A concepção do ensino gramatical dos alunos de inglês do 4º ano de letras anglo-portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Valeska Gracioso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10703
Resumo: Resumo: Na área da Lingüística Aplicada e relacionada à Formação de Professores tem-se discutido a respeito de como ensinar a gramática em aulas de Língua Estrangeira Partindo da hipótese de que os professores têm dificuldade em abordar a gramática de forma contextualizada, o trabalho em pauta apresenta alguns resultados de uma pesquisa feita com alunos do quarto ano de Letras-Anglo da Universidade Estadual de Londrina sobre a concepção do ensino gramatical de tais alunos Nesse contexto, a pesquisa parte do pressuposto de o ensino gramatical não pode ser visto como ultrapassado e incapaz de estimular o ensino de língua estrangeira, contudo merece ser concebido de maneira diversa à abordagem tradicional Ensinar a gramática não pode ser sinônimo de ensinar uma língua, seja ela materna ou estrangeira Considerando que, hoje, a língua inglesa é a língua estrangeira mais abordada, seja em escolas públicas, ou em escolas privadas, torna-se de extrema relevância repensar em como ensiná-la Para efetuar a pesquisa, um questionário foi elaborado com o objetivo de captar como um recém formado está tratando a questão do ensino gramatical O questionário em questão, respondido por cinqüenta alunos dos períodos vespertino e noturno, foi composto de 16 questões, sendo 1 delas abertas A análise dos dados foi quantitativa e descritiva Por meio da análise, concluiu-se que muitos alunos ainda apresentam uma visão tradicional para o ensino da gramática, ainda que tenham embasamento teórico sobre o assunto A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês
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