Uma proposta de ações didáticas frente ao erro na perspectiva da educação matemática realística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harmuch, Daniela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8734
Resumo: Resumo: Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, teve como objetivo descrever, analisar e discutir aspectos referentes ao erro, como apresentado por autores da literatura alcançada, a fim de propor ações didáticas condizentes com a perspectiva da abordagem de ensino Educação Matemática Realística para lidar com o erro Essa abordagem de ensino, cujo precursor foi Hans Freudenthal (195-199), pressupõe a matemática como uma atividade humana, em que o professor, por meio da reinvenção guiada, auxilia o estudante a fazer matemática Com base nas orientações da Análise de Conteúdo, a pesquisa foi organizada de acordo com as seguintes etapas: primeiro, fez-se um inventário de excertos de dissertações, teses e artigos que continham o verbete “erro” e realizados agrupamentos a partir das ideias centrais de cada um dos trechos inventariados Com isso, foram obtidos onze agrupamentos, denominados: “como erro é usualmente visto nas escolas”, “correção”, “o que o erro pode causar”, “causa do erro”, “erro como oportunidade de aprendizagem”, “autoavaliação”, “erro como algo natural”, “erro de caráter construtivo”, “para que serve o erro”, “erro na prática de investigação” e “dicotomia acerto e erro” Da descrição do conjunto de informações desses agrupamentos, foram feitas análises e discussões, propondo ações didáticas condizentes com a perspectiva da Educação Matemática Realística para lidar com o erro As ações didáticas levantadas foram listadas e apresentadas em forma de sugestões as quais não se apresentam como “receitas” para um bom trabalho, mas são indicativos de procedimentos que podem ser adotados pelo professor para construir uma prática em que o erro esteja a serviço da avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, opondo-se à concepção do erro como algo que não pode acontecer e que geralmente é penalizado Esta pesquisa, para a área da Educação Matemática, pode oportunizar, em especial ao professor, um processo de reflexão de sua prática As ações didáticas condizentes que foram apresentadas nesta pesquisa podem acrescentar no processo de ressignificação de ações docentes na direção de uma avaliação a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This qualitative and theoretical research aimed to describing, analyzing, and discussing aspects related to the error, as presented by authors in the literature researched, in order to propose didactic actions consistent with the perspective of the Realistic Mathematics Education teaching approach to deal with the error This teaching approach, whose precursor was Hans Freudenthal (195-199), presupposes mathematics as a human activity, in which the teacher, through guided reinvention, assists the student in doing mathematics Based on Content Analysis guidelines, the research was organized according to the following steps: first, an inventory was made of excerpts from dissertations, theses, and articles that contained the keyword "error" and groupings were made based on the central ideas of each of the excerpts catalogued As a result, eleven groupings were obtained, named: "how error is usually seen in schools", "correction", "what error can cause", "cause of error", "error as a learning opportunity", " self-assessment", "error as something natural", "constructive nature error", "what error is for", "error in research practice", and " right and error dichotomy" From the description of the information set of these groupings, analysis and discussions were made, proposing didactic actions consistent with the Realistic Mathematics Education perspective to deal with the error The didactic actions raised were listed and presented as recommendations that are not presented as "recipes" for good work, but are indicative of procedures that can be adopted by the teacher to build a practice in which the error is at the service of the assessment as an investigation practice and as a learning opportunity, opposing to the conception of error as something that cannot happen and that is usually penalized This research, for the Math Education area, can provide an opportunity, especially for teachers, for a reflection process of their practice The didactic actions that were presented in this research can contribute to the process of redefining the teaching actions in the direction of an assessment in the service of the teaching and learning processesBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Silva, Gabriel dos Santos ePires, Magna Natalia MarinMendes, Marcele TavaresSantos, Marcelo Câmara dosMorelatti, Maria Raquel MiottoBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Harmuch, Daniela2024-05-01T11:39:58Z2024-05-01T11:39:58Z2022.0009.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8734porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - 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