Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Luciana Begatini Ramos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13854
Resumo: Resumo: Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) na formação do leitor como um material literário e pedagógico no contexto escolar O foco da pesquisa está voltado para os seguintes aspectos: i) a importância da leitura; ii) gênero HQs, literatura e trajetória profissional de Maurício de Sousa; iii) o uso das HQs como gênero literário e material pedagógico Foram convidados para esta pesquisa dez professores que lecionam Língua Portuguesa em três escolas do Ensino Fundamental situadas no município de Primeiro de Maio, ao norte do Estado do Paraná e cinquenta e oito alunos do 6° ao 9°anos A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e, para tanto, foram configurados os seguintes objetivos: delinear aspectos literários e pedagógicos presentes no gênero HQs; descrever o valor atribuído a elas no contexto educacional, bem como da obra do autor Maurício de Sousa; verificar o uso das HQs como material literário e pedagógico Destacam-se como problema de pesquisa as seguintes questões: i) Como pode ser situado o gênero HQs em relação à leitura/literatura e de que maneira está constituída a obra de Maurício de Sousa nesse universo? ii) Dentre as múltiplas leituras possíveis, as HQs têm sido utilizadas em sala de aula no trabalho com a leitura e, mais que isso, elas estão sendo compreendidas como material literário e pedagógico pelos professores de Língua Portuguesa no município de Primeiro de Maio? As respostas dos questionários obtidos na pesquisa foram organizadas em quadros, descritas e comentadas com base em obras de autores que tratam das temáticas abordadas A pesquisa revelou a presença de aspectos literários no gênero HQs e também na obra de Maurício de Sousa e que os professores participantes têm utilizado essas obras na formação do leitor, compreendendo-as como material literário e pedagógico No entanto, ainda faltam elementos de fundamentação teórica que os auxiliem nesse processo Com relação aos alunos, grande parte deles aprecia as HQs como obras que auxiliam na motivação para ler
id UEL_a824a222179fbb8e939084b1dab818be
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13854
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em focoLeituraEstudo e ensinoGêneros literáriosHistórias em quadrinhosEstudo e ensinoSousa, Maurício deReadingComic books, strips, etc.Literature - Study and teachingStudy and teachingComic books, strips, etcResumo: Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) na formação do leitor como um material literário e pedagógico no contexto escolar O foco da pesquisa está voltado para os seguintes aspectos: i) a importância da leitura; ii) gênero HQs, literatura e trajetória profissional de Maurício de Sousa; iii) o uso das HQs como gênero literário e material pedagógico Foram convidados para esta pesquisa dez professores que lecionam Língua Portuguesa em três escolas do Ensino Fundamental situadas no município de Primeiro de Maio, ao norte do Estado do Paraná e cinquenta e oito alunos do 6° ao 9°anos A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e, para tanto, foram configurados os seguintes objetivos: delinear aspectos literários e pedagógicos presentes no gênero HQs; descrever o valor atribuído a elas no contexto educacional, bem como da obra do autor Maurício de Sousa; verificar o uso das HQs como material literário e pedagógico Destacam-se como problema de pesquisa as seguintes questões: i) Como pode ser situado o gênero HQs em relação à leitura/literatura e de que maneira está constituída a obra de Maurício de Sousa nesse universo? ii) Dentre as múltiplas leituras possíveis, as HQs têm sido utilizadas em sala de aula no trabalho com a leitura e, mais que isso, elas estão sendo compreendidas como material literário e pedagógico pelos professores de Língua Portuguesa no município de Primeiro de Maio? As respostas dos questionários obtidos na pesquisa foram organizadas em quadros, descritas e comentadas com base em obras de autores que tratam das temáticas abordadas A pesquisa revelou a presença de aspectos literários no gênero HQs e também na obra de Maurício de Sousa e que os professores participantes têm utilizado essas obras na formação do leitor, compreendendo-as como material literário e pedagógico No entanto, ainda faltam elementos de fundamentação teórica que os auxiliem nesse processo Com relação aos alunos, grande parte deles aprecia as HQs como obras que auxiliam na motivação para lerDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study highlights the contributions of the comics genre (comics) in the formation of the reader as a literary and educational material in the school context The research focus is focused on the following aspects: i) the importance of reading; ii) comics genre, literature and Maurício de Sousa career; iii) use of the comics as a literary and educational material Were invited for this research ten teachers who teach Portuguese Language in three schools of the primary education located in the Primeiro de Maio municipality, in the north of Paraná State and fifty-eight students from the 6th to 9th grades Information collection was realized through questionnaires and, therefore, were established the following objectives: to show literary and educational aspects present in the comic genre; to describe the value atributed to them in the educational context and the work of Maurício de Sousa author; verify the use of comics as literary and educational material Highlight like research problem the following issues: i) As can be situated in relation to gender comics reading / literature and how the work is made by Mauríicio de Sousa in this universe? ii) Understood among multiple possible readings, the comics have been used in the classroom working with reading and still, they are being evaluated as literature and educational material for teachers of Portuguese Language in the Primeiro de Maio municipality? The questionnaire responses obtained in the reseach were organized in tables, described and discussed based on the works of authors dealing with the subjects dealt The research revealed the presence of literary aspects in comics genre, as well as the Maurício de Sousa work, and that participating teachers have used this genre in the formation of the reader, understanding them as literary and educational material However, it is still missing facts theoretical foundation that assist in this process In relation to students, mostly appreciates and understands the comics that they assist in the motivation to readRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Girotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesMiani, Rozinaldo AntonioSilvério, Luciana Begatini Ramos2024-05-01T14:19:51Z2024-05-01T14:19:51Z2012.0003.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13854porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:48:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:48:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
title Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
spellingShingle Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
Silvério, Luciana Begatini Ramos
Leitura
Estudo e ensino
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Estudo e ensino
Sousa, Maurício de
Reading
Comic books, strips, etc.
Literature - Study and teaching
Study and teaching
Comic books, strips, etc
title_short Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
title_full Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
title_fullStr Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
title_sort Histórias em quadrinhos : gênero literário e material pedagógico : Maurício de Souza em foco
author Silvério, Luciana Begatini Ramos
author_facet Silvério, Luciana Begatini Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Miani, Rozinaldo Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério, Luciana Begatini Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Estudo e ensino
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Estudo e ensino
Sousa, Maurício de
Reading
Comic books, strips, etc.
Literature - Study and teaching
Study and teaching
Comic books, strips, etc
topic Leitura
Estudo e ensino
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Estudo e ensino
Sousa, Maurício de
Reading
Comic books, strips, etc.
Literature - Study and teaching
Study and teaching
Comic books, strips, etc
description Resumo: Este estudo destaca as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs) na formação do leitor como um material literário e pedagógico no contexto escolar O foco da pesquisa está voltado para os seguintes aspectos: i) a importância da leitura; ii) gênero HQs, literatura e trajetória profissional de Maurício de Sousa; iii) o uso das HQs como gênero literário e material pedagógico Foram convidados para esta pesquisa dez professores que lecionam Língua Portuguesa em três escolas do Ensino Fundamental situadas no município de Primeiro de Maio, ao norte do Estado do Paraná e cinquenta e oito alunos do 6° ao 9°anos A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e, para tanto, foram configurados os seguintes objetivos: delinear aspectos literários e pedagógicos presentes no gênero HQs; descrever o valor atribuído a elas no contexto educacional, bem como da obra do autor Maurício de Sousa; verificar o uso das HQs como material literário e pedagógico Destacam-se como problema de pesquisa as seguintes questões: i) Como pode ser situado o gênero HQs em relação à leitura/literatura e de que maneira está constituída a obra de Maurício de Sousa nesse universo? ii) Dentre as múltiplas leituras possíveis, as HQs têm sido utilizadas em sala de aula no trabalho com a leitura e, mais que isso, elas estão sendo compreendidas como material literário e pedagógico pelos professores de Língua Portuguesa no município de Primeiro de Maio? As respostas dos questionários obtidos na pesquisa foram organizadas em quadros, descritas e comentadas com base em obras de autores que tratam das temáticas abordadas A pesquisa revelou a presença de aspectos literários no gênero HQs e também na obra de Maurício de Sousa e que os professores participantes têm utilizado essas obras na formação do leitor, compreendendo-as como material literário e pedagógico No entanto, ainda faltam elementos de fundamentação teórica que os auxiliem nesse processo Com relação aos alunos, grande parte deles aprecia as HQs como obras que auxiliam na motivação para ler
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.12.2012
2012.00
2024-05-01T14:19:51Z
2024-05-01T14:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13854
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654573407076352