As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitor |
id |
UEL_defaf6090179a4dfa52bcbbd2185017d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9243 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competenteLeitoresFormaçãoGêneros textuaisCançõesSemióticaReadersTextual genresSongsPortuguese language - VariationTraining ofSemioticsResumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitorDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The objective of this work was to investigate, with 8th grade students from a state school in the city of Apucarana, Paraná, how the Textual Genre Song contributes to the formation of a proficient and critical reader through reading, comprehension and interpretation activities of the various languages present in this genre The intervention project developed featured activities that explored linguistic resources, linguistic variety, as well as the lyrics, melody, rhythm and context of production To develop this research, we opted for the qualitative methodological path of the data, in the area of action research, according to Thiollent (211), guided by activities of a Didactic Sequence, contributed by Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) and Costa-Hübes (29) As a theoretical contribution to the reflection on reading in the classroom and the textual genre of song Writings by Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes and Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) were used As for the semiotics of the song, some were also read, such as Tatit (1997, 1998, 1999, 21, 28), Tatit and Lopes (28) and Dietrich (28) From this framework, we built an analysis of some songs by Adoniran Barbosa As a conclusion, it was possible to affirm that the textual genre song can contribute to the development of the readerSant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]Santana, Andréia da Cunha MalheirosSimon, Luiz Carlos SantosPascolati, SôniaSantana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora]Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes2024-05-01T11:52:08Z2024-05-01T11:52:08Z2020.0031.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
title |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
spellingShingle |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes Leitores Formação Gêneros textuais Canções Semiótica Readers Textual genres Songs Portuguese language - Variation Training of Semiotics |
title_short |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
title_full |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
title_fullStr |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
title_full_unstemmed |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
title_sort |
As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente |
author |
Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes |
author_facet |
Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador] Santana, Andréia da Cunha Malheiros Simon, Luiz Carlos Santos Pascolati, Sônia Santana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitores Formação Gêneros textuais Canções Semiótica Readers Textual genres Songs Portuguese language - Variation Training of Semiotics |
topic |
Leitores Formação Gêneros textuais Canções Semiótica Readers Textual genres Songs Portuguese language - Variation Training of Semiotics |
description |
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitor |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T11:52:08Z 2024-05-01T11:52:08Z 31.08.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823301213618176 |