Livros didáticos de sociologia do PNLD/2018 : como são problematizadas a história e a cultura africana e afro-brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9550 |
Resumo: | Resumo: Partimos do seguinte problema: Como os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira estão sendo inseridos na disciplina de Sociologia, a partir dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 218? Para tanto, escolhemos a análise de conteúdo enquanto norte metodológico, em virtude da possibilidade de descortinamento frente a potência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua contribuição frente a institucionalização da Sociologia enquanto disciplina escolar No que diz respeito à análise documental, sua seleção se deu em virtude da modalidade de documentos que compõe o corpus da pesquisa, como normatizações relacionadas ao ensino de Sociologia e aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, fazendo necessário o levantamento de informações frente às orientações que tratam da aplicabilidade desses conteúdos A partir dos conteúdos, foi possível observar sua multiplicidade e recorrência nas três obras analisadas, quais sejam: Sociologia, Sociologia em Movimento e Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Identificamos nas obras os seguintes conteúdos de acordo com as categorias: desigualdade étnico-racial, trabalho, racismo, violência urbana, teorias sociais racistas e cultura (expressões de resistência) Esta pesquisa permite a partir da mobilidade da linha abissal, por meio da aprovação da Lei nº 1639/23, no âmbito da elaboração dos livros didáticos, há avanços a serem desenvolvidos no que diz respeito à identificação dos saberes trazidos e produzidos pelos africanos e afro-brasileiros Portanto, a necessidade de problematizarmos a relevância da reeducação das relações étnico-raciais por meio da desnaturalização da escravidão, combatendo as teorias e as práticas racistas |
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Livros didáticos de sociologia do PNLD/2018 : como são problematizadas a história e a cultura africana e afro-brasileiraSociologiaLivros didáticosCultura afro-brasileiraRelações étnicasRelações raciaisSociologyTextbooksEthnic relationsRace relationsResumo: Partimos do seguinte problema: Como os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira estão sendo inseridos na disciplina de Sociologia, a partir dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 218? Para tanto, escolhemos a análise de conteúdo enquanto norte metodológico, em virtude da possibilidade de descortinamento frente a potência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua contribuição frente a institucionalização da Sociologia enquanto disciplina escolar No que diz respeito à análise documental, sua seleção se deu em virtude da modalidade de documentos que compõe o corpus da pesquisa, como normatizações relacionadas ao ensino de Sociologia e aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, fazendo necessário o levantamento de informações frente às orientações que tratam da aplicabilidade desses conteúdos A partir dos conteúdos, foi possível observar sua multiplicidade e recorrência nas três obras analisadas, quais sejam: Sociologia, Sociologia em Movimento e Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Identificamos nas obras os seguintes conteúdos de acordo com as categorias: desigualdade étnico-racial, trabalho, racismo, violência urbana, teorias sociais racistas e cultura (expressões de resistência) Esta pesquisa permite a partir da mobilidade da linha abissal, por meio da aprovação da Lei nº 1639/23, no âmbito da elaboração dos livros didáticos, há avanços a serem desenvolvidos no que diz respeito à identificação dos saberes trazidos e produzidos pelos africanos e afro-brasileiros Portanto, a necessidade de problematizarmos a relevância da reeducação das relações étnico-raciais por meio da desnaturalização da escravidão, combatendo as teorias e as práticas racistasDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: We started from the following problem: How the contents of African and Afro-Brazilian history and culture are being inserted in the discipline of Sociology, from the textbooks distributed by the National Textbook Program (PNLD) 218? Therefore, we chose content analysis as a methodological guide, due to the possibility of unveiling the power of the textbook in the teaching-learning process, as well as its contribution towards the institutionalization of Sociology as a school discipline With regard to document analysis, its selection was due to the type of documents that make up the corpus of the research, as norms related to the teaching of Sociology and the contents of African and Afro-Brazilian history and culture, making it necessary to gather information regarding the guidelines that deal with the applicability of these contents From the contents, it was possible to observe its multiplicity and recurrence in the three analyzed works, which are: Sociology, Sociology in Motion and Modern Times, Sociology Times We identified in the works the following contents according to the categories: ethnic-racial inequality, work, racism, urban violence, racist social theories and culture (expressions of resistance) This research allows from the mobility of the abyssal line, through the approval of Law nº 1639 / 23, in the context of the elaboration of textbooks, there are advances to be developed with regard to the identification of knowledge brought and produced by Africans and Afro-Brazilians Therefore, the need to problematize the relevance of the re-education of ethnic-racial relations through the denaturalization of slavery, fighting racist theories and practicesLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Silva, Ileizi Luciana FiorelliOliveira, Sandra Regina Ferreira deVieira, Tamara2024-05-01T12:08:46Z2024-05-01T12:08:46Z2020.0015.01.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9550porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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