A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Leonardo Capeletti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9806
Resumo: Resumo: Este trabalho propõe-se a investigar as diferentes perspectivas imagéticas adotadas por Walter Benjamin e James Joyce na leitura que fizeram acerca da modernidade Em Rua de Mão Única (1928) e Infância Berlinense: 19 (195), Benjamin utiliza-se de imagens dialéticas para reconstruir textualmente suas experiências e memórias, identificando nesses dois elementos potencialidades de despertar das fantasmagorias modernas, como proposto em seu livro das Passagens, publicado postumamente em 1982 Na obra de Joyce, a unidade de imagem está vinculada à “epifania”, definida pelo escritor como um conhecimento da realidade atingido a partir de uma súbita revelação cotidiana Com esse conceito, Joyce escreveu seus trabalhos autobiográficos, como Epifanias (1956), Stephen Herói (1944) e Um Retrato do Artista Quando Jovem (1916) Para analisar a importância da modernidade na formulação desses textos mais pessoais, a presente pesquisa tem como base teórica os estudos benjaminianos de Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) e Jeanne Marie Gagnebin (214) , os trabalhos sobre Joyce escritos por Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) e Ilaria Natali (28; 211), além dos ensaios organizados por Edna Duffy e Maurizia Boscagli em Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211)
id UEL_a96351ad703db0d64b35c221a28797a1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9806
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James JoyceLiteraturaHistória e críticaEpifaniaModernidadeHistory and criticismEpiphanyModernityLiterature - Study and teachingResumo: Este trabalho propõe-se a investigar as diferentes perspectivas imagéticas adotadas por Walter Benjamin e James Joyce na leitura que fizeram acerca da modernidade Em Rua de Mão Única (1928) e Infância Berlinense: 19 (195), Benjamin utiliza-se de imagens dialéticas para reconstruir textualmente suas experiências e memórias, identificando nesses dois elementos potencialidades de despertar das fantasmagorias modernas, como proposto em seu livro das Passagens, publicado postumamente em 1982 Na obra de Joyce, a unidade de imagem está vinculada à “epifania”, definida pelo escritor como um conhecimento da realidade atingido a partir de uma súbita revelação cotidiana Com esse conceito, Joyce escreveu seus trabalhos autobiográficos, como Epifanias (1956), Stephen Herói (1944) e Um Retrato do Artista Quando Jovem (1916) Para analisar a importância da modernidade na formulação desses textos mais pessoais, a presente pesquisa tem como base teórica os estudos benjaminianos de Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) e Jeanne Marie Gagnebin (214) , os trabalhos sobre Joyce escritos por Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) e Ilaria Natali (28; 211), além dos ensaios organizados por Edna Duffy e Maurizia Boscagli em Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211)Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This work proposes to investigate the different imagistic perspectives adopted by Walter Benjamin and James Joyce in their reading of modernity In the books One-Way Street (1928) and Berlin Childhood around 19 (195), Benjamin uses the dialectical images to rebuild, textually, his own experiences and memories, identifying in these two elements potentialities of awakening from the modern phantasmagorias, as proposed in The Arcades Project, posthumously published in 1982 In Joyce’s writings, the image unity is related to the “epiphany”, defined by the writer as a knowledge of the reality, achieved through a sudden daily revelation With that concept, Joyce wrote his autobiographical works, such as Epiphanies (1956), Stephen Hero (1944) and A Portrait of the Artist as Young Man (1916) To analyze the importance of modernity in their formulation of these more personal texts, the present research has as theoretical basis the Benjaminian studies developed by Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) and Jeanne Marie Gagnebin (214), the works written on Joyce by Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) and Ilaria Natali (28; 211), as well as the collection of essays organized by Edna Duffy and Maurizia Boscagli in Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211)Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]Amaral, Vitor Alevato doRodrigues, Ângela LamasFerreira, Leonardo Capeletti2024-05-01T12:12:05Z2024-05-01T12:12:05Z2020.0018.06.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9806porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:49:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:49:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
title A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
spellingShingle A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
Ferreira, Leonardo Capeletti
Literatura
História e crítica
Epifania
Modernidade
History and criticism
Epiphany
Modernity
Literature - Study and teaching
title_short A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
title_full A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
title_fullStr A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
title_full_unstemmed A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
title_sort A leitura da modernidade a partir das imagens dialéticas e epifânicas de Walter Benjamin e James Joyce
author Ferreira, Leonardo Capeletti
author_facet Ferreira, Leonardo Capeletti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]
Amaral, Vitor Alevato do
Rodrigues, Ângela Lamas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Leonardo Capeletti
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
História e crítica
Epifania
Modernidade
History and criticism
Epiphany
Modernity
Literature - Study and teaching
topic Literatura
História e crítica
Epifania
Modernidade
History and criticism
Epiphany
Modernity
Literature - Study and teaching
description Resumo: Este trabalho propõe-se a investigar as diferentes perspectivas imagéticas adotadas por Walter Benjamin e James Joyce na leitura que fizeram acerca da modernidade Em Rua de Mão Única (1928) e Infância Berlinense: 19 (195), Benjamin utiliza-se de imagens dialéticas para reconstruir textualmente suas experiências e memórias, identificando nesses dois elementos potencialidades de despertar das fantasmagorias modernas, como proposto em seu livro das Passagens, publicado postumamente em 1982 Na obra de Joyce, a unidade de imagem está vinculada à “epifania”, definida pelo escritor como um conhecimento da realidade atingido a partir de uma súbita revelação cotidiana Com esse conceito, Joyce escreveu seus trabalhos autobiográficos, como Epifanias (1956), Stephen Herói (1944) e Um Retrato do Artista Quando Jovem (1916) Para analisar a importância da modernidade na formulação desses textos mais pessoais, a presente pesquisa tem como base teórica os estudos benjaminianos de Willi Bolle (1994), Susan Buck-Morss (22) e Jeanne Marie Gagnebin (214) , os trabalhos sobre Joyce escritos por Tomaz Tadeu (218), Emer Nolan (22), Richard Ellmann (1982) e Ilaria Natali (28; 211), além dos ensaios organizados por Edna Duffy e Maurizia Boscagli em Joyce, Benjamin and Magical Urbanism (211)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.06.2020
2020.00
2024-05-01T12:12:05Z
2024-05-01T12:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9806
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654575472771072