A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12630 |
Resumo: | Resumo: Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões Assim objetivou-se analisar os elementos visuais presentes nas capas das revistas Veja, Isto É e Época, referentes ao caso Isabella Nardoni, anotando a significação da imagem para uma construção de narrativas em torno dos fatos O embasamento teórico e conceitual utilizado na realização das análises segue o pensamento de dois autores, sendo o primeiro Harry Pross que, através de sua teoria relacional dos signos busca por meio da interpretação dos eixos (dentro-fora, acima-abaixo, claro-escuro), permite leituras visuais em diversos textos culturais Outro autor que dá base para as análises é Ivan Bystrina, sendo este um dos principais pensadores da Semiótica da Cultura, e assim como Pross, também compreende a percepção por eixos, ou pólos, enfatizando que o negativo sempre acaba por atrair mais a atenção, destacando que essas características são baseadas em valores arcaicos ainda presentes no homem Neste trabalho, foi possível perceber, por meio dos referencias expostos, elementos de significância para a construção visual da narrativa de um crime nas capas de revista |
id |
UEL_ad4ee1e139693b0611a0359d51767b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12630 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella NardoniImagens fotográficasFotojornalismoComunicação e culturaPhotographic imagesPhotojournalismCulture and communicationResumo: Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões Assim objetivou-se analisar os elementos visuais presentes nas capas das revistas Veja, Isto É e Época, referentes ao caso Isabella Nardoni, anotando a significação da imagem para uma construção de narrativas em torno dos fatos O embasamento teórico e conceitual utilizado na realização das análises segue o pensamento de dois autores, sendo o primeiro Harry Pross que, através de sua teoria relacional dos signos busca por meio da interpretação dos eixos (dentro-fora, acima-abaixo, claro-escuro), permite leituras visuais em diversos textos culturais Outro autor que dá base para as análises é Ivan Bystrina, sendo este um dos principais pensadores da Semiótica da Cultura, e assim como Pross, também compreende a percepção por eixos, ou pólos, enfatizando que o negativo sempre acaba por atrair mais a atenção, destacando que essas características são baseadas em valores arcaicos ainda presentes no homem Neste trabalho, foi possível perceber, por meio dos referencias expostos, elementos de significância para a construção visual da narrativa de um crime nas capas de revistaDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina Departamento de ComunicaçãoAbstract: Since the beginning of time, the image has been present in our lives, taking up different functions Throughout history, production and support techniques have changed and the image has gained more power to a point where, in some moments, it substitutes texts and drives opinion making Therefore, the objective of this work is to analyze the visual elements found on the covers of Veja, Isto é and Época on the Isabela Nardoni"s case, verifying the significance of the image for the construction of narratives surrounding the facts The theoretical and conceptual background used in the analysis is based on two authors: Harry Pross, who, through his signs relational theory, searches for the visual readings of several cultural texts by an axes interpretation (inside-outside, above-below, bright-dark) The other author, Ivan Bystrina, one of the main thinkers in Culture Semiotics, like Pross, understands the perception by axes, or poles, stressing that the negative always attracts more attention, emphasizing that these characteristics are based on archaic values still ingrained in man In this work, it was possible to see, through the exposed references, significant elements for the visual construction of the narrative of a crime on magazine coversKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Contrera, Malena SeguraLopes, Dirce VasconcellosPiana, Andréa Gama2024-05-01T14:00:49Z2024-05-01T14:00:49Z2010.0027.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12630porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
title |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
spellingShingle |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni Piana, Andréa Gama Imagens fotográficas Fotojornalismo Comunicação e cultura Photographic images Photojournalism Culture and communication |
title_short |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
title_full |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
title_fullStr |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
title_full_unstemmed |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
title_sort |
A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni |
author |
Piana, Andréa Gama |
author_facet |
Piana, Andréa Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador] Contrera, Malena Segura Lopes, Dirce Vasconcellos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piana, Andréa Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens fotográficas Fotojornalismo Comunicação e cultura Photographic images Photojournalism Culture and communication |
topic |
Imagens fotográficas Fotojornalismo Comunicação e cultura Photographic images Photojournalism Culture and communication |
description |
Resumo: Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões Assim objetivou-se analisar os elementos visuais presentes nas capas das revistas Veja, Isto É e Época, referentes ao caso Isabella Nardoni, anotando a significação da imagem para uma construção de narrativas em torno dos fatos O embasamento teórico e conceitual utilizado na realização das análises segue o pensamento de dois autores, sendo o primeiro Harry Pross que, através de sua teoria relacional dos signos busca por meio da interpretação dos eixos (dentro-fora, acima-abaixo, claro-escuro), permite leituras visuais em diversos textos culturais Outro autor que dá base para as análises é Ivan Bystrina, sendo este um dos principais pensadores da Semiótica da Cultura, e assim como Pross, também compreende a percepção por eixos, ou pólos, enfatizando que o negativo sempre acaba por atrair mais a atenção, destacando que essas características são baseadas em valores arcaicos ainda presentes no homem Neste trabalho, foi possível perceber, por meio dos referencias expostos, elementos de significância para a construção visual da narrativa de um crime nas capas de revista |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010.00 2024-05-01T14:00:49Z 2024-05-01T14:00:49Z 27.08.2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12630 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823239802716160 |