A mídia impressa nas aulas de língua portuguesa : uma proposta com a capa da revista Veja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12415 |
Resumo: | Resumo: Os textos midiáticos ocupam um espaço privilegiado de formação e informação na sociedade atual e cabe ao professor de Língua Portuguesa promover análise com discussão aprofundada sobre os processos de produção, distribuição e recepção desses textos Tendo em vista que há uma carência desse trabalho nas atuais aulas de Língua Portuguesa e que tal metodologia mostra-se relevante para a construção da criticidade dos alunos, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o texto midiático impresso, mais precisamente a capa de revista, que é um gênero pouco, ou quase nada difundido nas aulas de leitura Pretendemos discutir como a capa pode contribuir para as aulas de Língua Portuguesa, com base na teoria da semiótica francesa desenvolvida por Greimas, pois acreditamos que essa teoria nos fornece subsídios não só para compreender o sentido de um texto, mas também para desvendar como esse sentido foi produzido Identificaremos marcas linguísticas e não- linguísticas que revelam o “sentido” veiculado em três capas da revista Veja e proporemos uma sequência didática, já que queremos demonstrar como é possível o uso desse texto na sala de aula, não apenas como recurso ou apoio didático, mas também como uma das linguagens envolvidas no desenvolvimento da postura/ reflexão crítica a que queremos levar nossos alunos |
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A mídia impressa nas aulas de língua portuguesa : uma proposta com a capa da revista VejaLíngua portuguesaEstudo e ensinoGêneros textuaisLeituraMídia impressaPortuguese language - Composition and exercisesPortuguese language - Study and teachingTextual genresReading - Printed mediaSemioticsResumo: Os textos midiáticos ocupam um espaço privilegiado de formação e informação na sociedade atual e cabe ao professor de Língua Portuguesa promover análise com discussão aprofundada sobre os processos de produção, distribuição e recepção desses textos Tendo em vista que há uma carência desse trabalho nas atuais aulas de Língua Portuguesa e que tal metodologia mostra-se relevante para a construção da criticidade dos alunos, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o texto midiático impresso, mais precisamente a capa de revista, que é um gênero pouco, ou quase nada difundido nas aulas de leitura Pretendemos discutir como a capa pode contribuir para as aulas de Língua Portuguesa, com base na teoria da semiótica francesa desenvolvida por Greimas, pois acreditamos que essa teoria nos fornece subsídios não só para compreender o sentido de um texto, mas também para desvendar como esse sentido foi produzido Identificaremos marcas linguísticas e não- linguísticas que revelam o “sentido” veiculado em três capas da revista Veja e proporemos uma sequência didática, já que queremos demonstrar como é possível o uso desse texto na sala de aula, não apenas como recurso ou apoio didático, mas também como uma das linguagens envolvidas no desenvolvimento da postura/ reflexão crítica a que queremos levar nossos alunosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Media texts occupy a privileged space for training and information in today's society and we understand that it is the teacher of Portuguese role to promote analysis with in-depth discussion about the processes of production, distribution and reception of these texts Given that there is a lack of this type of work in the Portuguese Language classes and that such methodology is relevant to the construction of the criticality of the students, the aim of this paper is to reflect on the printed media text, more specifically the cover of magazines, which is a genre, little or hardly spread in reading lessons We intend to discuss how the magazine cover can contribute to the Portuguese Language classes, based on the theory of the French semiotics developed by Greimas, as we believe that this theory provides us with subsidies not only to understand the meaning of a text, but also to discover how this effect was produced We will identify linguistic and non-linguistic marks revealing the true "meaning" to be conveyed on four covers of the Veja magazine and will propose a didactic sequence, since we want to demonstrate how you can use this text in the classroom, not only as a resource or didactic support, but also as one of the languages involved in the development of posture / critical thinking, the one we want to lead our students toLimoli, Loredana [Orientador]Oliveira, Esther Gomes deMolina, Ana HeloísaCasagrande, Fernanda Couto Guimarães2024-05-01T13:53:58Z2024-05-01T13:53:58Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12415porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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