Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhardi, Lucas Busatta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17078
Resumo: Avaliações são rotineiramente utilizadas em contextos de aprendizado a fim de estimar o conhecimento retido pelos estudantes. Apesar de sua importância, professores geralmente consideram a tarefa de avaliar respostas discursivas como muito trabalhosa. As condições de trabalho do professor e a sua própria subjetividade podem influenciar nas suas avaliações, pois humanos estão sujeitos ao cansaço, à outras influências e a nota de um aluno pode depender até mesmo da ordem de correção. Esses problemas se apresentam de forma ainda mais intensa em ferramentas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Cursos Onlines Abertos e Massivos, que recentemente aumentaram sua popularidade e são usados por muito mais estudantes de uma vez que salas de aula físicas. Visando auxiliar nesses problemas, essa dissertação explora a área de pesquisa da avaliação automática de respostas discursivas usando uma abordagem de aprendizado de máquina, com três principais objetivos: (1) realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto a fim de se obter uma visão geral do estado da arte e de suas principais técnicas; (2) coletar dados reais de exercícios discursivos escritos na Língua Portuguesa por estudantes; e (3) implementar, avaliar e comparar diferentes abordagens para o sistema de avaliação automática das respostas. Para o primeiro objetivo, 44 artigos foram sistematicamente revisados, analisando vários de seus aspectos, desde os dados utilizados até a avaliação do modelo. Para o segundo, foram coletadas 7473 respostas de 659 estudantes, além de 9558 avaliações feitas por 14 avaliadores humanos (algumas respostas receberam mais de uma avaliação). Para o último objetivo, seis abordagens diferentes foram experimentadas e um modelo final foi criado com a combinação das abordagens. A efetividade mostrada pelo modelo foi satisfatória, com os valores de kappa indicando uma concordância de moderada a substancial entre o modelo e a avaliação humana. Os resultados mostraram que uma abordagem de aprendizado de máquina pode ser eficientemente utilizada na avaliação automática de respostas curtas, incluindo respostas na Língua Portuguesa.
id UEL_a980c1601e6fca608ccb7ffe431fbd86
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17078
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approachAvaliação automática de questões discursivas em português usando uma abordagem de aprendizado de máquinaAvaliação automáticaQuestões discursivasAprendizado de máquinaProcessamento de linguagem naturalAprendizado do computadorProcessamento da linguagem natural (Computação)Ciências Exatas e da Terra - Ciência da ComputaçãoAutomatic gradingShort answersMachine learningNatural language processingMachine learningNatural language processing (Computer science)Avaliações são rotineiramente utilizadas em contextos de aprendizado a fim de estimar o conhecimento retido pelos estudantes. Apesar de sua importância, professores geralmente consideram a tarefa de avaliar respostas discursivas como muito trabalhosa. As condições de trabalho do professor e a sua própria subjetividade podem influenciar nas suas avaliações, pois humanos estão sujeitos ao cansaço, à outras influências e a nota de um aluno pode depender até mesmo da ordem de correção. Esses problemas se apresentam de forma ainda mais intensa em ferramentas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Cursos Onlines Abertos e Massivos, que recentemente aumentaram sua popularidade e são usados por muito mais estudantes de uma vez que salas de aula físicas. Visando auxiliar nesses problemas, essa dissertação explora a área de pesquisa da avaliação automática de respostas discursivas usando uma abordagem de aprendizado de máquina, com três principais objetivos: (1) realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto a fim de se obter uma visão geral do estado da arte e de suas principais técnicas; (2) coletar dados reais de exercícios discursivos escritos na Língua Portuguesa por estudantes; e (3) implementar, avaliar e comparar diferentes abordagens para o sistema de avaliação automática das respostas. Para o primeiro objetivo, 44 artigos foram sistematicamente revisados, analisando vários de seus aspectos, desde os dados utilizados até a avaliação do modelo. Para o segundo, foram coletadas 7473 respostas de 659 estudantes, além de 9558 avaliações feitas por 14 avaliadores humanos (algumas respostas receberam mais de uma avaliação). Para o último objetivo, seis abordagens diferentes foram experimentadas e um modelo final foi criado com a combinação das abordagens. A efetividade mostrada pelo modelo foi satisfatória, com os valores de kappa indicando uma concordância de moderada a substancial entre o modelo e a avaliação humana. Os resultados mostraram que uma abordagem de aprendizado de máquina pode ser eficientemente utilizada na avaliação automática de respostas curtas, incluindo respostas na Língua Portuguesa.Assessments are routinely used in learning environments in order to estimate a percentage of the retained knowledge from students. Despite its importance, teachers usually find the task of assessing lots of discursive answers very time-consuming. Teachers work’s conditions and their own human subjectivity have a great impact on grading, as humans make mistakes for some reasons like fatigue, bias or the simple ordering of student’s tests. These problems become more intense in tools like Virtual Learning Environments and Massive Open Online Courses that have recently improved their popularity and are used by way more students than physical classes. Aiming at assisting in those difficulties, this dissertation explores the Automatic Short Answer Grading (ASAG) field using a machine learning approach, with three main goals: (1) to perform a systematic review on the subject in order to get an overview of the state of the art and future trends; (2) collect real-world Portuguese ASAG data; and (3) build, evaluate and compare different approaches when automatically grading short answers. For the first goal, we systematically reviewed 44 papers using different techniques when tackling ASAG, analyzing many of their aspects, from the data to model evaluation. For the second, 7473 short answers were collected from 659 students and 9558 grades were gathered for the answers from 14 human evaluators (some answers had more than one grade). For the last goal, six different approaches were experimented and a final model was created with their combination. The model’s effectiveness showed to be satisfactory, with kappa scores indicating between moderate to substantial agreement between the model and human grading. Results showed that a machine learning approach can be efficiently used on short answers grading, even for the Portuguese language.Brancher, Jacques DuílioAyrosa, Pedro Paulo da SilvaLeal, Gislaine Camila LapasiniSouza, Rodrigo Clemente Thom deGalhardi, Lucas Busatta2024-07-24T19:38:39Z2024-07-24T19:38:39Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17078engCCE - Departamento de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina138 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-25T06:06:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-25T06:06:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
Avaliação automática de questões discursivas em português usando uma abordagem de aprendizado de máquina
title Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
spellingShingle Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
Galhardi, Lucas Busatta
Avaliação automática
Questões discursivas
Aprendizado de máquina
Processamento de linguagem natural
Aprendizado do computador
Processamento da linguagem natural (Computação)
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Automatic grading
Short answers
Machine learning
Natural language processing
Machine learning
Natural language processing (Computer science)
title_short Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
title_full Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
title_fullStr Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
title_full_unstemmed Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
title_sort Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach
author Galhardi, Lucas Busatta
author_facet Galhardi, Lucas Busatta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancher, Jacques Duílio
Ayrosa, Pedro Paulo da Silva
Leal, Gislaine Camila Lapasini
Souza, Rodrigo Clemente Thom de
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardi, Lucas Busatta
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação automática
Questões discursivas
Aprendizado de máquina
Processamento de linguagem natural
Aprendizado do computador
Processamento da linguagem natural (Computação)
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Automatic grading
Short answers
Machine learning
Natural language processing
Machine learning
Natural language processing (Computer science)
topic Avaliação automática
Questões discursivas
Aprendizado de máquina
Processamento de linguagem natural
Aprendizado do computador
Processamento da linguagem natural (Computação)
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Automatic grading
Short answers
Machine learning
Natural language processing
Machine learning
Natural language processing (Computer science)
description Avaliações são rotineiramente utilizadas em contextos de aprendizado a fim de estimar o conhecimento retido pelos estudantes. Apesar de sua importância, professores geralmente consideram a tarefa de avaliar respostas discursivas como muito trabalhosa. As condições de trabalho do professor e a sua própria subjetividade podem influenciar nas suas avaliações, pois humanos estão sujeitos ao cansaço, à outras influências e a nota de um aluno pode depender até mesmo da ordem de correção. Esses problemas se apresentam de forma ainda mais intensa em ferramentas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Cursos Onlines Abertos e Massivos, que recentemente aumentaram sua popularidade e são usados por muito mais estudantes de uma vez que salas de aula físicas. Visando auxiliar nesses problemas, essa dissertação explora a área de pesquisa da avaliação automática de respostas discursivas usando uma abordagem de aprendizado de máquina, com três principais objetivos: (1) realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto a fim de se obter uma visão geral do estado da arte e de suas principais técnicas; (2) coletar dados reais de exercícios discursivos escritos na Língua Portuguesa por estudantes; e (3) implementar, avaliar e comparar diferentes abordagens para o sistema de avaliação automática das respostas. Para o primeiro objetivo, 44 artigos foram sistematicamente revisados, analisando vários de seus aspectos, desde os dados utilizados até a avaliação do modelo. Para o segundo, foram coletadas 7473 respostas de 659 estudantes, além de 9558 avaliações feitas por 14 avaliadores humanos (algumas respostas receberam mais de uma avaliação). Para o último objetivo, seis abordagens diferentes foram experimentadas e um modelo final foi criado com a combinação das abordagens. A efetividade mostrada pelo modelo foi satisfatória, com os valores de kappa indicando uma concordância de moderada a substancial entre o modelo e a avaliação humana. Os resultados mostraram que uma abordagem de aprendizado de máquina pode ser eficientemente utilizada na avaliação automática de respostas curtas, incluindo respostas na Língua Portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
2024-07-24T19:38:39Z
2024-07-24T19:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17078
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17078
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
138 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823284205715456