Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diogo António da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103027
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_b4a3537959b95a96695361275d0f8558
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da Matemática: Ser Aluno e ProfessorMath Teaching: To be Student and TeacherAlunoInternshipTeacherMathematicsTeachingStudentEstágioProfessorMatemáticaEnsinoDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNo âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, foi elaborado o relatório que aqui se apresenta. O documento descreve todo o trabalho desenvolvido pelo estagiário Diogo Oliveira na Escola Secundária Jaime Cortesão no ano letivo 2021/2022.O núcleo de estágio foi composto pela Orientadora Cooperante, Professora Margarida Cid, Orientadora Científica, Professora Doutora Joana Teles, e pelos professores estagiários Diogo Oliveira, autor deste relatório, João Marcelino e Margarida Marques.Durante o ano letivo, o professor estagiário teve a oportunidade de trabalhar com três turmas. Uma turma do 10º Ano, do curso de Ciências e Tecnologias, uma turma do 10º Ano, do curso de Línguas e Humanidades e uma turma do 11º Ano, também do Curso de Línguas e Humanidades.O presente relatório encontra-se dividido em capítulos, onde são detalhadamente descritas todas as funções executadas pelo autor, desde o trabalho relacionado com a prática pedagógica às atividades desenvolvidas ao longo do ano. O relatório é iniciado por uma introdução onde o autor explica, em detalhe, a estrutura do documento e contextualiza o leitor em relação ao seu ano de estágio. Na conclusão são apresentadas as críticas e a reflexão do estagiário relativamente à sua experiência no estágio curricular. Ao longo do relatório, o autor faz referência a variados documentos que se encontram em anexo.In the scope of the course unit Stage and Report of the Master’s degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department from the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, it was elaborated this report. The document describes all the work developed by the intern Diogo Oliveira at Secondary School Jaime Cortesão in the academic year 2021/2022.The Internship Nucleus was formed by the Cooperative Advisor, Teacher Margarida Cid, Scientific Advisor, Teacher Joana Teles PhD, and by the interns Diogo Oliveira, this report's author, João Marcelino and Margarida Marques.Throughout the academic year, the intern had the opportunity to work with three different classes. A class from the 10th grade, of the Sciences and Technologies course, a class from the 10th grade, of the Languages and Humanities course and a class from the 11th grade, of the Languages and Humanities as well.This report is divided by chapters where all the functions executed by the author are described in detail, from the work related to the pedagogical practice to the activities developed throughout the year. The report begins with an introduction where the author explains, in detail, the structure of the document and contextualizes the reader in relation to his internship year. In the conclusion, the critiques and the intern's reflection related to his experience during the internship are presented. Throughout the report, the author refers to several documents that are featured as appendixes.2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103027http://hdl.handle.net/10316/103027TID:203080050porOliveira, Diogo António da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:40:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:54.172773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
Math Teaching: To be Student and Teacher
title Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
spellingShingle Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
Oliveira, Diogo António da Silva
Aluno
Internship
Teacher
Mathematics
Teaching
Student
Estágio
Professor
Matemática
Ensino
title_short Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
title_full Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
title_fullStr Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
title_full_unstemmed Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
title_sort Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
author Oliveira, Diogo António da Silva
author_facet Oliveira, Diogo António da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diogo António da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Internship
Teacher
Mathematics
Teaching
Student
Estágio
Professor
Matemática
Ensino
topic Aluno
Internship
Teacher
Mathematics
Teaching
Student
Estágio
Professor
Matemática
Ensino
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103027
http://hdl.handle.net/10316/103027
TID:203080050
url http://hdl.handle.net/10316/103027
identifier_str_mv TID:203080050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134092800819200