Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Fabeni dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15193
Resumo: Resumo: Esta Dissertação identificou onde e como o Ensino de Sociologia nas séries finais do Ensino Fundamental tem sido praticado no Brasil , se preocupando em ressaltar o caráter específico que essas práticas assumem devido às particularidades do público a qual se destinam, partindo do pressuposto de que existe uma relevância dos conteúdos da Sociologia/Ciências Sociais, inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental, entendidos como importantes para a formação de um estudante capaz de desnaturalizar, estranhar e desmistificar a realidade social que o cerca, de tal modo que possa participar mais conscientemente no meio político e cultural, já desde esta etapa de escolarização Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso, escolhendo duas experiências de ensino de Sociologia/Ciências Sociais, experenciadas atualmente no Ensino Fundamental, por meio da disciplina institucionalizada na grade curricular: o caso do colégio Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro e o caso das experiências desenvolvidas no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul O objetivo era construir um panorama atual a partir dos relatos dessas experiências, entrevistando professores, analisando os materiais didáticos e elencando as principais dificuldades de implementação dessas práticas A Sociologia da Experiência de François Dubet foi eleita como orientação teórica e metodológica a ser utilizada na elaboração das estratégias de pesquisa e na análise dos dados coletados Tal escolha se justifica, pois ao pensar as práticas do Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, a pesquisa designou como foco desenvolver um olhar sociológico mais aprofundado, tendo como ponto principal os relatos das experiências produzidas pelos professores Ao tomar como foco de análise o fazer docente, busca-se elaborar uma apreensão da história da experiência, que é o Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, ou seja, construir uma primeira dimensão do fenômeno, que deve se dar, essencialmente, a partir dos sujeitos que possuem uma maior controle da experiência e desenvolvem sobre ela uma visão menos fragmentada Assim, o cotidiano de sala de aula é apresentado por meio dos Currículos e Materiais Didáticos elaborados pelos professores, experiências pedagógicas que provocam uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos trilhados pela disciplina nesta etapa da escolarização e as possibilidades de ampliação de sua inserção no país
id UEL_af694d8be11e7ff39fcd171e42e89aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15193
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professoresSociologiaEstudo e ensinoSociologia (Ensino fundamental)Prática de ensinoMaterial didáticoSociologyStudy and teachingResumo: Esta Dissertação identificou onde e como o Ensino de Sociologia nas séries finais do Ensino Fundamental tem sido praticado no Brasil , se preocupando em ressaltar o caráter específico que essas práticas assumem devido às particularidades do público a qual se destinam, partindo do pressuposto de que existe uma relevância dos conteúdos da Sociologia/Ciências Sociais, inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental, entendidos como importantes para a formação de um estudante capaz de desnaturalizar, estranhar e desmistificar a realidade social que o cerca, de tal modo que possa participar mais conscientemente no meio político e cultural, já desde esta etapa de escolarização Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso, escolhendo duas experiências de ensino de Sociologia/Ciências Sociais, experenciadas atualmente no Ensino Fundamental, por meio da disciplina institucionalizada na grade curricular: o caso do colégio Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro e o caso das experiências desenvolvidas no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul O objetivo era construir um panorama atual a partir dos relatos dessas experiências, entrevistando professores, analisando os materiais didáticos e elencando as principais dificuldades de implementação dessas práticas A Sociologia da Experiência de François Dubet foi eleita como orientação teórica e metodológica a ser utilizada na elaboração das estratégias de pesquisa e na análise dos dados coletados Tal escolha se justifica, pois ao pensar as práticas do Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, a pesquisa designou como foco desenvolver um olhar sociológico mais aprofundado, tendo como ponto principal os relatos das experiências produzidas pelos professores Ao tomar como foco de análise o fazer docente, busca-se elaborar uma apreensão da história da experiência, que é o Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, ou seja, construir uma primeira dimensão do fenômeno, que deve se dar, essencialmente, a partir dos sujeitos que possuem uma maior controle da experiência e desenvolvem sobre ela uma visão menos fragmentada Assim, o cotidiano de sala de aula é apresentado por meio dos Currículos e Materiais Didáticos elaborados pelos professores, experiências pedagógicas que provocam uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos trilhados pela disciplina nesta etapa da escolarização e as possibilidades de ampliação de sua inserção no paísDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This work identified where and how the Teaching Sociology in the final grades of primary education has been practiced in Brazil However, it should be emphasized that the specific character of these pedagogical practices adopt due to the peculiarities of the public which are intended and this essay intends to discuss the relevance of the contents of Sociology / Social Sciences, inserted in the final years of elementary school, as an important element for to form a student able to deconstruct, demystify and surprising the reality around him, so that he can consciously participate in the political and culture, since this stage of schooling Thus, we opted for the development of a case study, choosing two experiences teaching Sociology / Social Science in Elementary Education through institutionalized discipline in the curriculum: the case of Colégio Pedro II, school located in the city of Rio de Janeiro and the case of the experiments conducted in São Leopoldo, Rio Grande do Sul The goal was to build a current view these experiences, from this cut has gone to collect data regarding curriculum proposals, textbooks and teachers' reports regarding the practices developed in the classroom and the main difficulties of implementing these practices The Sociology of Experience of François Dubet was chosen as theoretical and methodological guidance to be used in the preparation of research strategies and data analysis This choice is justified because to think the Theaching of Sociology practices in elementary education, research has focused development of the sociological perspective, from the accounts of experiences produced by teachers Taking as focus of analysis what the teacher do, we seek seize the history of experience, which is the Theaching of Sociology in Elementary Education, or build a first dimension of the phenomenon, which should give essentially from of the subjects who have greater control of the experience and a less fragmented view about her Thus, the classroom routine is presented through the Curriculum and Teaching Materials prepared by teachers, educational experiences that lead to a deeper reflection on the paths taken by the discipline in this stage of schooling and its insertion and expansion opportunities in the countryLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Silva, Ileizi Luciana FiorelliSchevisbiski, Renata SchlumbergerJesus, Adriana Regina deLanza, FábioSantos, Jaqueline Fabeni dos2024-05-01T14:45:53Z2024-05-01T14:45:53Z2014.0008.12.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15193porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
title Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
spellingShingle Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
Santos, Jaqueline Fabeni dos
Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Material didático
Sociology
Study and teaching
title_short Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
title_full Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
title_fullStr Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
title_full_unstemmed Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
title_sort Experiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professores
author Santos, Jaqueline Fabeni dos
author_facet Santos, Jaqueline Fabeni dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]
Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Schevisbiski, Renata Schlumberger
Jesus, Adriana Regina de
Lanza, Fábio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Fabeni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Material didático
Sociology
Study and teaching
topic Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Material didático
Sociology
Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação identificou onde e como o Ensino de Sociologia nas séries finais do Ensino Fundamental tem sido praticado no Brasil , se preocupando em ressaltar o caráter específico que essas práticas assumem devido às particularidades do público a qual se destinam, partindo do pressuposto de que existe uma relevância dos conteúdos da Sociologia/Ciências Sociais, inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental, entendidos como importantes para a formação de um estudante capaz de desnaturalizar, estranhar e desmistificar a realidade social que o cerca, de tal modo que possa participar mais conscientemente no meio político e cultural, já desde esta etapa de escolarização Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso, escolhendo duas experiências de ensino de Sociologia/Ciências Sociais, experenciadas atualmente no Ensino Fundamental, por meio da disciplina institucionalizada na grade curricular: o caso do colégio Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro e o caso das experiências desenvolvidas no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul O objetivo era construir um panorama atual a partir dos relatos dessas experiências, entrevistando professores, analisando os materiais didáticos e elencando as principais dificuldades de implementação dessas práticas A Sociologia da Experiência de François Dubet foi eleita como orientação teórica e metodológica a ser utilizada na elaboração das estratégias de pesquisa e na análise dos dados coletados Tal escolha se justifica, pois ao pensar as práticas do Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, a pesquisa designou como foco desenvolver um olhar sociológico mais aprofundado, tendo como ponto principal os relatos das experiências produzidas pelos professores Ao tomar como foco de análise o fazer docente, busca-se elaborar uma apreensão da história da experiência, que é o Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, ou seja, construir uma primeira dimensão do fenômeno, que deve se dar, essencialmente, a partir dos sujeitos que possuem uma maior controle da experiência e desenvolvem sobre ela uma visão menos fragmentada Assim, o cotidiano de sala de aula é apresentado por meio dos Currículos e Materiais Didáticos elaborados pelos professores, experiências pedagógicas que provocam uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos trilhados pela disciplina nesta etapa da escolarização e as possibilidades de ampliação de sua inserção no país
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 08.12.2014
2014.00
2024-05-01T14:45:53Z
2024-05-01T14:45:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15193
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências Sociais
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308116393984