A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16116 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar criticamente a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas do Estado do Paraná, embasado na abordagem do ciclo de políticas (BALL, 212), (BALL; BRAUN; MAGUIRE, 212), (MAINARDES, 26), e análise crítica de TIC em contextos educacionais (SELWYN, 28, 21) Seus objetivos específicos são: a) contextualizar a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas; b) identificar percepções de professoras e professores de escolas públicas no Estado do Paraná no que diz respeito a essa política de modo geral; c) levantar constrangimentos e possibilidades mencionados por professoras e professores de inglês para realização da política, bem como suas consequências Constituem dados da pesquisa textos oficiais que representam a política, postagens nas maiores comunidades de docentes de escolas públicas paranaenses no Facebook, respostas de 225 professoras e professores de diversas disciplinas e regiões do Estado do Paraná a um questionário online e, por fim, 1 entrevistas semiestruturadas com professoras de inglês Os dados qualitativos foram analisados a partir da Grounded Theory (CHARMAZ, 26) Embora contextos de influência enalteçam as TIC enquanto ferramentas pedagógicas, a partir da contextualização da política, concluímos que os resultados apontam conflitos entre seus propósitos e ações relatadas por docentes em sua realização em escolas públicas no Estado do Paraná Os constrangimentos da política relacionam-se às características técnicas do tablete e das demais TIC presentes na escola, conectividade, demanda quantitativa de TIC, tempo necessário para uso das TIC, suporte de uso de TIC, cultura de uso de TIC, manutenção de TIC, infraestrutura, comunidade escolar, formação, questionamentos docentes sobre a política do tablete educacional Além de identificarmos tais constrangimentos que aparentemente surgem a partir uma cultura de não planejamento ou engajamento, essa análise permitiu refletir sobre o embate de expectativas entre professoras de escolas públicas e possíveis projetos de governança, uma vez que todas as entrevistadas questionaram a escolha do dispositivo em questão |
id |
UEL_a9de2a06a993464fcb61c6bcb4a90048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16116 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do ParanáLíngua inglesaTecnologia da informaçãoEducação e EstadoTabletEnglish languageTablet computersStudy and teachingResumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar criticamente a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas do Estado do Paraná, embasado na abordagem do ciclo de políticas (BALL, 212), (BALL; BRAUN; MAGUIRE, 212), (MAINARDES, 26), e análise crítica de TIC em contextos educacionais (SELWYN, 28, 21) Seus objetivos específicos são: a) contextualizar a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas; b) identificar percepções de professoras e professores de escolas públicas no Estado do Paraná no que diz respeito a essa política de modo geral; c) levantar constrangimentos e possibilidades mencionados por professoras e professores de inglês para realização da política, bem como suas consequências Constituem dados da pesquisa textos oficiais que representam a política, postagens nas maiores comunidades de docentes de escolas públicas paranaenses no Facebook, respostas de 225 professoras e professores de diversas disciplinas e regiões do Estado do Paraná a um questionário online e, por fim, 1 entrevistas semiestruturadas com professoras de inglês Os dados qualitativos foram analisados a partir da Grounded Theory (CHARMAZ, 26) Embora contextos de influência enalteçam as TIC enquanto ferramentas pedagógicas, a partir da contextualização da política, concluímos que os resultados apontam conflitos entre seus propósitos e ações relatadas por docentes em sua realização em escolas públicas no Estado do Paraná Os constrangimentos da política relacionam-se às características técnicas do tablete e das demais TIC presentes na escola, conectividade, demanda quantitativa de TIC, tempo necessário para uso das TIC, suporte de uso de TIC, cultura de uso de TIC, manutenção de TIC, infraestrutura, comunidade escolar, formação, questionamentos docentes sobre a política do tablete educacional Além de identificarmos tais constrangimentos que aparentemente surgem a partir uma cultura de não planejamento ou engajamento, essa análise permitiu refletir sobre o embate de expectativas entre professoras de escolas públicas e possíveis projetos de governança, uma vez que todas as entrevistadas questionaram a escolha do dispositivo em questãoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims at analyzing critically the policy of insertion of the educational tablet in State of Paraná public schools, based on the approach of the policy cycle (BALL, 212), (MAINARDES , 26), and critical ICT analysis in educational contexts (SELWYN, 28, 21) Its specific objectives are: a) to contextualize the policy of insertion of the educational tablet into public schools; B) to identify perceptions of teachers of public schools in the State of Paraná with respect to this policy; C) raise constraints and possibilities mentioned by English teachers while enacting the policy, as well as its consequences Research data include official texts that represent the tablet policy, posts in the most popular communities composed of teachers of public schools in Paraná on Facebook, responses of 225 teachers responsible for all the subjects and from different regions of the State of Paraná to an online questionnaire and, finally, 1 semi structured interviews with English teachers Qualitative data were analyzed based on Grounded Theory (CHARMAZ, 26) Although contexts of influence consider ICT as pedagogical tools, based on the contextualization of this policy, we conclude that the results point to conflicts between the policy purposes and actions reported by teachers regarding its enactment in public schools The constraints of the policy are related to technical characteristics of the tablet and other school ICTs, connectivity, quantitative ICT demand, time needed for ICT use, support for ICT use, culture of use of ICT, ICT maintenance, infrastructure, school community, teacher’s education and teachers’ questionings about this educational policy In addition to identifying constraints that may arise from a culture of non-planning or engagement, this analysis allowed us to reflect on the clash of expectations among public school teachers and possible governance projects, since all the interviewees questioned the choice of the deviceGimenez, Telma [Orientador]Ramos, Samantha Gonçalves ManciniCristovão, Vera Lúcia LopesEspuri, Paulo Henrique2024-05-01T15:01:29Z2024-05-01T15:01:29Z2017.0018.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16116porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
title |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
spellingShingle |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná Espuri, Paulo Henrique Língua inglesa Tecnologia da informação Educação e Estado Tablet English language Tablet computers Study and teaching |
title_short |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
title_full |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
title_fullStr |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
title_sort |
A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná |
author |
Espuri, Paulo Henrique |
author_facet |
Espuri, Paulo Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimenez, Telma [Orientador] Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espuri, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Tecnologia da informação Educação e Estado Tablet English language Tablet computers Study and teaching |
topic |
Língua inglesa Tecnologia da informação Educação e Estado Tablet English language Tablet computers Study and teaching |
description |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar criticamente a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas do Estado do Paraná, embasado na abordagem do ciclo de políticas (BALL, 212), (BALL; BRAUN; MAGUIRE, 212), (MAINARDES, 26), e análise crítica de TIC em contextos educacionais (SELWYN, 28, 21) Seus objetivos específicos são: a) contextualizar a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas; b) identificar percepções de professoras e professores de escolas públicas no Estado do Paraná no que diz respeito a essa política de modo geral; c) levantar constrangimentos e possibilidades mencionados por professoras e professores de inglês para realização da política, bem como suas consequências Constituem dados da pesquisa textos oficiais que representam a política, postagens nas maiores comunidades de docentes de escolas públicas paranaenses no Facebook, respostas de 225 professoras e professores de diversas disciplinas e regiões do Estado do Paraná a um questionário online e, por fim, 1 entrevistas semiestruturadas com professoras de inglês Os dados qualitativos foram analisados a partir da Grounded Theory (CHARMAZ, 26) Embora contextos de influência enalteçam as TIC enquanto ferramentas pedagógicas, a partir da contextualização da política, concluímos que os resultados apontam conflitos entre seus propósitos e ações relatadas por docentes em sua realização em escolas públicas no Estado do Paraná Os constrangimentos da política relacionam-se às características técnicas do tablete e das demais TIC presentes na escola, conectividade, demanda quantitativa de TIC, tempo necessário para uso das TIC, suporte de uso de TIC, cultura de uso de TIC, manutenção de TIC, infraestrutura, comunidade escolar, formação, questionamentos docentes sobre a política do tablete educacional Além de identificarmos tais constrangimentos que aparentemente surgem a partir uma cultura de não planejamento ou engajamento, essa análise permitiu refletir sobre o embate de expectativas entre professoras de escolas públicas e possíveis projetos de governança, uma vez que todas as entrevistadas questionaram a escolha do dispositivo em questão |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.04.2017 2017.00 2024-05-01T15:01:29Z 2024-05-01T15:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16116 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823317192867840 |