e demonstra As ações são, de fato, o que o professor executa em sala de aula, expressos em verbos escritos na terceira pessoa do presente do indicativo Nas três aulas analisadas emergiram ao todo 33 categorias (verbos) de ação As microações, interligadas às categorias de ação e expressas em excertos extraídos das falas dos professores, são atitudes dos professores em sala de aula, seus movimentos e suas interlocuções realizadas com os alunos A segunda questão de pesquisa foi respondida no Capítulo 6, chegando à conclusão de que sim, que o conteúdo tem uma influência nas ações executadas pelo professor em sala de aula Para a aula analisada da professora P1, cuja disciplina foi Química Orgânica II e o conteúdo ensinado foi alcenos, emergiram 9 categorias de ação; para a aula da professora P2, cuja disciplina foi Estágio Curricular I e o conteúdo ensinado foi formação de professores, emergiram 21 verbos de ação e para a aula analisada do professor P3, cuja disciplina foi Física Geral e o conteúdo desenvolvido foi vetores, foram 15 categorias de ação Das 33 categorias de ação emergentes nas aulas dos três professores, 25 aconteceram com exclusividade em cada uma das três aulas, evidenciando um aspecto particular de cada docente de conduzir suas aulas que foram gravadas e analisadasTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis, developed in a qualitative perspective, has as object of study the actions of the teacher in the classroom (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 211), taking into account the theoretical presuppositions of the teacher relationship with knowledge, social action and development of the teacher The research was carried out with the main purpose of describing and analyzing the teaching actions in the classroom of teachers who work in a degree course in chemistry, with the purpose of answering the following research questions: what the teacher does, in fact, in the classroom and what categories could describe your actions? Do the actions performed by the teachers differ according to the discipline they teach? The data were collected by means of audio and video recordings of three teachers of different areas, called P1, P2 and P3, each class lasting three hours (ie four hours / classes) From teacher P1 three classes were recorded; of P2, four classes, and P3, five classes From each of them we selected a class to carry out the analysis Thus, the corpus was constituted by the transcriptions of the three classes, with a total of twelve hours The methodology used to analyze the data was the Discursive Textual Analysis (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 27), through its four stages: unitarization, categorization and the metatext closing the analysis cycle, promoting the process of self-organization The categories of analysis, understood as action categories, were organized as: macro actions, actions, and micro actions The macro actions are the broadest moment of the class and, in the class of P1, totaled two: discusses and teaches; of P2 were three: wait, teach and discuss; and P3 also added three: resume, teach and demonstrate Actions are, in fact, what the teacher performs in the classroom, expressed in verbs written in the third person present indicative In the three classes analyzed 33 categories (verbs) of action emerged Micro actions, interlinked to action categories and expressed in excerpts extracted from teachers' statements, are attitudes of teachers in the classroom, their movements and their interlocutions with students The second research question was answered in Chapter 6, concluding that yes, that the discipline has an influence on the actions performed by the teacher in the classroom For the analyzed class of teacher P1, whose subject is Organic Chemistry II, emerged 9 categories of action; for teacher P2, whose subject is Supervised Internship I, 21 action verbs emerged, and for teacher P3's class, whose subject is General Physics, there were 15 action categories Of the 33 action categories that emerged in the three teachers' classes, 25 occurred exclusively in each of the three classes, highlighting a particular aspect of each teacher conducting their recorded and analyzed classesPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Lima, João Paulo CamargoMendes, Marcele TavaresBroietti, Fabiele Cristiane DiasArruda, Sergio de MelloSantos, Ronan Santana dos2024-05-01T15:16:28Z2024-05-01T15:16:28Z2019.0005.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16899porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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