Impacto do transporte público por ônibus na condição da superfície dos pavimentos flexíveis em vias urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Cristina Romero Palma
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000229353
Resumo: As avaliações funcionais da superfície do pavimento geram como resultados índices de condição e garantem que a via seja classificada de acordo com o estado em que ela se encontra no momento da aquisição dos dados. A periodicidade dessas avaliações gera um histórico de dados, possibilitando o estudo do comportamento da estrutura do pavimento ao longo de sua vida útil, e serve como ferramenta em um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP). O objetivo geral desta pesquisa é analisar o efeito do transporte público por ônibus na condição dos pavimentos flexíveis de um campus universitário. O trabalho foi desenvolvido a partir de avaliações funcionais do tipo subjetiva e objetiva realizadas no ano de 2017 e 2018. A avaliação subjetiva, feita por um painel composto de 7 avaliadores em 2017 e 6 avaliadores em 2018, baseou-se no procedimento descrito na especificação do DNIT 009/2003, e a avaliação objetiva baseou-se no método de classificação do Pavement Condition Index (PCI). A área de estudo foi dividida em trechos, o que possibilitou a comparação dos dados entre os trechos impactados pelo transporte público por ônibus e os não impactados. Com os dados obtidos nas avaliações de 2017, foram desenvolvidos modelos para obtenção de índices de condição do pavimento (ICP) em que as variáveis dependentes ICPSUBJ e ICPPCI foram correlacionadas com o volume diário médio de ônibus (VDMÔNIBUS), o fator de veículo (FV) e as densidades dos 5 defeitos mais frequentes da malha viária avaliada. As equações foram obtidas por meio de regressão linear múltipla, e as análises quanto à significância da regressão se deram a partir do Teste F e dos coeficientes de correlação. Também foram realizados testes de hipótese sobre os coeficientes da regressão, a fim de determinar quais variáveis se mostravam significativas para o modelo. Foi possível concluir com a pesquisa que o transporte coletivo por ônibus é um fator determinante na deterioração do pavimento. Dentre os diversos defeitos levantados em campo, os mais recorrentes nas vias impactadas pelos ônibus do transporte público foram o intemperismo, as trincas longitudinais e transversais, as trincas por fadiga, os buracos, e os remendos. Quanto ao comportamento das variáveis de tráfego nos modelos desenvolvidos, observou-se que quando aplicadas em uma mesma base de dados, o VDMÔNIBUS se apresentou relevante apenas para a variável resposta ICPSUBJ, e o FV se mostrou relevante para o ICPPCI. Quando aplicadas essas variáveis isoladamente, o FV também se mostrou significativo para o ICPSUBJ. Após definidas as equações de regressão, foram aplicados nos modelos desenvolvidos os dados levantados no ano de 2018, a fim de analisar a correlação linear entre os índices observados com os calculados. Por meio da validação, concluiu-se que os modelos apresentaram aspectos estatísticos satisfatórios, destacando-se a obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,60.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisImpacto do transporte público por ônibus na condição da superfície dos pavimentos flexíveis em vias urbanasImpact of public passenger transport by bus on the condition of the surface of flexible pavements in urban roads2019-05-24Heliana Barbosa Fontenele . Jesner Sereni Ildefonso Fábio ZanchettaLuana Cristina Romero PalmaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Tecnologia e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.URLBRAs avaliações funcionais da superfície do pavimento geram como resultados índices de condição e garantem que a via seja classificada de acordo com o estado em que ela se encontra no momento da aquisição dos dados. A periodicidade dessas avaliações gera um histórico de dados, possibilitando o estudo do comportamento da estrutura do pavimento ao longo de sua vida útil, e serve como ferramenta em um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP). O objetivo geral desta pesquisa é analisar o efeito do transporte público por ônibus na condição dos pavimentos flexíveis de um campus universitário. O trabalho foi desenvolvido a partir de avaliações funcionais do tipo subjetiva e objetiva realizadas no ano de 2017 e 2018. A avaliação subjetiva, feita por um painel composto de 7 avaliadores em 2017 e 6 avaliadores em 2018, baseou-se no procedimento descrito na especificação do DNIT 009/2003, e a avaliação objetiva baseou-se no método de classificação do Pavement Condition Index (PCI). A área de estudo foi dividida em trechos, o que possibilitou a comparação dos dados entre os trechos impactados pelo transporte público por ônibus e os não impactados. Com os dados obtidos nas avaliações de 2017, foram desenvolvidos modelos para obtenção de índices de condição do pavimento (ICP) em que as variáveis dependentes ICPSUBJ e ICPPCI foram correlacionadas com o volume diário médio de ônibus (VDMÔNIBUS), o fator de veículo (FV) e as densidades dos 5 defeitos mais frequentes da malha viária avaliada. As equações foram obtidas por meio de regressão linear múltipla, e as análises quanto à significância da regressão se deram a partir do Teste F e dos coeficientes de correlação. Também foram realizados testes de hipótese sobre os coeficientes da regressão, a fim de determinar quais variáveis se mostravam significativas para o modelo. Foi possível concluir com a pesquisa que o transporte coletivo por ônibus é um fator determinante na deterioração do pavimento. Dentre os diversos defeitos levantados em campo, os mais recorrentes nas vias impactadas pelos ônibus do transporte público foram o intemperismo, as trincas longitudinais e transversais, as trincas por fadiga, os buracos, e os remendos. Quanto ao comportamento das variáveis de tráfego nos modelos desenvolvidos, observou-se que quando aplicadas em uma mesma base de dados, o VDMÔNIBUS se apresentou relevante apenas para a variável resposta ICPSUBJ, e o FV se mostrou relevante para o ICPPCI. Quando aplicadas essas variáveis isoladamente, o FV também se mostrou significativo para o ICPSUBJ. Após definidas as equações de regressão, foram aplicados nos modelos desenvolvidos os dados levantados no ano de 2018, a fim de analisar a correlação linear entre os índices observados com os calculados. Por meio da validação, concluiu-se que os modelos apresentaram aspectos estatísticos satisfatórios, destacando-se a obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,60.The functional evaluations of the surface of the pavement generate condition indexes as result and guarantee the road to be classified according to the state in which it is at the moment of data acquisition. The periodicity of these evaluations generates data history, making it possible to study the behavior of the pavement structure throughout its useful life. It also serves as a tool in a Pavement Management System (PMS). The general purpose of this research is to analyze the effect of public passenger transport by bus on the condition of the flexible pavements of a university campus. The work was developed from both subjective and objective functional evaluations that were carried out in 2017 and 2018. The subjective evaluation, generated by a panel composed of 7 evaluators in 2017 and 6 evaluators in 2018, was based on the procedure described at DNIT 009/2003 specification, and the objective one was based on the classification method of the Pavement Condition Index (PCI). The study area was divided into sections, which made it possible to compare the data between the sections impacted by buses and those not impacted by them. With the data obtained in the evaluations in 2017, models were developed to obtain pavement condition indexes (PCI) in which the dependent variables ICPSUBJ and ICPPCI were correlated with the average daily volume of buses (VDMÔNIBUS), the vehicle factor (FV) and the densities of the 5 most frequent defects of the evaluated road network. The equations were obtained through multiple linear regression, and the analyses regarding the significance of the regression were obtained from both Test F and correlation coefficients. Hypothesis tests were also performed on the regression coefficients, in order to determine which variables were significant for the model. It was possible to conclude from the research that the collective passenger transport by bus is a determining factor in the deterioration of the pavement. Among the several defects detected, the most frequent ones on the roads impacted by buses of public transport were weathering, longitudinal and transverse cracks, fatigue cracks, holes, and patches. As for the behavior of the traffic variables in the developed models, it was observed that when applied in the same database, the VDMÔNIBUS was only relevant for the ICPSUBJ response variable, and the FV was relevant for ICPPCI. When these variables were applied in isolation, FV also proved to be significant for ICPSUBJ. After the regression equations were defined, the data collected in 2018 were applied in the developed models in order to analyze the linear correlation between the observed and calculated indexes. Through validation, it was concluded that the models presented satisfactory statistical aspects, especially the achievement of determination coefficients (R²) above 0.60.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000229353porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:10Zoai:uel.br:vtls000229353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-11-25T17:22:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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