Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/103027 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_b4a3537959b95a96695361275d0f8558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/103027 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e ProfessorMath Teaching: To be Student and TeacherAlunoInternshipTeacherMathematicsTeachingStudentEstágioProfessorMatemáticaEnsinoDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNo âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, foi elaborado o relatório que aqui se apresenta. O documento descreve todo o trabalho desenvolvido pelo estagiário Diogo Oliveira na Escola Secundária Jaime Cortesão no ano letivo 2021/2022.O núcleo de estágio foi composto pela Orientadora Cooperante, Professora Margarida Cid, Orientadora Científica, Professora Doutora Joana Teles, e pelos professores estagiários Diogo Oliveira, autor deste relatório, João Marcelino e Margarida Marques.Durante o ano letivo, o professor estagiário teve a oportunidade de trabalhar com três turmas. Uma turma do 10º Ano, do curso de Ciências e Tecnologias, uma turma do 10º Ano, do curso de Línguas e Humanidades e uma turma do 11º Ano, também do Curso de Línguas e Humanidades.O presente relatório encontra-se dividido em capítulos, onde são detalhadamente descritas todas as funções executadas pelo autor, desde o trabalho relacionado com a prática pedagógica às atividades desenvolvidas ao longo do ano. O relatório é iniciado por uma introdução onde o autor explica, em detalhe, a estrutura do documento e contextualiza o leitor em relação ao seu ano de estágio. Na conclusão são apresentadas as críticas e a reflexão do estagiário relativamente à sua experiência no estágio curricular. Ao longo do relatório, o autor faz referência a variados documentos que se encontram em anexo.In the scope of the course unit Stage and Report of the Master’s degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department from the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, it was elaborated this report. The document describes all the work developed by the intern Diogo Oliveira at Secondary School Jaime Cortesão in the academic year 2021/2022.The Internship Nucleus was formed by the Cooperative Advisor, Teacher Margarida Cid, Scientific Advisor, Teacher Joana Teles PhD, and by the interns Diogo Oliveira, this report's author, João Marcelino and Margarida Marques.Throughout the academic year, the intern had the opportunity to work with three different classes. A class from the 10th grade, of the Sciences and Technologies course, a class from the 10th grade, of the Languages and Humanities course and a class from the 11th grade, of the Languages and Humanities as well.This report is divided by chapters where all the functions executed by the author are described in detail, from the work related to the pedagogical practice to the activities developed throughout the year. The report begins with an introduction where the author explains, in detail, the structure of the document and contextualizes the reader in relation to his internship year. In the conclusion, the critiques and the intern's reflection related to his experience during the internship are presented. Throughout the report, the author refers to several documents that are featured as appendixes.2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103027http://hdl.handle.net/10316/103027TID:203080050porOliveira, Diogo António da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:40:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:54.172773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor Math Teaching: To be Student and Teacher |
title |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
spellingShingle |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor Oliveira, Diogo António da Silva Aluno Internship Teacher Mathematics Teaching Student Estágio Professor Matemática Ensino |
title_short |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
title_full |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
title_fullStr |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
title_full_unstemmed |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
title_sort |
Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor |
author |
Oliveira, Diogo António da Silva |
author_facet |
Oliveira, Diogo António da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diogo António da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Internship Teacher Mathematics Teaching Student Estágio Professor Matemática Ensino |
topic |
Aluno Internship Teacher Mathematics Teaching Student Estágio Professor Matemática Ensino |
description |
Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/103027 http://hdl.handle.net/10316/103027 TID:203080050 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/103027 |
identifier_str_mv |
TID:203080050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134092800819200 |