Ferramentas curso de formação e sequência didática : contribuições para o processo de internalização no estágio de docência de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hila, Cláudia Valéria Doná
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13154
Resumo: Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar o papel de duas ferramentas principais para o movimento de internalização e de letramento, em torno do escopo teórico referente aos gêneros textuais, necessário para o estágio de docência em língua materna, de um curso de Letras: curso de formação (CF) para professores das séries iniciais e sequência didática (SD) para alunos da 3ª e 4ª séries, ambos ministrados por estagiárias Visamos observar esse movimento em três etapas principais: a fase preparatória à regência, a fase especificamente da regência e a fase após a regênciaO quadro teórico-metodológico escolhido é o do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente em sua vertente mais didática (BRONCKART, 23, 25; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 2, 21, 24, 25) destacando-se, também, o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 198, 1993, 23) Além disso, recorremos a outras duas linhas teóricas complementares a fim de compreendermos melhor como se dá o movimento de internalização: a Teoria Histórico-Cultural (THC) (VYGOTSKY, 1982, 1988, 2, 21, 25) e a Teoria da Atividade (TA) (LEONTIEV, 1998, 21, 24) A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo de pesquisa e insere-se na perspectiva crítica de investigação, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa parcialmente interventiva na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, no ano de 28 O contexto prático da pesquisa realizou-se em uma escola privada do noroeste do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma terceira e quarta séries do Fundamental I O corpus da análise constitui-se pela gravação em áudio das sessões do curso de formação e das aulas da sequência didática desenvolvidas pelas estagiárias no ano de 28, de forma colaborativa com a pesquisadora e, também, dos encontros de orientação com a pesquisadora, além dos diários de bordo e outros instrumentos de natureza qualitativa Os sujeitos principais da investigação são três estagiárias que no ano de 28 cursavam o penúltimo ano do curso de Letras da Habilitação Português/InglêsA análise dos dados baseia-se em categorias do ISD, do IS e da TA Os resultados evidenciaram que o movimento de internalização acerca do escopo teórico solicitado para a regência, a saber os gêneros textuais e sua transposição para a sala de aula, ocorreu por meio da ação da pesquisadora por meio de inúmeras ferramentas presentes durante todas as fases da regência Em particular, as ferramentas CF e SD conseguiram promover grande parte dos objetivos pretendidos pela pesquisadora em torno do movimento de internalização das estagiárias investigadas, bem como auxiliaram seu processo de letramento para o local de trabalho, na medida em que funcionaram como mega-ferramentas para as suas ações docentes Porém, o movimento de internalização completou-se com auxílio de outras ferramentas, para além daquelas postuladas por Vygotsky (1988, 25), que se mostraram de natureza heterogênea, mobilizando para sua compreensão diferentes aportes teóricos
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DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 2, 21, 24, 25) destacando-se, também, o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 198, 1993, 23) Além disso, recorremos a outras duas linhas teóricas complementares a fim de compreendermos melhor como se dá o movimento de internalização: a Teoria Histórico-Cultural (THC) (VYGOTSKY, 1982, 1988, 2, 21, 25) e a Teoria da Atividade (TA) (LEONTIEV, 1998, 21, 24) A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo de pesquisa e insere-se na perspectiva crítica de investigação, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa parcialmente interventiva na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, no ano de 28 O contexto prático da pesquisa realizou-se em uma escola privada do noroeste do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma terceira e quarta séries do Fundamental I O corpus da análise constitui-se pela gravação em áudio das sessões do curso de formação e das aulas da sequência didática desenvolvidas pelas estagiárias no ano de 28, de forma colaborativa com a pesquisadora e, também, dos encontros de orientação com a pesquisadora, além dos diários de bordo e outros instrumentos de natureza qualitativa Os sujeitos principais da investigação são três estagiárias que no ano de 28 cursavam o penúltimo ano do curso de Letras da Habilitação Português/InglêsA análise dos dados baseia-se em categorias do ISD, do IS e da TA Os resultados evidenciaram que o movimento de internalização acerca do escopo teórico solicitado para a regência, a saber os gêneros textuais e sua transposição para a sala de aula, ocorreu por meio da ação da pesquisadora por meio de inúmeras ferramentas presentes durante todas as fases da regência Em particular, as ferramentas CF e SD conseguiram promover grande parte dos objetivos pretendidos pela pesquisadora em torno do movimento de internalização das estagiárias investigadas, bem como auxiliaram seu processo de letramento para o local de trabalho, na medida em que funcionaram como mega-ferramentas para as suas ações docentes Porém, o movimento de internalização completou-se com auxílio de outras ferramentas, para além daquelas postuladas por Vygotsky (1988, 25), que se mostraram de natureza heterogênea, mobilizando para sua compreensão diferentes aportes teóricosTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The study aims at investigating the role of two main tools for the process of internalization and literacy involved in the theoretical scope related to the textual genres required for the mother language teaching practicum in a Language Arts Undergraduate Course: a teacher education course (TEC) for teachers teaching initial grades and didactic sequence classes (DSC) for 3rd and 4th grade students both developed by student teachers The internalization and literacy process is observed in three main phases: the preparation phase for the practicum; the teaching phase of the practicum and the post-practicum phase The theoretical-methodological framework is grounded on the sociodiscursive interactionism (SDI), mainly in its more didactic vein (BRONCKART, 23, 25; DOLZ, NOVERRAZ e SCHENEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 2, 21, 24, 25) and on the bakhtinian social interactionism (SI) (BAKHTIN, 198, 1993, 23) Two other complementary theoretical perspectives are also used for a better understanding of the internalization process: the cultural-historical theory (CHT) (VYGOTSKY, 1982, 1988, 2, 21, 25) and the activity theory (AT) (LEONTIEV, 1998, 21, 24) Within a qualitative critical tradition, the research is of a collaborative nature partially intervening in the Portuguese Language Teaching Practice discipline It was carried out in 28 The main research participants are three 4th-year student teachers taking a five-year Undergraduate Arts Course – Portuguese/English in 28 The research practical context includes students from the 3rd and 4th grades of the Fundamental I level of education of a private regular school in the northwest of Paraná State The corpus for analysis contains audio taped data from the teaching education course and from the didactic sequence classes developed in 28 by the student teachers investigated in collaboration with the researcher It also contains data from the supervising sessions with the researcher, from logs and other qualitative research tools SDI, SI and AT categories of analysis are used Data demonstrate that the process of internalization involved in the theoretical scope required for the teaching practicum, namely, the textual genres and their didactic transposition for the classroom, involves the action of the researcher who makes use of several tools in all phases of the teaching practicum The TEC and the DSC tools, in particular, are responsible for reaching much of the objectives aimed at by the researcher as regards the investigated student teachers" internalization process, as well as for aiding their literacy for the working place as these tools play the role of mega-tools for their teaching actions However, other tools, rather than the ones postulated by Vygotsky (1988, 25) are also found important to the internalization process Those tools are of a heterogeneous nature and require different theoretical approaches for their understandingNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Bezerra, Maria AuxiliadoraMenegassi, Renilson JoséMafra, Núbio Delanne FerrazCristóvão, Vera Lúcia LopesHila, Cláudia Valéria Doná2024-05-01T14:08:17Z2024-05-01T14:08:17Z2011.0025.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13154porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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