O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia Jovino de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14862
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o procedimento adotado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Londrina para o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica, no que se refere aos estudantes com necessidades educacionais especiais Para tanto, realizamos entrevistas com as responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar nas escolas, bem como com a responsável por essa frente na Secretaria Municipal de Educação As entrevistas seguiram roteiro semi-estruturado, foram gravadas e transcritas A coleta dos dados da referida pesquisa ocorreu no ano de 212 Os resultados encontrados indicam: 1) ao contrário do recomendado, os profissionais responsáveis pelo preenchimento das informações e da verificação dessas são os secretários; 2) a exigência de laudo sobre a necessidade educacional especial direciona apenas o lançamento das matrículas na sala de recurso multifuncional, mas não o das salas regulares, possibilitando o registro de alunos que não são população alvo da educação especial; 3) o registro desses alunos é feito em necessidade educacional especial considerada pela escola a mais próxima do que o aluno apresenta, o que altera substancialmente o número de alunos com NEE nas escolas regulares e, consequentemente, os índices de inclusão no Brasil
id UEL_ad1f20c910d3b8313acc25f78b9ab924
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14862
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PREducação especialLondrina (PR)Censo escolarBrasilEscolasPublic policyBrazilResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o procedimento adotado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Londrina para o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica, no que se refere aos estudantes com necessidades educacionais especiais Para tanto, realizamos entrevistas com as responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar nas escolas, bem como com a responsável por essa frente na Secretaria Municipal de Educação As entrevistas seguiram roteiro semi-estruturado, foram gravadas e transcritas A coleta dos dados da referida pesquisa ocorreu no ano de 212 Os resultados encontrados indicam: 1) ao contrário do recomendado, os profissionais responsáveis pelo preenchimento das informações e da verificação dessas são os secretários; 2) a exigência de laudo sobre a necessidade educacional especial direciona apenas o lançamento das matrículas na sala de recurso multifuncional, mas não o das salas regulares, possibilitando o registro de alunos que não são população alvo da educação especial; 3) o registro desses alunos é feito em necessidade educacional especial considerada pela escola a mais próxima do que o aluno apresenta, o que altera substancialmente o número de alunos com NEE nas escolas regulares e, consequentemente, os índices de inclusão no BrasilDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of the present research is to analyze the procedure adopted by Public Municipal Schools in the city of Londrina, Brazil, to fill out the School Census for the Basic Education, in regard to students with special educational needs (SEN) Therefore, one performed several interviews with the ones responsible for the filling out of the School Census at the schools, as well as with the person in the Municipal Education Secretary, who was responsible for this event The interviews followed a semi-structured routine, being both recorded and transcript The data collection of that research occurred in 212The respective results indicate: (1) contrarily to what was recommended, the professionals in charge of the information filling process, as well as its verification, are the secretaries; (2) the mandatory requirement of a report on the special educational need leads to the mere recording in the students’ registration files for placement in classrooms with multifunctional resources, yet not the regular classrooms, allowing the register of students who are not the population targeted by special education; 3) the registration, by the school, of such students under a certain special educational need is done according to the need which is the closest to the one presented by the student, which changes substantially the number of students with SEN in regular schools and, consequently, inclusion figures in BrazilMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Bueno, José Geraldo SilveiraCaiado, Katia Regina MorenoDias, Patrícia Jovino de Oliveira2024-05-01T14:38:18Z2024-05-01T14:38:18Z2014.0027.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14862porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
title O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
spellingShingle O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
Dias, Patrícia Jovino de Oliveira
Educação especial
Londrina (PR)
Censo escolar
Brasil
Escolas
Public policy
Brazil
title_short O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
title_full O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
title_fullStr O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
title_full_unstemmed O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
title_sort O registro de matrículas de alunos com necessidades educacionais na rede municipal de ensino de Londrina/PR
author Dias, Patrícia Jovino de Oliveira
author_facet Dias, Patrícia Jovino de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]
Bueno, José Geraldo Silveira
Caiado, Katia Regina Moreno
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia Jovino de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Londrina (PR)
Censo escolar
Brasil
Escolas
Public policy
Brazil
topic Educação especial
Londrina (PR)
Censo escolar
Brasil
Escolas
Public policy
Brazil
description Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o procedimento adotado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Londrina para o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica, no que se refere aos estudantes com necessidades educacionais especiais Para tanto, realizamos entrevistas com as responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar nas escolas, bem como com a responsável por essa frente na Secretaria Municipal de Educação As entrevistas seguiram roteiro semi-estruturado, foram gravadas e transcritas A coleta dos dados da referida pesquisa ocorreu no ano de 212 Os resultados encontrados indicam: 1) ao contrário do recomendado, os profissionais responsáveis pelo preenchimento das informações e da verificação dessas são os secretários; 2) a exigência de laudo sobre a necessidade educacional especial direciona apenas o lançamento das matrículas na sala de recurso multifuncional, mas não o das salas regulares, possibilitando o registro de alunos que não são população alvo da educação especial; 3) o registro desses alunos é feito em necessidade educacional especial considerada pela escola a mais próxima do que o aluno apresenta, o que altera substancialmente o número de alunos com NEE nas escolas regulares e, consequentemente, os índices de inclusão no Brasil
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:38:18Z
2024-05-01T14:38:18Z
27.02.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14862
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256513871872