Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazion, Heloisa Pires
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16372
Resumo: Resumo: Este estudo, de caráter qualitativo, procura analisar fontes históricas presentes em um livro didático de História e como os alunos interpretam essas fontes Destaca-se que a pesquisa está ancorada numa área denominada Educação Histórica (BARCA, 27; CAINELLI, 211; GAGO, 27; LEE, 26; SCHMIDT, 211; SIMÃO, 27), na qual a escola é o campo de investigação por excelência Nossa investigação foi realizada em um Colégio Estadual localizado na cidade de Londrina-PR O público-alvo foram alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Sublinha-se que foram realizadas observações de campo, aplicação de questionário e para o desenvolvimento do estudo final foi elaborado, a partir das ideias de Simão (27), um kit de fontes históricas composto por 5 fontes, sendo 2 escritas e 3 iconográficas A análise dos dados foi feita a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Franco (28), e também pela Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin (28) e Charmaz (29) Ao final desta pesquisa conseguimos identificar quais e como são dispostas as fontes no livro didático analisado e como os alunos interpretam essas fontes históricas Com relação às fontes propostas no livro didático identificamos quatro categorias, sendo elas: reforço da escrita, informativa, ilustrativa e documento histórico Já no caso dos alunos chegamos as categorias: fonte histórica como verdade inquestionável, fonte histórica como materialização do fato, fonte histórica como fruto de pesquisa e fonte histórica como ensinamento
id UEL_ad80b7d68dd4adb6493cc9c9e4199d95
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16372
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017HistóriaEstudo e ensinoEducação históricaHistóriaFontesHistoryHistoryHistoryTextbooksStudy and teachingSourcesResumo: Este estudo, de caráter qualitativo, procura analisar fontes históricas presentes em um livro didático de História e como os alunos interpretam essas fontes Destaca-se que a pesquisa está ancorada numa área denominada Educação Histórica (BARCA, 27; CAINELLI, 211; GAGO, 27; LEE, 26; SCHMIDT, 211; SIMÃO, 27), na qual a escola é o campo de investigação por excelência Nossa investigação foi realizada em um Colégio Estadual localizado na cidade de Londrina-PR O público-alvo foram alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Sublinha-se que foram realizadas observações de campo, aplicação de questionário e para o desenvolvimento do estudo final foi elaborado, a partir das ideias de Simão (27), um kit de fontes históricas composto por 5 fontes, sendo 2 escritas e 3 iconográficas A análise dos dados foi feita a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Franco (28), e também pela Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin (28) e Charmaz (29) Ao final desta pesquisa conseguimos identificar quais e como são dispostas as fontes no livro didático analisado e como os alunos interpretam essas fontes históricas Com relação às fontes propostas no livro didático identificamos quatro categorias, sendo elas: reforço da escrita, informativa, ilustrativa e documento histórico Já no caso dos alunos chegamos as categorias: fonte histórica como verdade inquestionável, fonte histórica como materialização do fato, fonte histórica como fruto de pesquisa e fonte histórica como ensinamentoDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This qualitative study seeks to analyze historical sources present in a didactic history book and how students interpret these sources The research is anchored in an area called Historical Education (BARCA, 27; CAINELLI, 211; GAGO, 27; LEE, 26; SCHMIDT, 211; SIMON, 27), in which school is the field of research par excellence Our investigation was carried out in a State College located in the city of Londrina-PR The target audience were students in the sixth grade of Elementary School It was emphasized that field observations were made, questionnaire application and for the development of the final study was drawn, from the ideas of Simão (27), a kit of historical sources composed of 5 sources, 2 written and 3 iconographic The analysis of the data was made using the Content Analysis methodology, proposed by Franco (28), and also by the Grounded Theory of Strauss and Corbin (28) and Charmaz (29) At the end of this research we were able to identify the sources of the analyzed textbook and how the students interpret these historical sources With regard to the sources proposed in the textbook, we identified four categories: writing, informative, illustrative and historical documents In the students' case, we arrive at the categories: historical source as unquestionable truth, historical source as materialization of fact, historical source as the fruit of research and historical source as teachingCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Urban, Ana ClaudiaAlves, Ronaldo CardosoFazion, Heloisa Pires2024-05-01T15:06:41Z2024-05-01T15:06:41Z2018.0020.04.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16372porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
title Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
spellingShingle Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
Fazion, Heloisa Pires
História
Estudo e ensino
Educação histórica
História
Fontes
History
History
History
Textbooks
Study and teaching
Sources
title_short Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
title_full Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
title_fullStr Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
title_full_unstemmed Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
title_sort Fontes históricas propostas no livro didático : interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental : Londrina, 2017
author Fazion, Heloisa Pires
author_facet Fazion, Heloisa Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Urban, Ana Claudia
Alves, Ronaldo Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazion, Heloisa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Educação histórica
História
Fontes
History
History
History
Textbooks
Study and teaching
Sources
topic História
Estudo e ensino
Educação histórica
História
Fontes
History
History
History
Textbooks
Study and teaching
Sources
description Resumo: Este estudo, de caráter qualitativo, procura analisar fontes históricas presentes em um livro didático de História e como os alunos interpretam essas fontes Destaca-se que a pesquisa está ancorada numa área denominada Educação Histórica (BARCA, 27; CAINELLI, 211; GAGO, 27; LEE, 26; SCHMIDT, 211; SIMÃO, 27), na qual a escola é o campo de investigação por excelência Nossa investigação foi realizada em um Colégio Estadual localizado na cidade de Londrina-PR O público-alvo foram alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Sublinha-se que foram realizadas observações de campo, aplicação de questionário e para o desenvolvimento do estudo final foi elaborado, a partir das ideias de Simão (27), um kit de fontes históricas composto por 5 fontes, sendo 2 escritas e 3 iconográficas A análise dos dados foi feita a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Franco (28), e também pela Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin (28) e Charmaz (29) Ao final desta pesquisa conseguimos identificar quais e como são dispostas as fontes no livro didático analisado e como os alunos interpretam essas fontes históricas Com relação às fontes propostas no livro didático identificamos quatro categorias, sendo elas: reforço da escrita, informativa, ilustrativa e documento histórico Já no caso dos alunos chegamos as categorias: fonte histórica como verdade inquestionável, fonte histórica como materialização do fato, fonte histórica como fruto de pesquisa e fonte histórica como ensinamento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.04.2018
2018.00
2024-05-01T15:06:41Z
2024-05-01T15:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16372
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823259206615040