O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marcela de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13906
Resumo: Resumo: A Educação em Direitos Humanos foi analisada, nesta pesquisa, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 26, proposto e desenvolvido por setores governamentais, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e por uma significativa parcela do pensamento produzido nas universidades O materialismo histórico e dialético, referencial adotado na análise, possibilitou compreender por que essa proposta de Educação em Direitos Humanos é mais um instrumento para a realização de interesses de classe Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação escolar desmistificando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social e à violência escolar Apresentou-se uma abordagem histórica da constituição do conceito de direitos humanos e o processo de sua vinculação à educação Na análise, utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos, explorando-se dialeticamente os dados oficiais relativos às desigualdades e violência levantados pelo INEP, além de questionários aplicados junto aos professores, contrapondo-os às diretrizes do PNEDH, implementadas pelo Estado para a garantia da Educação em Direitos Humanos Os resultados revelam que a escola está longe de constituir-se como a idealizada pelo PNEDH, e que, apesar dos esforços perceptíveis, as políticas formuladas agem no sentido de reforçar as regras e mecanismos eficazes de dominação e subordinação ao capital
id UEL_adf884a7eb80fbeee7af66bdf63aa7ec
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13906
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola públicaDireitos humanos na educaçãoEducação e EstadoPolíticas públicasBrasilHuman rights in educationPublic policyBrazilResumo: A Educação em Direitos Humanos foi analisada, nesta pesquisa, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 26, proposto e desenvolvido por setores governamentais, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e por uma significativa parcela do pensamento produzido nas universidades O materialismo histórico e dialético, referencial adotado na análise, possibilitou compreender por que essa proposta de Educação em Direitos Humanos é mais um instrumento para a realização de interesses de classe Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação escolar desmistificando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social e à violência escolar Apresentou-se uma abordagem histórica da constituição do conceito de direitos humanos e o processo de sua vinculação à educação Na análise, utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos, explorando-se dialeticamente os dados oficiais relativos às desigualdades e violência levantados pelo INEP, além de questionários aplicados junto aos professores, contrapondo-os às diretrizes do PNEDH, implementadas pelo Estado para a garantia da Educação em Direitos Humanos Os resultados revelam que a escola está longe de constituir-se como a idealizada pelo PNEDH, e que, apesar dos esforços perceptíveis, as políticas formuladas agem no sentido de reforçar as regras e mecanismos eficazes de dominação e subordinação ao capitalDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The Human Rights Education was analyzed in this research from the National Action Plan for Human Rights Education - PNEDH (26), proposed and developed by the government, by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and by a significant portion of thought produced in universities The dialectical and historical materialism, reference adopted in the analysis, enabled us to understand why this proposal for Human Rights Education is an additional tool for conducting class interests The announcement in the PNEDH aspects related to human rights, education and society was investigated, in order to comprehend the reasons for this expansion trend that links Human Rights with School Education, demystifying the current educational policies focused on social inequality and school violence It presented a historical review of the constitution of the Human Rights concept and the process of its connection to education In the analysis, quantitative and qualitative data were used to explore dialectically the official data raised by INEP for inequality and violence, as well as questionnaires answered by teachers, as opposed to the PNEDH guidelines, implemented by the State to guarantee the Human Rights Education The results show that the school is far from being the model idealized by PNEDH, and that despite the noticeable effort, the developed policies empower the rules and mechanisms of domination and subordination to capitalOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Meletti, SilviaTonet, IvoNunes, Marcela de Oliveira2024-05-01T14:20:48Z2024-05-01T14:20:48Z2013.0026.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13906porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
title O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
spellingShingle O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
Nunes, Marcela de Oliveira
Direitos humanos na educação
Educação e Estado
Políticas públicas
Brasil
Human rights in education
Public policy
Brazil
title_short O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
title_full O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
title_fullStr O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
title_full_unstemmed O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
title_sort O plano nacional de educação em direitos humanos e a realidade da escola pública
author Nunes, Marcela de Oliveira
author_facet Nunes, Marcela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Meletti, Silvia
Tonet, Ivo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marcela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos na educação
Educação e Estado
Políticas públicas
Brasil
Human rights in education
Public policy
Brazil
topic Direitos humanos na educação
Educação e Estado
Políticas públicas
Brasil
Human rights in education
Public policy
Brazil
description Resumo: A Educação em Direitos Humanos foi analisada, nesta pesquisa, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 26, proposto e desenvolvido por setores governamentais, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e por uma significativa parcela do pensamento produzido nas universidades O materialismo histórico e dialético, referencial adotado na análise, possibilitou compreender por que essa proposta de Educação em Direitos Humanos é mais um instrumento para a realização de interesses de classe Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação escolar desmistificando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social e à violência escolar Apresentou-se uma abordagem histórica da constituição do conceito de direitos humanos e o processo de sua vinculação à educação Na análise, utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos, explorando-se dialeticamente os dados oficiais relativos às desigualdades e violência levantados pelo INEP, além de questionários aplicados junto aos professores, contrapondo-os às diretrizes do PNEDH, implementadas pelo Estado para a garantia da Educação em Direitos Humanos Os resultados revelam que a escola está longe de constituir-se como a idealizada pelo PNEDH, e que, apesar dos esforços perceptíveis, as políticas formuladas agem no sentido de reforçar as regras e mecanismos eficazes de dominação e subordinação ao capital
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:20:48Z
2024-05-01T14:20:48Z
26.03.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13906
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823286990733312