Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646 https://hdl.handle.net/11600/62447 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática. |
id |
UFSP_978b440192d80e9d059371ca0e987a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62447 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágioEstágio na licenciaturaFormação inicial de professores de matemáticaSentidoSignificadoBachelor internshipInitial mathematics teacher trainingSenseMeaningA presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática.The present research has as a central theme, the initial training of Mathematics teachers and aims to investigate the senses attributed by undergraduate students to the internship activity. To this end, we followed interns of the Supervised Internship II subject in Mathematics of the Science course at UNIFESP. Based on theoretical references from the historical-cultural perspective, sense is understood as the way in which the subject appropriates a certain meaning; this, in turn, is the generalization of the concept, socially constructed. In a qualitative approach, we discuss the data produced from the follow-up of a Mathematics undergraduate during his internship activities in the aforementioned discipline, and mainly those carried out in the field school. The results show that the experiences lived in the internship activity caused a reflection and reframing of the motives and senses by the trainee, that is, the initial motives underwent changes during the activity and, consequently, there was a mutability of the senses. Thus, we interpreted that the actions proposed and developed by this discipline promoted changes in motives and meanings and an approximation to the objectives and meanings related to the internship. With this study, we contributed to the research on the supervised internship and to the reflections on the training of future Mathematics teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLinardi, Patricia Rosana [UNIFESP]Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7363876198229203http://lattes.cnpq.br/0269784660322566http://lattes.cnpq.br/6630215514448034Rodrigues, Giane [UNIFESP]2021-12-20T11:31:34Z2021-12-20T11:31:34Z2020-06-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion85 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646https://hdl.handle.net/11600/62447porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T12:11:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T12:11:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
title |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
spellingShingle |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio Rodrigues, Giane [UNIFESP] Estágio na licenciatura Formação inicial de professores de matemática Sentido Significado Bachelor internship Initial mathematics teacher training Sense Meaning |
title_short |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
title_full |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
title_fullStr |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
title_full_unstemmed |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
title_sort |
Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio |
author |
Rodrigues, Giane [UNIFESP] |
author_facet |
Rodrigues, Giane [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP] Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7363876198229203 http://lattes.cnpq.br/0269784660322566 http://lattes.cnpq.br/6630215514448034 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Giane [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio na licenciatura Formação inicial de professores de matemática Sentido Significado Bachelor internship Initial mathematics teacher training Sense Meaning |
topic |
Estágio na licenciatura Formação inicial de professores de matemática Sentido Significado Bachelor internship Initial mathematics teacher training Sense Meaning |
description |
A presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 2021-12-20T11:31:34Z 2021-12-20T11:31:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646 https://hdl.handle.net/11600/62447 |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9991646 https://hdl.handle.net/11600/62447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diadema |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268367658287104 |