Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Edelaine Cristina de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14761
Resumo: Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (211) e a análise textual discursiva Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino) Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C
id UEL_aaa3cc803fac7f93a15099e72aa63931
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14761
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aulaMatemáticaEstudo e ensinoProfessores e alunosProfessores de matemáticaFormaçãoMathematicsTeacher-student relationshipsMathematics teachersInteraction analysis in educationClassroom environmentMathematics educationFormationStudy andResumo: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (211) e a análise textual discursiva Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino) Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2CTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This doctoral dissertation presents the results of a qualitative research, whose aim was to analyse the actions of Mathematics teachers in the classroom through a theoretical and methodological tool – a 3x3 Matrix – that allows and assists the study of actions that can be incorporated in the classroom among teacher, student and the knowledge to be taught The research was guided by the following question: what are the actions of Mathematics teachers in the classroom and what the 3x3 Matrix can reveal about them? The data consists of video-recorded lessons during two months of the school period and of an interview with the subjects of the research All collected information was analysed and classified, based on Arruda, Lima and Passos (211) and the discursive textual analysis Considering the mutiplicity of the teachers’ actions in the classroom, it became necessary to allocate them in varied sectors of the 3x3 Matrix, as well as in many other sub-categories that emerged from the four categories of action: Bureaucratic and administrative, Wait, Explain and Write The results of this research, which has a more descriptive role, showed that the sequence of teachers’ actions can be summarised as follows: carry out bureaucratic activities; wait for students to copy, to be quiet or to solve exercises, explain and solve contents and exercises; and write on the board, whether content or exercise The subjects appeared to be mainly concerned about teaching and keeping the classroom under control, which justifies the focus on column 2 of the 3x3 Matrix (epistemic relationship with personal and social education) Therefore, we demonstrated that, although different in some points, with different features and profiles, the subjects in this research showed to be focused on personal and social relationship with education – 2B and 2C sectorsArruda, Sergio de Mello [Orientador]Passos, Ângela MeneghelloLargo, VanessaBroietti, Fabiele Cristiane DiasPassos, Marinez MeneghelloAndrade, Edelaine Cristina de2024-05-01T14:36:22Z2024-05-01T14:36:22Z2016.0016.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14761porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
title Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
spellingShingle Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
Andrade, Edelaine Cristina de
Matemática
Estudo e ensino
Professores e alunos
Professores de matemática
Formação
Mathematics
Teacher-student relationships
Mathematics teachers
Interaction analysis in education
Classroom environment
Mathematics education
Formation
Study and
title_short Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
title_full Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
title_fullStr Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
title_full_unstemmed Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
title_sort Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula
author Andrade, Edelaine Cristina de
author_facet Andrade, Edelaine Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Passos, Ângela Meneghello
Largo, Vanessa
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Edelaine Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Professores e alunos
Professores de matemática
Formação
Mathematics
Teacher-student relationships
Mathematics teachers
Interaction analysis in education
Classroom environment
Mathematics education
Formation
Study and
topic Matemática
Estudo e ensino
Professores e alunos
Professores de matemática
Formação
Mathematics
Teacher-student relationships
Mathematics teachers
Interaction analysis in education
Classroom environment
Mathematics education
Formation
Study and
description Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (211) e a análise textual discursiva Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino) Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.02.2016
2016.00
2024-05-01T14:36:22Z
2024-05-01T14:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14761
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823306622173184