Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coser, Ivan José
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14350
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta de atividades que envolvem o estudo das equações algébricas polinomiais A ideia é descrever uma proposta de atividades para os estudantes do Ensino Médio envolvendo o conteúdo de equações algébricas polinomiais Dessa forma, a intenção é realizar uma abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau – ou superior – a partir da resolução numérica de alguns problemas que podem ser associados às equações Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para reunir elementos históricos que permitem identificar o surgimento da Álgebra e, consequentemente, das equações Após tal contextualização histórica descreve-se uma sequência de definições, teoremas e resultados que servem de referencial teórico para o estudo e resolução de equações algébricas polinomiais Em destaque, apresenta-se a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra que serviu de alicerce para o surgimento de muitos outros resultados aplicáveis à resolução de equações algébricas polinomiais Para a elaboração da proposta de atividades apresentam-se algumas regras, assim como características e informações a respeito de três métodos numéricos considerados mais elementares Os métodos numéricos apresentados podem ser facilmente aplicados no estudo de equações algébricas polinomiais no Ensino Médio, pois não exigem conceitos e conhecimentos além desse nível de ensino Por fim, descreve-se a proposta de trabalho contendo diversas atividades com as quais o professor de Matemática do Ensino Médio pode desenvolver um trabalho diferenciado com seus alunos, proporcionando um estudo mais completo e aprofundado das equações algébricas polinomiais Nesse contexto, espera-se que a proposta de trabalho apresentada estimule os professores de Matemática do Ensino Médio a realizarem essa abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau ou superior, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equações e da Matemática
id UEL_ad58372e6549672baeae600c6e5fd244
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14350
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricosMatemática (Ensino médio)Estudo e ensinoÁlgebraEquaçõesPolinômiosStudy and teachingAlgebraEquationsPolynomialsNumerical analysisMathematicsResumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta de atividades que envolvem o estudo das equações algébricas polinomiais A ideia é descrever uma proposta de atividades para os estudantes do Ensino Médio envolvendo o conteúdo de equações algébricas polinomiais Dessa forma, a intenção é realizar uma abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau – ou superior – a partir da resolução numérica de alguns problemas que podem ser associados às equações Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para reunir elementos históricos que permitem identificar o surgimento da Álgebra e, consequentemente, das equações Após tal contextualização histórica descreve-se uma sequência de definições, teoremas e resultados que servem de referencial teórico para o estudo e resolução de equações algébricas polinomiais Em destaque, apresenta-se a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra que serviu de alicerce para o surgimento de muitos outros resultados aplicáveis à resolução de equações algébricas polinomiais Para a elaboração da proposta de atividades apresentam-se algumas regras, assim como características e informações a respeito de três métodos numéricos considerados mais elementares Os métodos numéricos apresentados podem ser facilmente aplicados no estudo de equações algébricas polinomiais no Ensino Médio, pois não exigem conceitos e conhecimentos além desse nível de ensino Por fim, descreve-se a proposta de trabalho contendo diversas atividades com as quais o professor de Matemática do Ensino Médio pode desenvolver um trabalho diferenciado com seus alunos, proporcionando um estudo mais completo e aprofundado das equações algébricas polinomiais Nesse contexto, espera-se que a proposta de trabalho apresentada estimule os professores de Matemática do Ensino Médio a realizarem essa abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau ou superior, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equações e da MatemáticaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The following study has as a goal an activities proposal based on the study of polynomial algebraic equations The idea is to describe a proposal of activities for high school students involving the contents of polynomial algebraic equations The intention is to achieve a differentiated approach of polynomial algebraic equations 3rd degree - or higher - from numerical solution of some mathematical problems that can be associated with the equations Initially, it was performed a bibliographic research to gather historical information in order to identify the emergence of Algebra and hence the equations After this historical overview, it was described a sequence of definitions, theorems and results that were used as the theoretical referential for the study and solution of polynomial algebraic equations Featured, the authors presented a demonstration of the Fundamental Theorem of Algebra which was the foundation for the emergence of many others applicable results to the solution of polynomial algebraic equations For the preparation of the proposed activities were presented some rules, as well as characteristics and information about three numerical methods considered elementary The numerical methods presented can be easily applied in the study of polynomial algebraic equations in high school, since they don’t require concepts and knowledge beyond that level of education Finally, we described the proposed work containing various activities in which the Middle School Math teacher can develop a differentiated work with their students, providing a more complete and deep study of polynomial algebraic equations In this context, it is expected the work proposal presented encourages high school mathematics teachers to perform this differentiated approach of polynomial algebraic equations 3rd degree or higher It is believed using this approach a positive effects can be reached in the teaching process and learning of mathematics and equationsRomeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Cirilo, Eliandro RodriguesTrevisan, André LuisCoser, Ivan José2024-05-01T14:30:22Z2024-05-01T14:30:22Z2014.0005.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14350porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
title Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
spellingShingle Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
Coser, Ivan José
Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Álgebra
Equações
Polinômios
Study and teaching
Algebra
Equations
Polynomials
Numerical analysis
Mathematics
title_short Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
title_full Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
title_fullStr Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
title_full_unstemmed Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
title_sort Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricos
author Coser, Ivan José
author_facet Coser, Ivan José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]
Cirilo, Eliandro Rodrigues
Trevisan, André Luis
dc.contributor.author.fl_str_mv Coser, Ivan José
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Álgebra
Equações
Polinômios
Study and teaching
Algebra
Equations
Polynomials
Numerical analysis
Mathematics
topic Matemática (Ensino médio)
Estudo e ensino
Álgebra
Equações
Polinômios
Study and teaching
Algebra
Equations
Polynomials
Numerical analysis
Mathematics
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta de atividades que envolvem o estudo das equações algébricas polinomiais A ideia é descrever uma proposta de atividades para os estudantes do Ensino Médio envolvendo o conteúdo de equações algébricas polinomiais Dessa forma, a intenção é realizar uma abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau – ou superior – a partir da resolução numérica de alguns problemas que podem ser associados às equações Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para reunir elementos históricos que permitem identificar o surgimento da Álgebra e, consequentemente, das equações Após tal contextualização histórica descreve-se uma sequência de definições, teoremas e resultados que servem de referencial teórico para o estudo e resolução de equações algébricas polinomiais Em destaque, apresenta-se a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra que serviu de alicerce para o surgimento de muitos outros resultados aplicáveis à resolução de equações algébricas polinomiais Para a elaboração da proposta de atividades apresentam-se algumas regras, assim como características e informações a respeito de três métodos numéricos considerados mais elementares Os métodos numéricos apresentados podem ser facilmente aplicados no estudo de equações algébricas polinomiais no Ensino Médio, pois não exigem conceitos e conhecimentos além desse nível de ensino Por fim, descreve-se a proposta de trabalho contendo diversas atividades com as quais o professor de Matemática do Ensino Médio pode desenvolver um trabalho diferenciado com seus alunos, proporcionando um estudo mais completo e aprofundado das equações algébricas polinomiais Nesse contexto, espera-se que a proposta de trabalho apresentada estimule os professores de Matemática do Ensino Médio a realizarem essa abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau ou superior, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equações e da Matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.02.2014
2014.00
2024-05-01T14:30:22Z
2024-05-01T14:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14350
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823252886847488