"É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Aline Gonçalves de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
Resumo: O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia.
id UFCG_ad8340c32b898582af2e6d45c648e439
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16451
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.It is through research that one learns: research as a didactic strategy in the teaching of Sociology.Ensino de sociologia - ensino médioMetodologias de ensino de SociologiaPesquisa - ensino de SociologiaSociologia no Ensino MédioLivros didáticos - SociologiaEnsino de Sociologia no BrasilInstitucionalização do ensino de SociologiaEstratégia didática - ensino de SociologiaPrática docente - ensino de SociologiaSociology Teaching - High SchoolSociology teaching methodologiesResearch - teaching sociologySociology in High SchoolTextbooks - SociologyTeaching Sociology in BrazilInstitutionalization of Sociology teachingDidactic strategy - Sociology teachingTeaching practice - teaching of SociologyPratique pédagogique - enseignement de la sociologieEnseignement de la sociologie - LycéeManuels - SociologieStratégie didactique - Enseignement de la sociologieInstitutionnalisation de l'enseignement de la sociologieSociologia.Educação.O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia.This capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers on their Sociology classes was part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didatc strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all This capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers in their Sociology classes as part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didactic strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all the relevant aspects and its implications. What guides the study is: What is the relevance of research and its applicability during High School, specifically in Campina Grande scenario? The information was gotten through structured questionnaires applied to three Sociology teachers from different public schools in Campina Grande – Paraíba area. Therefore, from a theoretical study of the normative milestones, recognized authors, appraisal of the book used in the research’s field, a questionnaire was applied to the teachers of the city. Through this material, it started a reflection about the practice of the research in Campina Grande and it was possible to conclude some parameters in common and variances between the theory and practice in that field, including the difficulties of the interviewed teachers to use the research as a didact strategy on their Sociology’s class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420FERREIRA JÚNIOR, José.FERREIRA JÚNIOR, J.http://lattes.cnpq.br/3587556735419259SOUSA, Aline Gonçalves de.2020-03-122020-11-21T09:40:50Z2020-11-212020-11-21T09:40:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451SOUSA, Aline Gonçalves de. “É pesquisando que se aprende”: a pesquisa como estratégia didática no ensino de sociologia. 2020. 101f. (Dissertação), Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:20:23Zoai:localhost:riufcg/16451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:20:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
It is through research that one learns: research as a didactic strategy in the teaching of Sociology.
title "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
spellingShingle "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
SOUSA, Aline Gonçalves de.
Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Pesquisa - ensino de Sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Livros didáticos - Sociologia
Ensino de Sociologia no Brasil
Institucionalização do ensino de Sociologia
Estratégia didática - ensino de Sociologia
Prática docente - ensino de Sociologia
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Research - teaching sociology
Sociology in High School
Textbooks - Sociology
Teaching Sociology in Brazil
Institutionalization of Sociology teaching
Didactic strategy - Sociology teaching
Teaching practice - teaching of Sociology
Pratique pédagogique - enseignement de la sociologie
Enseignement de la sociologie - Lycée
Manuels - Sociologie
Stratégie didactique - Enseignement de la sociologie
Institutionnalisation de l'enseignement de la sociologie
Sociologia.
Educação.
title_short "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
title_full "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
title_fullStr "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
title_full_unstemmed "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
title_sort "É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.
author SOUSA, Aline Gonçalves de.
author_facet SOUSA, Aline Gonçalves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
FERREIRA JÚNIOR, José.
FERREIRA JÚNIOR, J.
http://lattes.cnpq.br/3587556735419259
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Aline Gonçalves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Pesquisa - ensino de Sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Livros didáticos - Sociologia
Ensino de Sociologia no Brasil
Institucionalização do ensino de Sociologia
Estratégia didática - ensino de Sociologia
Prática docente - ensino de Sociologia
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Research - teaching sociology
Sociology in High School
Textbooks - Sociology
Teaching Sociology in Brazil
Institutionalization of Sociology teaching
Didactic strategy - Sociology teaching
Teaching practice - teaching of Sociology
Pratique pédagogique - enseignement de la sociologie
Enseignement de la sociologie - Lycée
Manuels - Sociologie
Stratégie didactique - Enseignement de la sociologie
Institutionnalisation de l'enseignement de la sociologie
Sociologia.
Educação.
topic Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Pesquisa - ensino de Sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Livros didáticos - Sociologia
Ensino de Sociologia no Brasil
Institucionalização do ensino de Sociologia
Estratégia didática - ensino de Sociologia
Prática docente - ensino de Sociologia
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Research - teaching sociology
Sociology in High School
Textbooks - Sociology
Teaching Sociology in Brazil
Institutionalization of Sociology teaching
Didactic strategy - Sociology teaching
Teaching practice - teaching of Sociology
Pratique pédagogique - enseignement de la sociologie
Enseignement de la sociologie - Lycée
Manuels - Sociologie
Stratégie didactique - Enseignement de la sociologie
Institutionnalisation de l'enseignement de la sociologie
Sociologia.
Educação.
description O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
2020-11-21T09:40:50Z
2020-11-21
2020-11-21T09:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
SOUSA, Aline Gonçalves de. “É pesquisando que se aprende”: a pesquisa como estratégia didática no ensino de sociologia. 2020. 101f. (Dissertação), Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
identifier_str_mv SOUSA, Aline Gonçalves de. “É pesquisando que se aprende”: a pesquisa como estratégia didática no ensino de sociologia. 2020. 101f. (Dissertação), Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744472518426624