Atos de transformação : elementos conectores entre narrativa e dramaturgia em Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Francisco Quaresma Soares da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8469
Resumo: Resumo: Nelson Rodrigues reconhecia a imbricação de fatos pessoais em sua criação dramática, tais como as tragédias familiares, o amor e a morte, que se constituem traços marcantes da sua escrita Construtor de frases memoráveis, em muitas delas ele exaltou as infinitas variações ocorridas em vida e transfiguradas na obra Isso o fez classificar-se e ser classificado como memorialista A junção vida e arte é cara ao escritor, e escrever, solução vital Em 1951, estreia a coluna A vida como ela é no jornal carioca Última Hora, fato que se tornou sucesso em poucas semanas, e em evidência por dez anos Rodrigues reconhece esse espaço no jornal como laboratório para a construção de vários de seus textos dramáticos, dentre eles A falecida, de 1953, e O beijo no asfalto, de 196, que se constituem, aqui, objetos de estudo, e juntam-se às crônicas memorialistas e confessionais: Memórias: a menina sem estrela; O reacionário; O óbvio ululante e A cabra vadia, acrescidas da reedição da antologia dos 1 contos escolhidos da famosa coluna jornalística, feita pelo próprio autor, em 1961, com o título A vida como ela é, e relançada no ano de 212 por ocasião do seu centenário A presença latente de aspectos vivenciais do autor, tanto nos personagens como nas situações retratadas, desenvolvida pelo trânsito da escrita para o jornal e posterior transmutação para o teatro, é amplamente memorialista, mas não apenas isso, pois o modo como o autor poetiza essas vivências é o grande trunfo, o que faz de sua obra ficção tão vigorosa Rodrigues explica a vida cotidiana da cidade, em grande medida pela vida que viveu e o que presenciou Defendemos, portanto, que sua obra dramática se organiza numa mescla entre reminiscências, reflexões, vivências, somada a traços ficcionais Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os processos de construção textual por meio do movimento criador estabelecido pelo dramaturgo com vistas a operacionalizar sua poética, cuja sustentação é o trânsito entre textos narrativos – contos e crônicas – e suas passagens para a dramática Para isso, apresenta como suporte os elementos conectores, os quais atuam como chaves de identificação e análise no sentido de clarificar a ação empreendida pelo escritor, e têm sua matriz nos pressupostos teóricos da Crítica Genética e de processos de criação artística
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O reacionário; O óbvio ululante e A cabra vadia, acrescidas da reedição da antologia dos 1 contos escolhidos da famosa coluna jornalística, feita pelo próprio autor, em 1961, com o título A vida como ela é, e relançada no ano de 212 por ocasião do seu centenário A presença latente de aspectos vivenciais do autor, tanto nos personagens como nas situações retratadas, desenvolvida pelo trânsito da escrita para o jornal e posterior transmutação para o teatro, é amplamente memorialista, mas não apenas isso, pois o modo como o autor poetiza essas vivências é o grande trunfo, o que faz de sua obra ficção tão vigorosa Rodrigues explica a vida cotidiana da cidade, em grande medida pela vida que viveu e o que presenciou Defendemos, portanto, que sua obra dramática se organiza numa mescla entre reminiscências, reflexões, vivências, somada a traços ficcionais Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os processos de construção textual por meio do movimento criador estabelecido pelo dramaturgo com vistas a operacionalizar sua poética, cuja sustentação é o trânsito entre textos narrativos – contos e crônicas – e suas passagens para a dramática Para isso, apresenta como suporte os elementos conectores, os quais atuam como chaves de identificação e análise no sentido de clarificar a ação empreendida pelo escritor, e têm sua matriz nos pressupostos teóricos da Crítica Genética e de processos de criação artísticaTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Cíências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Nelson Rodrigues recognized the imbrication of personal facts in his dramatic creation, such as the family tragedies, love and death, which are marked traces of his writing Constructor of memorable phrases, in many of them he extolled the infinite variations that occurred in life and transfigured in the work This made him to classifying himself and being classified as a memorialist The junction of life and art is dear to the writer, and writing is the vital solution In 1951, debut the column A vida como ela é in the carioca newspaper Última Hora, fact that became success in a few weeks, and in evidence for ten years Rodrigues recognizes the column in the newspaper as a laboratory for the composition of several of his dramatic texts, among them A falecida, 1953, and O beijo no asfalto, 196, which constitute here objects of study These dramatic texts were jointed to the memorialist and confessional chronicles: Memórias: a menina sem estrela; O reacionário; O óbvio ululante and A cabra vadia, added by the reprint of the anthology of the hundred short stories chosen from the famous column published by the author in 1961, with the title A vida como ela é…, and relaunched in 212 on the occasion of his centenary The latent presence of experiential aspects of the author, both in the characters and in the situations portrayed, developed by the transit of the writing to the newspaper and later transmutation to the theater, is largely memorialist, but not only that, because the way the author poetizes these experiences is his great asset, which makes his fiction so vigorous Rodrigues explains the daily life of the city, largely because of the life he lived and what he witnessed We defend, therefore, that his dramatic works are organized from a mixture between reminiscences, reflections, experiences, added to fictional features This work aims to identify and analyze the processes of textual construction through the creative movement established by the playwright in order to operationalize his poetics, whose support is the transit between narrative texts – tales and chronicles – and their passages to the dramatic ones For this, it presents as support the connective elements, which act as keys of identification and analysis in the sense of clarifying the action undertaken by the writer, and have their matrix in the theoretical assumptions of Genetic Criticism and processes of artistic creationPanichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Weber, José FernandesContani, Miguel LuizOliveira, Esther Gomes deCordeiro, Isabel CristinaSilva, José Francisco Quaresma Soares da2024-05-01T11:33:52Z2024-05-01T11:33:52Z2020.0016.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8469porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:47:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:47:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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