Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jacqueline Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772
Resumo: Resumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curriculares
id UEL_ac416501102325f2517ac068a16152da
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14772
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinarGêneros textuaisAbordagem interdisciplinar do conhecimentoInterdisciplinary approach to knowledgeTextual genresResumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curricularesDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Inserted at the current perspective of High School Innovative Program - ProEMI (MEC- SEB) – a strategy to restructure High School curriculum and to attend contemporary society‘s demands, integrating work, science, culture and technology perspectives into curricular activities – the participating school in Jundiaí (SP) sought to implement this official proposal through work projects, among which the Interdisciplinary Project emerged – Environmental Forum, which aimed to work on contemporary environmental educational issues, sustainable development and sustainability, along the Language teaching as the project ideas completion Based on the socio-discursive interactionism premises (BRONCKART, 23; 26) that take as social cognitive instrument the text genre in all its historical, social and linguistic dimension of world construction and based on the principles of action research (ANDRE, 1995) to promote didactic transposition (CHEVALLARD, 1991; HALTÉ, 28) of science promotion article genre to empower High School students so they can do science and be conscious Considering that didactic transposition involves changes and adaptations in which knowledge are legitimized in educational prescriptive documents under the scientific point of view, the didactization work of this text genre passed by a duplicity of actions: 1st selection, decomposition and modeling that will point out teachable dimensions of genre; 2nd didactic transposition itself that is the object of teaching The research outcomes show a process resulting from the interaction of conflicts between psychological resources already available in the teacher and the tension resulting from the implementation of didactic sequence inserted in a interdisciplinary project which deals with all the curriculum subjectsNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Barros, Eliana Merlin Deganutti deOliveira, Esther Gomes deFernandes, Jacqueline Ribeiro2024-05-01T14:36:34Z2024-05-01T14:36:34Z2015.0030.10.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:50:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:50:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
title Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
spellingShingle Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
Fernandes, Jacqueline Ribeiro
Gêneros textuais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Interdisciplinary approach to knowledge
Textual genres
title_short Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
title_full Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
title_fullStr Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
title_full_unstemmed Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
title_sort Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
author Fernandes, Jacqueline Ribeiro
author_facet Fernandes, Jacqueline Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Oliveira, Esther Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jacqueline Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Interdisciplinary approach to knowledge
Textual genres
topic Gêneros textuais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Interdisciplinary approach to knowledge
Textual genres
description Resumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curriculares
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:36:34Z
2024-05-01T14:36:34Z
30.10.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654576756228096