Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em química no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assai, Natany Dayani de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8823
Resumo: Resumo: Esta tese apresenta o estudo das conexões entre as ações de planejadas e as ações executadas por licenciandos em Química na disciplina de Estágio Supervisionado As questões que nortearam essa investigação foram: Quais as ações planejadas pelos licenciandos em aulas de Química? Quais são as ações executadas pelos licenciandos em aulas de Química? Quais as conexões entre o planejamento das regências e as ações realizadas pelos estudantes no desenvolvimento das aulas na disciplina de Estágio Supervisionado? Os dados coletados consistem no acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e documentos produzidos na disciplina Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos da Análise Textual Discursiva Buscamos com essa investigação utilizar um movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações inicialmente pretendidas Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao detalhamento dos verbos de ação A caracterização das ações pretendidas evidenciou um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase planejamento A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado, tais como consultar, cronometrar e conversar Nesse sentido, para cada aula encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas Diante disso, apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz Além disso, ao articular as ações planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas, mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas Esses resultados evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades associadas ao trabalho docenteLogo, reiteramos a importância de categorizar as ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos licenciandos e a sua formação profssional
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Os dados coletados consistem no acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e documentos produzidos na disciplina Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos da Análise Textual Discursiva Buscamos com essa investigação utilizar um movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações inicialmente pretendidas Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao detalhamento dos verbos de ação A caracterização das ações pretendidas evidenciou um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase planejamento A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado, tais como consultar, cronometrar e conversar Nesse sentido, para cada aula encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas Diante disso, apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz Além disso, ao articular as ações planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas, mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas Esses resultados evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades associadas ao trabalho docenteLogo, reiteramos a importância de categorizar as ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos licenciandos e a sua formação profssionalTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents the study of the connections between the planned actions and the actions performed by Chemistry pre-service teachers in the Discipline of Supervised Internship The questions that guided this investigation were: What actions are planned by undergraduates in chemistry classes? What are the actions performed by undergraduates in chemistry classes? What are the connections between conducting planning and the actions taken by students in the development of classes in the Supervised Internship discipline?The data collected consist in the monitoring of a pair of through video recordings of the regency, audio recordings of the orientations with teacher trainer and the documents produced in the discipline of Internship The data were analyzed in the the assumptions of Discursive Textual Analysis We seek with this investigation to use an inverse movement, starting from what graduates/teachers in training actually do, characterizing their actions performed, contrasting with what the actions initially intendedFrom this movement, we find three levels of actions: the macroactions, the actions themselves; and the microations, corresponding to the detail of the action verbs The characterization of the desired actions showed a small group of priority actions predicted by the graduates in the planning phase The characterization of the actions performed showed that the strategies used modify the set of characteristic actions for each class In addition, characteristic actions emerged from the context of Supervised Internship, such as consulting, timing, talking For each class we find a set of actions consisting of a group of common actions, actions of the Stage context and actions related to the strategies used Therefore, we present a set of actions for three blocks of Chemistry classes: exposititive with the demonstration of everyday materials; expostitive with experimental activity and case study and expository with playful quiz game Moreover, by articulating planned actions with those performed, we observe that the base of intended actions remains when performed in the classroom, and unfold into a larger set of actions and microactions, with the emergence of other unforeseen actions, but usually made possible by the intended actions These results show an increase in the set of actions practiced by pre-service teachers, a variation of actions and an incorporation of actions in an autonomous and recurrent manner throughout the rules, as well as the development of skills and abilities related to teaching work Therefore, we reiterate the importance of categorize the actions of pre-service teachers in Chemistry class, resulting in a set of actions not yet used in other research, and also discussing the importance of this curriculum component (Internship) for the understanding or formative monitoring of graduates and their professional trainingArruda, Sergio de Mello [Orientador]Portugal, Khalil OliveiraFreire, Leila Inês FollmannBroietti, Fabiele Cristiane DiasPassos, Marinez MeneghelloAssai, Natany Dayani de Souza2024-05-01T11:40:40Z2024-05-01T11:40:40Z2019.0016.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8823porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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