Keiji Nishitani e o esvaziar-se: sunyata (vacuidade) como alternativa à consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávaro, Eduardo Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17252
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral compreender a análise de Keiji Nishitani acerca da consciência e sua proposta de intervenção a esse modelo de existência que levou o homem a sentir-se desconectado do mundo e dos outros seres. Para isso, parte-se da leitura das obras Religion and Nothingness e On Buddhism, bem como de seus principais comentadores. Diante disso, abordam-se os seguintes tópicos: a importância da religião para o Nishitani, a construção das bases filosóficas ocidentais a partir de Descartes, a análise do niilismo e seus desdobramentos, a proposta de Nishitani que parte do conceito de sunyata derivado do budismo e a consequência desse modelo de existência. Com isso, compreendem-se alguns pontos relevantes da contribuição Nishitani ao pensamento universal e sua crítica social. Dentre elas, tem-se a descrição do autor sobre o fato do progresso realizado no O cidente ter levado o homem a um sentimento de solidão cósmica. Isso ocorreu devido às relações com a natureza e com Deus, que davam sentido e significado a existência, terem sido rompidas, ocasionando o niilismo. Deste derivaram-se duas formas, o criptoniilismo, marcado por um movimento não percebido pelas massas, que deslocam suas atenções a atividades que buscam justificar as próprias vidas, e também um niilismo consciente, mas que ainda se percebe e sente-se como um estrangeiro no mundo. Como proposta, Nishitani resgata os valores da religião primitiva ao buscar uma possibilidade de intervenção através de uma análise budista, na qual a racionalidade mal direcionada e o ego são evidenciados como obstáculos à vacuidade (Sunyata). Sunyata possibilita ao indivíduo não só entrar em contato profundo com a realidade, natureza e outros seres, mas também tornar-se realidade, natureza e outros seres em uma visão cosmo-ética que remodela toda a forma de existência e relação com o mundo, que até então se baseavam principalmente no cogito cartesiano. Portanto, a grande contribuição de Nishitani, se dá a partir da ideia de que podemos caminhar pela vida sem fugir para outras transcendências, reconhecendo a vacuidade. Esta possibilita um existir profundo no aqui e agora que tem como base o esvaziar-se do “eu” desvelando a talidade de si e do todo.
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Com isso, compreendem-se alguns pontos relevantes da contribuição Nishitani ao pensamento universal e sua crítica social. Dentre elas, tem-se a descrição do autor sobre o fato do progresso realizado no O cidente ter levado o homem a um sentimento de solidão cósmica. Isso ocorreu devido às relações com a natureza e com Deus, que davam sentido e significado a existência, terem sido rompidas, ocasionando o niilismo. Deste derivaram-se duas formas, o criptoniilismo, marcado por um movimento não percebido pelas massas, que deslocam suas atenções a atividades que buscam justificar as próprias vidas, e também um niilismo consciente, mas que ainda se percebe e sente-se como um estrangeiro no mundo. Como proposta, Nishitani resgata os valores da religião primitiva ao buscar uma possibilidade de intervenção através de uma análise budista, na qual a racionalidade mal direcionada e o ego são evidenciados como obstáculos à vacuidade (Sunyata). Sunyata possibilita ao indivíduo não só entrar em contato profundo com a realidade, natureza e outros seres, mas também tornar-se realidade, natureza e outros seres em uma visão cosmo-ética que remodela toda a forma de existência e relação com o mundo, que até então se baseavam principalmente no cogito cartesiano. Portanto, a grande contribuição de Nishitani, se dá a partir da ideia de que podemos caminhar pela vida sem fugir para outras transcendências, reconhecendo a vacuidade. Esta possibilita um existir profundo no aqui e agora que tem como base o esvaziar-se do “eu” desvelando a talidade de si e do todo.The general objective of this work is to understand Keiji Nishitani's analysis of consciousness and his proposal for intervention in this model of existence that led man to feel disconnected from the world and other beings. For this, it starts with the reading of the works Religion and Nothingness and On Buddhism, as well as their main commentators. In view of this, the following topics are addressed: the importance of religion for Nishitani, the construction of Western philosophical bases from Descartes, the analysis of nihilism and its developments, Nishitani's proposal that starts from the concept of sunyata derived from Buddhism and the consequence of this model of existence. With this, some relevant points of Nishitani's contribution to universal thought and its social criticism are understood. Among them, there is the author's description of the fact that the progress made in the West has led man to a feeling of cosmic solitude. This occurred because the relationships with nature and with God, which gave meaning to existence, were broken, causing nihilism. Two forms derived from this, cryptonihilism, marked by a movement not perceived by the masses, who shift their attention to activities that seek to justify their own lives, and also a conscious nihilism, but which is still perceived and felt like a foreigner in the world. As a proposal, Nishitani rescues the values of primitive religion by seeking a possibility of intervention through a Buddhist analysis, in which misdirected rationality and the ego are evidenced as obstacles to emptiness (Sunyata). Sunyata enables the individual not only to come into deep contact with reality, nature and other beings, but also to become reality, nature and other beings in a cosmo-ethical vision that remodels every form of existence and relationship with the world, which until then they were mainly based on the Cartesian cogito. Therefore, Nishitani's great contribution comes from the idea that we can walk through life without fleeing to other transcendences, recognizing emptiness. This enables a profound existence in here and now that is based on emptying oneself from the “I”, revealing the suchness of oneself and of the whole.Santos, Eder SoaresWeber, José FernandesTsai, Plínio MarcosFávaro, Eduardo Gomes2024-08-21T17:15:56Z2024-08-21T17:15:56Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17252porCLCH - Departamento de FilosofiaPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina109 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T06:02:27Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-22T06:02:27Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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