Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757 |
Resumo: | Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa. |
id |
USP-36_9d4975174e31aa8e983d8e0c08613a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/99757 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
spelling |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamentalA Didatic Reflection on Distribution of Textual Genres to the Primary SchoolInteractionism Socio-discursiveTeachingTextual GenreDidactic BookPortuguese language.interacionismo sociodiscursivoensinogêneros textuaislivro didáticolíngua portuguesa.Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa.Considering the interest on the studies about textual genre and its teaching in the three last decades, the present article presents a report of an analysis of collection of didactic books of Portuguese language of the Primary School II, which aimed at verifying if the didactic book enables a comprehension about different textual genres as for the student, in relation to the context and social use, as well as for the teacher, in relation to parameters in order to do an analysis and choice of didactic collection books. The theoretical methodological framework based mainly in the contributions of Interactionism Socio-discursive: Bronckart (1999, 2003) and Schneuwly and Dolz (2004); in the studies by Marcuschi (2002, 2008) and in the orientations about the teaching of mother language contained in the National Curriculum Guidelines – PCN (BRASIL, 1998). The results provided a reflection that offers param-eters to the analysis, choice and organization of didactic collections, as well as suggestions of pedagogic implementation towards the teaching of Portuguese language.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9975710.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 44-662236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/110228https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/146238Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo-Gomes, João BoscoSouza, Arisberto Gomes de2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/99757Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.499521Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental A Didatic Reflection on Distribution of Textual Genres to the Primary School |
title |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental Figueiredo-Gomes, João Bosco Interactionism Socio-discursive Teaching Textual Genre Didactic Book Portuguese language. interacionismo sociodiscursivo ensino gêneros textuais livro didático língua portuguesa. Figueiredo-Gomes, João Bosco Interactionism Socio-discursive Teaching Textual Genre Didactic Book Portuguese language. interacionismo sociodiscursivo ensino gêneros textuais livro didático língua portuguesa. |
title_short |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
title_full |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
title_sort |
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental |
author |
Figueiredo-Gomes, João Bosco |
author_facet |
Figueiredo-Gomes, João Bosco Figueiredo-Gomes, João Bosco Souza, Arisberto Gomes de Souza, Arisberto Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Arisberto Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo-Gomes, João Bosco Souza, Arisberto Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interactionism Socio-discursive Teaching Textual Genre Didactic Book Portuguese language. interacionismo sociodiscursivo ensino gêneros textuais livro didático língua portuguesa. |
topic |
Interactionism Socio-discursive Teaching Textual Genre Didactic Book Portuguese language. interacionismo sociodiscursivo ensino gêneros textuais livro didático língua portuguesa. |
description |
Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/110228 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/146238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 44-66 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1822181703953678337 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66 |