Gestão do conhecimento e o processo cognitivo voltado à inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogo, Gysele Fernandes dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16831
Resumo: Resumo: O conhecimento é um dos vetores do crescimento econômico e por consequência, fator de elevação progressiva do bem-estar social A informação como insumo no contexto organizacional adquire importância ao transformar-se em conhecimento, colocando a Organização em melhor condição para inovar e consequentemente, vantagem no mercado A Gestão do Conhecimento como metodologia de trabalho Organizacional, apresenta-se, portanto, como uma ferramenta estratégica para as grandes demandas da inovação e competitividade do mercado no século XXI Evidencia-se assim, o papel fundamental das pessoas neste contexto e surge a necessidade de se estudar e entender como a cognição está relacionada ao processo de Gestão do Conhecimento Organizacional, tendo como foco a inovação O objetivo geral deste trabalho é analisar a relevância da cognição no processo de gestão do conhecimento organizacional, tendo como foco a inovação Este estudo foi realizado em uma indústria química do estado do Paraná O estudo se justifica em razão da cognição possuir função primordial na aprendizagem e na gestão conhecimento, uma vez que, é por meio da conversão dos conhecimentos que são criados novos e, são desenvolvidas novas capacidades permitindo que a organização crie novos produtos, serviços e processos A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando três fontes de evidências para a coleta de dados: entrevista, questionário e análise de documentos Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo e Lexical, com o Software IRAMUTEQ, estatística e análise documental Como resultado foi possível constatar que a cognição é fator preponderante para Gestão do Conhecimento uma vez que envolve aprender a aprender, gera fluxo de conhecimento na organização e consequentemente gera inovações O autogerenciamento no processo de aprendizagem por parte do colaborador se mostra fundamental
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Knowledge is one of the vectors of economic growth and, consequently, a factor of progressive increase in social well-being In the organizational context, information constitutes a fundamental input for transformation into knowledge and consequent competitive advantage, placing itself in a better position to innovate Knowledge management as an organizational work methodology presents itself as a strategic tool in the 21st century, for the great demands of innovation and competitiveness in the current market In this scenario, the role of people related to the organizational knowledge management process is evidenced, focusing on innovation The general objective of this work is to analyze the relevance of cognition in the organizational knowledge management process, focusing on innovation This study was carried out in a chemical industry in the state of Paraná The study of this theme is justified because cognition has a primary role in learning and managing organizational knowledge since, it is through the conversion of knowledge that new knowledge is created and new organizational skills are developed, so that the organization creates new ones products, services and processes The methodology used was the case study, using three sources of evidence for data collection: interview, questionnaire and document analysis For data analysis and treatment, the Content Analysis and Lexical methodology was used, with the IRAMUTEQ Software, statistics and document analysis As a result, it was possible to verify that cognition is a preponderant factor for Knowledge Management since it involves learning to learn, generates a flow of knowledge in the organization so that it can be shared and consequently generate innovations Thus, the result of self-management in the learning process by the employee brings the capacity for innovation based on tacit and explicit knowledge, which are subsidies for the development of new projects, whether radical or incremental Therefore, depending on the degree that innovation requires, the most complex are tacit knowledge or the level of cognition employedMolina, Letícia Gorri [Orientador]Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráValentim, Marta Lígia PomimRogo, Gysele Fernandes dos Santos2024-05-01T15:15:24Z2024-05-01T15:15:24Z2020.002020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16831porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - 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