Sentidos atribuídos por estudantes de um curso de licenciatura em matemática para as relações que desenvolveram com a matemática ao longo de suas vidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermann, Wellington
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16788
Resumo: Resumo: Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo estabelecer compreensões a respeito dos sentidos que a Matemática assume ao longo das vidas de estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática Essa tese foi organizada em duas partes Na primeira parte, fizemos um estudo das acepções do termo relação e dos significados que ele assume em diferentes campos teóricos: na Filosofia, na Matemática e na Educação Esse estudo nos permitiu elencar características e elementos que estão vinculados à relação nas diferentes áreas estudadas, para, depois, transpô-los para a noção da relação com o saber, enriquecendo, assim, o referencial teórico que fundamenta essa investigação Na segunda parte dessa tese, para cumprir com o objetivo expresso, coletamos dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual paranaense As questões foram elaboradas tendo como referência a relação dos sujeitos com a Matemática ao longo de suas vidas A Analise Textual Discursiva contribuiu metodologicamente com a nossa investigação, agindo em conjunto com a matriz das propriedades, instrumento que criamos para categorizar os dados obtidos por meio das entrevistas A matriz das propriedades foi desenvolvida a partir das dimensões da relação com o saber e das duas propriedades que emergiram das análises preliminares dos dados Das análises propiciadas pela categorização dos dados, obtivemos resultados importante para a elaboração de uma teoria da relação com o saber, na forma de um modelo vetorial para o sistema didático Os outros resultados que obtivemos, têm relação mais estreita com o objetivo geral dessa pesquisa e eles se deram na forma de um sistema de sentidos que possibilitou a reconstrução das histórias das relações dos sujeitos com a Matemática, revelando, assim, as respectivas trajetórias de cada um dos sujeitos, que acabou por conduzi-los ao Curso de Licenciatura em Matemática
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This is a qualitative research that aimed to establish understandings about the meanings that Mathematics assumes throughout the lives of students of a Degree in Mathematics This thesis was organized in two parts In the first part, we made a study of the meanings of the term relationship and the meanings it assumes in different theoretical fields: in Philosophy, Mathematics and Education This study allowed us to list characteristics and elements that are linked to the relationship in the different areas studied, and then transpose them to the notion of the relationship to knowledge, thus enriching the theoretical framework that underlies this research In the second part of this thesis, in order to fulfill the stated objective, we collected data, through semi-structured interviews, with four students of a Mathematics Degree Course of a State University of Paraná The questions were elaborated with reference to the subject’s relationship to Mathematics throughout their lives The Discursive Textual Analysis contributed methodologically with our investigation, acting in conjunction with the property’s matrix, the instrument we created to categorize the data obtained through the interviews The property’s matrix was developed from the dimensions of the relationship to knowledge and from the two properties that emerged from the preliminary analyzes of the data From the analysis provided by the data categorization, we obtained important results for the elaboration of a theory of the relationship to knowledge, in the form of a vector model for the didactic system The other results we obtained are more closely related to the general objective of this research, and they were given in the form of a system of meanings that enabled the reconstruction of the histories of subject’s relations to Mathematics, thus revealing the respective trajectories of each one of the subjects, who eventually led them to the Degree in MathematicsPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Rezende, VeridianaLuccas, SimoneBroietti, Fabiele Cristiane DiasArruda, Sergio de MelloHermann, Wellington2024-05-01T15:14:49Z2024-05-01T15:14:49Z2018.0017.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16788porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - 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