Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772 |
Resumo: | Resumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curriculares |
id |
UEL_ac416501102325f2517ac068a16152da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14772 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinarGêneros textuaisAbordagem interdisciplinar do conhecimentoInterdisciplinary approach to knowledgeTextual genresResumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curricularesDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Inserted at the current perspective of High School Innovative Program - ProEMI (MEC- SEB) – a strategy to restructure High School curriculum and to attend contemporary society‘s demands, integrating work, science, culture and technology perspectives into curricular activities – the participating school in Jundiaí (SP) sought to implement this official proposal through work projects, among which the Interdisciplinary Project emerged – Environmental Forum, which aimed to work on contemporary environmental educational issues, sustainable development and sustainability, along the Language teaching as the project ideas completion Based on the socio-discursive interactionism premises (BRONCKART, 23; 26) that take as social cognitive instrument the text genre in all its historical, social and linguistic dimension of world construction and based on the principles of action research (ANDRE, 1995) to promote didactic transposition (CHEVALLARD, 1991; HALTÉ, 28) of science promotion article genre to empower High School students so they can do science and be conscious Considering that didactic transposition involves changes and adaptations in which knowledge are legitimized in educational prescriptive documents under the scientific point of view, the didactization work of this text genre passed by a duplicity of actions: 1st selection, decomposition and modeling that will point out teachable dimensions of genre; 2nd didactic transposition itself that is the object of teaching The research outcomes show a process resulting from the interaction of conflicts between psychological resources already available in the teacher and the tension resulting from the implementation of didactic sequence inserted in a interdisciplinary project which deals with all the curriculum subjectsNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Barros, Eliana Merlin Deganutti deOliveira, Esther Gomes deFernandes, Jacqueline Ribeiro2024-05-01T14:36:34Z2024-05-01T14:36:34Z2015.0030.10.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
title |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
spellingShingle |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar Fernandes, Jacqueline Ribeiro Gêneros textuais Abordagem interdisciplinar do conhecimento Interdisciplinary approach to knowledge Textual genres |
title_short |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
title_full |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
title_fullStr |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
title_sort |
Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar |
author |
Fernandes, Jacqueline Ribeiro |
author_facet |
Fernandes, Jacqueline Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Elvira Lopes [Orientador] Barros, Eliana Merlin Deganutti de Oliveira, Esther Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Jacqueline Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Abordagem interdisciplinar do conhecimento Interdisciplinary approach to knowledge Textual genres |
topic |
Gêneros textuais Abordagem interdisciplinar do conhecimento Interdisciplinary approach to knowledge Textual genres |
description |
Resumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curriculares |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:36:34Z 2024-05-01T14:36:34Z 30.10.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823286137192448 |