Desafios da permanência estudantil para a população alvo da educação especial nas universidades estaduais do Paraná : foco na UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thayara Rocha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16425
Resumo: Resumo: Nesse trabalho, nos propusemos a analisar sociologicamente como vem sendo desenvolvidos os serviços institucionais voltados às políticas de acesso e de permanência das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, com foco maior na UEL, sendo elas: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Do mesmo modo, nos preocupamos em compreender como essas mesmas instituições públicas de Ensino Superior têm se articulado coletivamente para responder as demandas político-pedagógicas e os desafios estruturais enfrentados atualmente, sobretudo através de fóruns permanentes De caráter qualitativo, este estudo foi composto por levantamentos bibliográficos; pela análise de documentos nacionais, estaduais e cada universidade escolhida; por levantamento de informações solicitadas por mensagens eletrônicas; pela análise de jornais acessados online; por observações na UEL, sobretudo no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e nos eventos promovidos pelo Fórum Estadual de Educação Especial das IES do Paraná, inclusive com aplicação de questionário impresso Enfim, inúmeras se mostram as tentativas coletivas e as persistências na busca pela democratização de acesso e de permanência dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, mas, no mesmo patamar de grandeza estão as inúmeras dificuldades e barreiras enfrentadas por técnicos, docentes e especialmente pelos estudantes na luta pelas políticas de acessibilidade nessas instituições públicas Por isso, a relevância da ampliação de estudos nesta área, neste caso sob o olhar das Ciências Sociais Os resultados da investigação revelaram que já se pode enumerar alguns avanços na área da inclusão e de acessibilidade, sobretudo no que tange às políticas curriculares nacionais e estaduais Mas, é igualmente relevante apontar os desafios, as lacunas, as barreiras e as distâncias neste vasto caminho que ainda separa as necessidades das populações alvo da Educação Especial das políticas educacionais de ensino superior
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pela análise de documentos nacionais, estaduais e cada universidade escolhida; por levantamento de informações solicitadas por mensagens eletrônicas; pela análise de jornais acessados online; por observações na UEL, sobretudo no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e nos eventos promovidos pelo Fórum Estadual de Educação Especial das IES do Paraná, inclusive com aplicação de questionário impresso Enfim, inúmeras se mostram as tentativas coletivas e as persistências na busca pela democratização de acesso e de permanência dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, mas, no mesmo patamar de grandeza estão as inúmeras dificuldades e barreiras enfrentadas por técnicos, docentes e especialmente pelos estudantes na luta pelas políticas de acessibilidade nessas instituições públicas Por isso, a relevância da ampliação de estudos nesta área, neste caso sob o olhar das Ciências Sociais Os resultados da investigação revelaram que já se pode enumerar alguns avanços na área da inclusão e de acessibilidade, sobretudo no que tange às políticas curriculares nacionais e estaduais Mas, é igualmente relevante apontar os desafios, as lacunas, as barreiras e as distâncias neste vasto caminho que ainda separa as necessidades das populações alvo da Educação Especial das políticas educacionais de ensino superiorDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: In this work, we set out to analyze sociologically how the institutional services focused on the access and permanence policies of people with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness have been developed in the seven state universities of Paraná, with a greater focus on UEL, being: State University of Ponta Grossa (UEPG), State University of the Central West (UNICENTRO); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); State University of Londrina (UEL); State University of Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) and Paraná State University (UNESPAR) Likewise, we are concerned with understanding how these same public higher education institutions have collectively articulated themselves to respond to the political-pedagogical demands and the structural challenges they face today, especially through permanent forums Of qualitative character, this study was composed by bibliographical surveys; by the analysis of national, state documents and each chosen university; by survey of information requested by electronic messages; by the analysis of newspapers accessed online; by observations in the UEL, especially in the NAC (Accessibility Nucleus) and in the events promoted by the State Forum of Special Education of the IES of Paraná, including the application of a printed questionnaire Finally, there are innumerable collective attempts and persistence in the search for democratization of access and permanence of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness in the seven state universities of Paraná, but at the same level of magnitude are the numerous difficulties and barriers faced by technicians, teachers and especially by students in the struggle for accessibility policies in these public institutions Therefore, the relevance of the expansion of studies in this area, in this case under the Social Sciences The results of the research have shown that some progress has already been made in the area of inclusion and accessibility, especially with regard to national and state curricular policies But it is equally relevant to point out the challenges, gaps, barriers and distances on this broad path that still separates the needs of the target populations of Special Education from higher education educational policieLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Ribeiro, KarenBaltar, RonaldoSilva, Thayara Rocha2024-05-01T15:07:52Z2024-05-01T15:07:52Z2017.0028.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16425porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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