Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Giane [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646
https://hdl.handle.net/11600/62447
Resumo: A presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática.
id UFSP_978b440192d80e9d059371ca0e987a46
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62447
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágioEstágio na licenciaturaFormação inicial de professores de matemáticaSentidoSignificadoBachelor internshipInitial mathematics teacher trainingSenseMeaningA presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática.The present research has as a central theme, the initial training of Mathematics teachers and aims to investigate the senses attributed by undergraduate students to the internship activity. To this end, we followed interns of the Supervised Internship II subject in Mathematics of the Science course at UNIFESP. Based on theoretical references from the historical-cultural perspective, sense is understood as the way in which the subject appropriates a certain meaning; this, in turn, is the generalization of the concept, socially constructed. In a qualitative approach, we discuss the data produced from the follow-up of a Mathematics undergraduate during his internship activities in the aforementioned discipline, and mainly those carried out in the field school. The results show that the experiences lived in the internship activity caused a reflection and reframing of the motives and senses by the trainee, that is, the initial motives underwent changes during the activity and, consequently, there was a mutability of the senses. Thus, we interpreted that the actions proposed and developed by this discipline promoted changes in motives and meanings and an approximation to the objectives and meanings related to the internship. With this study, we contributed to the research on the supervised internship and to the reflections on the training of future Mathematics teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLinardi, Patricia Rosana [UNIFESP]Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7363876198229203http://lattes.cnpq.br/0269784660322566http://lattes.cnpq.br/6630215514448034Rodrigues, Giane [UNIFESP]2021-12-20T11:31:34Z2021-12-20T11:31:34Z2020-06-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion85 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646https://hdl.handle.net/11600/62447porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T12:11:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T12:11:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
title Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
spellingShingle Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
Rodrigues, Giane [UNIFESP]
Estágio na licenciatura
Formação inicial de professores de matemática
Sentido
Significado
Bachelor internship
Initial mathematics teacher training
Sense
Meaning
title_short Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
title_full Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
title_fullStr Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
title_full_unstemmed Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
title_sort Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
author Rodrigues, Giane [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Giane [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]
Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7363876198229203
http://lattes.cnpq.br/0269784660322566
http://lattes.cnpq.br/6630215514448034
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Giane [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio na licenciatura
Formação inicial de professores de matemática
Sentido
Significado
Bachelor internship
Initial mathematics teacher training
Sense
Meaning
topic Estágio na licenciatura
Formação inicial de professores de matemática
Sentido
Significado
Bachelor internship
Initial mathematics teacher training
Sense
Meaning
description A presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
2021-12-20T11:31:34Z
2021-12-20T11:31:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646
https://hdl.handle.net/11600/62447
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646
https://hdl.handle.net/11600/62447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268367658287104