Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13908 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo trata da escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino do município de Londrina (PR), por meio da análise das avaliações em larga escala Especificamente, objetivou analisar a participação e o desempenho da referida população nas avaliações: Prova Brasil e ENEM, nos anos de 27 e 28 Tal proposta teve como base metodológica a utilização dos microdados da Prova Brasil (27) e ENEM (27, 28) disponibilizados pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, com a finalidade de analisar os dados a partir das seguintes variáveis: participação na prova, tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça-etnia, idade e desempenho Os resultados da pesquisa apontam que uma parcela significativa da população com necessidade educacional especial realizou o ENEM (27, 28); entretanto, na Prova Brasil (27) a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais foi mínima, o que reforça a ideia de ambiguidade entre discurso e prática inclusiva |
id |
UEL_1bdcd1d550ee56e86e49b1d7097f2fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13908 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PREducação especialExcepcionaisLondrina (PR)Inclusão em educaçãoEstudantesMainstreaming in educationResumo: O presente estudo trata da escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino do município de Londrina (PR), por meio da análise das avaliações em larga escala Especificamente, objetivou analisar a participação e o desempenho da referida população nas avaliações: Prova Brasil e ENEM, nos anos de 27 e 28 Tal proposta teve como base metodológica a utilização dos microdados da Prova Brasil (27) e ENEM (27, 28) disponibilizados pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, com a finalidade de analisar os dados a partir das seguintes variáveis: participação na prova, tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça-etnia, idade e desempenho Os resultados da pesquisa apontam que uma parcela significativa da população com necessidade educacional especial realizou o ENEM (27, 28); entretanto, na Prova Brasil (27) a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais foi mínima, o que reforça a ideia de ambiguidade entre discurso e prática inclusivaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study deals with the education of students with special educational needs in mainstream education of Londrina (PR), through the analysis of large-scale assessments Specifically aimed to analyze the participation and performance of that population on reviews: Prova Brasil and ENEM, in the years 27 and 28 This proposal was based on the methodological use of microdata from Prova Brasil(27) and ENEM (27, 28) provided by INEP-National Institute of Educational Studies and Research Teixeira, in order to analyze the data from the following variables: participation in the race, type of special educational need, sex, race-ethnicity, age and performance The survey results indicate that a significant portion of the population with special educational needs made the ENEM (27, 28), although in Prova Brasil (27) the participation of students with special educational needs was minimal, which reinforces the idea ambiguity between speech and inclusive practiceMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Magalhães, Mônica de CarvalhoSass, OdairSilva, Mariana Cesar Verçosa2024-05-01T14:20:50Z2024-05-01T14:20:50Z2013.0018.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13908porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
title |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
spellingShingle |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR Silva, Mariana Cesar Verçosa Educação especial Excepcionais Londrina (PR) Inclusão em educação Estudantes Mainstreaming in education |
title_short |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
title_full |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
title_fullStr |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
title_full_unstemmed |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
title_sort |
Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina - PR |
author |
Silva, Mariana Cesar Verçosa |
author_facet |
Silva, Mariana Cesar Verçosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] Magalhães, Mônica de Carvalho Sass, Odair |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Cesar Verçosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Excepcionais Londrina (PR) Inclusão em educação Estudantes Mainstreaming in education |
topic |
Educação especial Excepcionais Londrina (PR) Inclusão em educação Estudantes Mainstreaming in education |
description |
Resumo: O presente estudo trata da escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino do município de Londrina (PR), por meio da análise das avaliações em larga escala Especificamente, objetivou analisar a participação e o desempenho da referida população nas avaliações: Prova Brasil e ENEM, nos anos de 27 e 28 Tal proposta teve como base metodológica a utilização dos microdados da Prova Brasil (27) e ENEM (27, 28) disponibilizados pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, com a finalidade de analisar os dados a partir das seguintes variáveis: participação na prova, tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça-etnia, idade e desempenho Os resultados da pesquisa apontam que uma parcela significativa da população com necessidade educacional especial realizou o ENEM (27, 28); entretanto, na Prova Brasil (27) a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais foi mínima, o que reforça a ideia de ambiguidade entre discurso e prática inclusiva |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.02.2013 2013.00 2024-05-01T14:20:50Z 2024-05-01T14:20:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13908 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823269977587712 |