O gênero esquete : argumentação, discurso e multimodalidade no humor digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10336 |
Resumo: | Resumo: O meio digital deu origem a novos gêneros discursivos e remodelou outros, que expõem opiniões e críticas por meio do humor e prendem a atenção devido aos recursos audiovisuais utilizados, visto que vivemos uma era imagética e com muitos ruídos Esses “novos textos”, denominados multimodais, formam discursivamente os nossos alunos/leitores, sendo fundamental que eles entendam as informações transmitidas efetivamente Na presente tese, expusemos uma série de elementos argumentativos os quais caracterizam o humor digital e os efeitos de sentido que deles emergem, considerando os aspectos linguísticos, sonoros e visuais que resultam dos gêneros multimodais Com base nos pressupostos teóricos de Maingueneau (25), Ducrot (1987), Bakhtin (23) e Raskin (1985) e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil destes campos da linguagem, discorremos sobre a importância de se compreender como a palavra é extremamente persuasiva e está permeada de ideologias, as quais são acionadas pelos elaboradores de um texto no momento da produção Para isso, recorreremos ao gênero esquete, construído com recursos verbais e audiovisuais, exprimindo a importância de estudarmos gêneros que percorrem o nosso cotidiano social com estruturas organizacionais diferentes do habitual Selecionamos, como corpus para a análise, três esquetes do canal Porta dos Fundos, o qual possui grande visibilidade nacional, destacando-se como o maior canal produtor de esquetes de humor do país Como são muitas as possibilidades de análise e vídeos com conteúdo crítico e relevante para o panorama social e educacional, selecionamos três esquetes que abordam problemáticas sempre atuais, independentes da data de divulgação: a questão do negro, do pobre e da mulher Neles, analisamos como os recursos argumentativos, imagéticos e sonoros, juntamente com o humor, argumentam para a construção dos sentidos depreendidos dos esquetes Explicitamos como o humor é construído no gênero esquete pela crítica e denúncia a formações discursivas sociais vigentes e como os três esquetes escolhidos nos levam a uma mesma ideologia defendida por instituições e grupos dominantes Logo, o entendimento dos textos escolhidos a partir das perspectivas teóricas adotadas mostra como o gênero esquete é um campo profícuo para o trabalho com a língua portuguesa como um todo em sala de aula, além da possibilidade de práticas interdisciplinares Acreditamos que a compreensão dos recursos argumentativos, sonoros e imagéticos pelo leitor no gênero esquete leva-o ao desenvolvimento do senso crítico de maneira eficaz, à habilidade da leitura em múltiplos formatos e à compreensão das relações de poder vigentes na sociedade |
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O gênero esquete : argumentação, discurso e multimodalidade no humor digitalHumor digitalEsqueteMultimodalidadeAnálise do discursoSemântica argumentativaDigital humorSketchMultimodalityArgumentative semanticsDiscourse analysisResumo: O meio digital deu origem a novos gêneros discursivos e remodelou outros, que expõem opiniões e críticas por meio do humor e prendem a atenção devido aos recursos audiovisuais utilizados, visto que vivemos uma era imagética e com muitos ruídos Esses “novos textos”, denominados multimodais, formam discursivamente os nossos alunos/leitores, sendo fundamental que eles entendam as informações transmitidas efetivamente Na presente tese, expusemos uma série de elementos argumentativos os quais caracterizam o humor digital e os efeitos de sentido que deles emergem, considerando os aspectos linguísticos, sonoros e visuais que resultam dos gêneros multimodais Com base nos pressupostos teóricos de Maingueneau (25), Ducrot (1987), Bakhtin (23) e Raskin (1985) e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil destes campos da linguagem, discorremos sobre a importância de se compreender como a palavra é extremamente persuasiva e está permeada de ideologias, as quais são acionadas pelos elaboradores de um texto no momento da produção Para isso, recorreremos ao gênero esquete, construído com recursos verbais e audiovisuais, exprimindo a importância de estudarmos gêneros que percorrem o nosso cotidiano social com estruturas organizacionais diferentes do habitual Selecionamos, como corpus para a análise, três esquetes do canal Porta dos Fundos, o qual possui grande visibilidade nacional, destacando-se como o maior canal produtor de esquetes de humor do país Como são muitas as possibilidades de análise e vídeos com conteúdo crítico e relevante para o panorama social e educacional, selecionamos três esquetes que abordam problemáticas sempre atuais, independentes da data de divulgação: a questão do negro, do pobre e da mulher Neles, analisamos como os recursos argumentativos, imagéticos e sonoros, juntamente com o humor, argumentam para a construção dos sentidos depreendidos dos esquetes Explicitamos como o humor é construído no gênero esquete pela crítica e denúncia a formações discursivas sociais vigentes e como os três esquetes escolhidos nos levam a uma mesma ideologia defendida por instituições e grupos dominantes Logo, o entendimento dos textos escolhidos a partir das perspectivas teóricas adotadas mostra como o gênero esquete é um campo profícuo para o trabalho com a língua portuguesa como um todo em sala de aula, além da possibilidade de práticas interdisciplinares Acreditamos que a compreensão dos recursos argumentativos, sonoros e imagéticos pelo leitor no gênero esquete leva-o ao desenvolvimento do senso crítico de maneira eficaz, à habilidade da leitura em múltiplos formatos e à compreensão das relações de poder vigentes na sociedadeTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The digital medium originated new discursive genres and reshaped others, which expose opinions and criticisms through humor and hold attention due to audiovisual resources used, since we live in an imagetic era with many noises These “new texts”, named multimodal, discursively teach our students/readers, as is fundamental that they understand the information transmitted effectively In the present thesis, we have exposed a series of argumentative elements which characterize digital humor and the meaning’s effects that emerge from them, considering the linguistic, sonorous and visual aspects that result from multimodal genres Based on the theoretical assumptions of Maingueneau (25), Ducrot (1987), Bakhtin (23) and Raskin (1985) and on the research developed in Brazil in these fields of language, we discuss the importance of understanding how the word is extremely persuasive and permeated by ideologies, which are triggered by the writers of a text at the time of production For such, we will adopt the genre sketch, built with verbal and audiovisual resources, and expressing the importance of studying genres which run through our social daily life with different organizational structures than usual We selected, as a corpus for analysis, three sketches from the Porta dos Fundos channel, which has great nation-wide visibility, standing out as the largest humoristic sketches’ channel in the country Since there are many analytic possibilities and videos with critical and relevant content for the social and educational panorama, we selected three skits that consistently address current issues, regardless of the date of publication: the issue of the black, the poor, and the female In them, we analyze how the argumentative, imagetic and sonorous resources, together with humor, argue for the construction of the given senses of the sketches We explain how humor is constructed in the sketch genre by criticism and denounce current social discursive formations and how the three skits chosen lead us to the same ideology defended by dominant institutions and groups Therefore, the understanding of the chosen texts from the theoretical perspectives adopted shows how the sketch genre is a fruitful field for working with the Portuguese language as a whole in the classroom, in addition to the possibility of interdisciplinary practices We believe that the understanding of the argumentative, auditory and imagetic resources by the reader in the sketch genre leads to the development of critical sense in an effective way, to the ability to read in multiple formats and to understanding the power relations present in societyOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Machado, Rosemeri Passos BaltazarBorges, Maria IsabelContani, Miguel LuizSantos, Givan José Ferreira dosSilvério, Geisa Pelissari2024-05-01T12:41:35Z2024-05-01T12:41:35Z2021.0012.07.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10336porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - 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