Adaptação e avaliação de um jogo educativo para ensino de comportamento assertivo a crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8652 |
Resumo: | Resumo: Estudos sobre assertividade foram realizados, principalmente, nas décadas de 197 e 198 Entretanto, não há um consenso sobre a definição do termo Definições clássicas enfatizam aspectos topográficos do comportamento e, raramente, abordam as dimensões funcionais do mesmo Atualmente, algumas classes de comportamentos são consideradas como fatores protetivos ao desenvolvimento humano, uma dessas classes é a de comportamentos assertivos A literatura recomenda o desenvolvimento desses comportamentos durante a infância, por facilitar a iniciação e manutenção de relacionamentos sociais, contribuir para a aceitação por pares e para o ajustamento escolar Jogos educativos poderiam ser úteis nesse sentido, pois, por meio deles, é possível o ensino de novos comportamentos e o engajamento da criança nas tarefas propostas O objetivo desta pesquisa foi adaptar o jogo de tabuleiro “Space Ability: fazendo contato com Aliens” e avaliar os efeitos do uso do jogo de tabuleiro na versão adaptada sobre comportamentos assertivos de crianças em idade escolar Para isso, essa pesquisa foi estruturada em dois estudos O Estudo 1 trata-se de uma revisão sistemática que teve por objetivo identificar e sistematizar artigos publicados sobre assertividade e Análise do Comportamento entre os anos 1998 e 218 Os dados obtidos neste estudo indicaram que a maioria dos artigos se tratava de estudos teóricos e correlacionais e que, apesar de serem utilizados nas buscas os descritores “análise do comportamento” e “behavior analysis”, apenas nove artigos estavam embasados nos pressupostos da Análise do Comportamento A pouca quantidade de publicações de estudos experimentais, sugere a necessidade de investigações dessa natureza e destaca-se o uso de jogos como forma de intervenção para ensino de comportamento assertivo No Estudo 2 foram avaliados os efeitos da adaptação do jogo “Space Ability: fazendo contato com Aliens” para o ensino de comportamentos assertivos para crianças entre 9 e 1 anos de idade Na Pré e Pós-intervenção os participantes e suas professoras responderam ao Inventário Sistema de Avaliação das Habilidades Sociais (SSRS-BR) e realizou-se sessões de situação simulada, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos (passivos e agressivos) A Intervenção foi composta por seis sessões com o jogo educativo Entre a terceira e quarta sessão de Intervenção ocorreram sessões de situação simulada, que consistiram de sessões de observação dos comportamentos semelhante a que ocorreu na Pré-intervenção, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos As atividades na situação simulada foram conduzidas por uma assistente Verificou-se que três dos quatro participantes apresentaram aumento no percentil da classe geral do SSRS-BR e que a taxa de comportamentos assertivos foi maior que a de inassertivos na fase de Pós-intervenção A partir das respostas às cartas do jogo (Cartas da missão e às Cartas de avaliação), conclui-se que os participantes apresentaram mudança no comportamento verbal e aumento nos percentis do SSRS-BR na Pós-intervenção em relação aos percentis obtidos na Pré-intervenção Considerando a importância do ensino de comportamentos assertivos, sugere-se o aprimoramento das cartas do jogo e a realização de novos estudos, inclusive em aplicações no contexto clínico |
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Adaptação e avaliação de um jogo educativo para ensino de comportamento assertivo a crianças em idade escolarAnálise do comportamentoAssertividade (Psicologia)Habilidades sociaisJogos educativosBehavioral analysisAssertiveness (Psychology)Social skillsEducational gamesResumo: Estudos sobre assertividade foram realizados, principalmente, nas décadas de 197 e 198 Entretanto, não há um consenso sobre a definição do termo Definições clássicas enfatizam aspectos topográficos do comportamento e, raramente, abordam as dimensões funcionais do mesmo Atualmente, algumas classes de comportamentos são consideradas como fatores protetivos ao desenvolvimento humano, uma dessas classes é a de comportamentos assertivos A literatura recomenda o desenvolvimento desses comportamentos durante a infância, por facilitar a iniciação e manutenção de relacionamentos sociais, contribuir para a aceitação por pares e para o ajustamento escolar Jogos educativos poderiam ser úteis nesse sentido, pois, por meio deles, é possível o ensino de novos comportamentos e o engajamento da criança nas tarefas propostas O objetivo desta pesquisa foi adaptar o jogo de tabuleiro “Space Ability: fazendo contato com Aliens” e avaliar os efeitos do uso do jogo de tabuleiro na versão adaptada sobre comportamentos assertivos de crianças em idade escolar Para isso, essa pesquisa foi estruturada em dois estudos O Estudo 1 trata-se de uma revisão sistemática que teve por objetivo identificar e sistematizar artigos publicados sobre assertividade e Análise do Comportamento entre os anos 1998 e 218 Os dados obtidos neste estudo indicaram que a maioria dos artigos se tratava de estudos teóricos e correlacionais e que, apesar de serem utilizados nas buscas os descritores “análise do comportamento” e “behavior analysis”, apenas nove artigos estavam embasados nos pressupostos da Análise do Comportamento A pouca quantidade de publicações de estudos experimentais, sugere a necessidade de investigações dessa natureza e destaca-se o uso de jogos como forma de intervenção para ensino de comportamento assertivo No Estudo 2 foram avaliados os efeitos da adaptação do jogo “Space Ability: fazendo contato com Aliens” para o ensino de comportamentos assertivos para crianças entre 9 e 1 anos de idade Na Pré e Pós-intervenção os participantes e suas professoras responderam ao Inventário Sistema de Avaliação das Habilidades Sociais (SSRS-BR) e realizou-se sessões de situação simulada, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos (passivos e agressivos) A Intervenção foi composta por seis sessões com o jogo educativo Entre a terceira e quarta sessão de Intervenção ocorreram sessões de situação simulada, que consistiram de sessões de observação dos comportamentos semelhante a que ocorreu na Pré-intervenção, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos As atividades na situação simulada foram conduzidas por uma assistente Verificou-se que três dos quatro participantes apresentaram aumento no percentil da classe geral do SSRS-BR e que a taxa de comportamentos assertivos foi maior que a de inassertivos na fase de Pós-intervenção A partir das respostas às cartas do jogo (Cartas da missão e às Cartas de avaliação), conclui-se que os participantes apresentaram mudança no comportamento verbal e aumento nos percentis do SSRS-BR na Pós-intervenção em relação aos percentis obtidos na Pré-intervenção Considerando a importância do ensino de comportamentos assertivos, sugere-se o aprimoramento das cartas do jogo e a realização de novos estudos, inclusive em aplicações no contexto clínicoDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Studies on assertiveness were mainly carried out in the 197s and 198s However, there is no consensus on the definition of the term Classical definitions emphasize topographic aspects of behavior and rarely address its functional dimensions Currently, some classes of behaviors are considered as protective factors for human development, one of these classes is that of assertive behaviors The literature recommends the development of these behaviors during childhood, as it facilitates the initiation and maintenance of social relationships, contributes to peer acceptance and school adjustment Educational games could be useful in this sense, because through them, it is possible to teach new behaviors and engage the child in the proposed tasks The objective of this research was to adapt the board game "Space Ability: making contact with Aliens" and to evaluate the effects of using the board game in the adapted version on assertive behaviors of school age children For this, this research was structured in two studies Study 1 is a systematic review aimed at identifying and systematizing published articles on assertiveness and behavior analysis between 1998 and 218 The data obtained in this study indicated that most of the articles were theoretical and correlational studies and that, although the descriptors "behavior analysis" and "behavior analysis" were used in the searches, only nine articles were based on the assumptions of Behavior Analysis The small number of publications of experimental studies suggests the need for such investigations and highlights the use of games as a form of intervention for teaching assertive behavior In Study 2, the effects of the adaptation of the game "Space Ability: Making Contact with Aliens" for teaching assertive behavior to children between 9 and 1 years of age were evaluated In Pre and Post Intervention, the participants and their teachers responded to the Social Skills Assessment System Inventory (SSRS-BR) and simulated situation sessions were held in which assertive and inassertive (passive and aggressive) behaviors were observed The intervention was composed by six sessions with the educational game Between the third and fourth session of Intervention there was a simulated situation session, which consisted of sessions of observation of the behaviours similar to what occurred in the Pre-intervention, in which assertive and inassertive behaviours were observed The activities in the simulated situation were conducted by an assistant It was verified that three of the four participants presented an increase in the SSRS-BR general class percentile and that the rate of assertive behaviors was higher than that of inassertives in the Post-intervention phase From the responses to the game cards (Mission Cards and Evaluation Cards), it was concluded that the participants showed a change in verbal behaviour and an increase in the SSRS-BR percentiles in the Post-intervention compared to the percentiles obtained in the Pre-intervention phase Considering the importance of teaching assertive behaviors, it is suggested the improvement of the game cards and the performance of new studies, including applications in the clinical contextGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Bolsoni-Silva, Alessandra TuriniCosta, Carlos EduardoBosquetti, Marcella Andressa2024-05-01T11:39:34Z2024-05-01T11:39:34Z2020.0009.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8652porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - 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