Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo-Gomes, João Bosco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Arisberto Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757
Resumo: Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa.
id USP-36_9d4975174e31aa8e983d8e0c08613a3f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/99757
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
spelling Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamentalA Didatic Reflection on Distribution of Textual Genres to the Primary SchoolInteractionism Socio-discursiveTeachingTextual GenreDidactic BookPortuguese language.interacionismo sociodiscursivoensinogêneros textuaislivro didáticolíngua portuguesa.Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa.Considering the interest on the studies about textual genre and its teaching in the three last decades, the present article presents a report of an analysis of collection of didactic books of Portuguese language of the Primary School II, which aimed at verifying if the didactic book enables a comprehension about different textual genres as for the student, in relation to the context and social use, as well as for the teacher, in relation to parameters in order to do an analysis and choice of didactic collection books. The theoretical methodological framework based mainly in the contributions of Interactionism Socio-discursive: Bronckart (1999, 2003) and Schneuwly and Dolz (2004); in the studies by Marcuschi (2002, 2008) and in the orientations about the teaching of mother language contained in the National Curriculum Guidelines – PCN (BRASIL, 1998). The results provided a reflection that offers param-eters to the analysis, choice and organization of didactic collections, as well as suggestions of pedagogic implementation towards the teaching of Portuguese language.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9975710.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 44-662236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/110228https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/146238Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo-Gomes, João BoscoSouza, Arisberto Gomes de2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/99757Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.499521Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
A Didatic Reflection on Distribution of Textual Genres to the Primary School
title Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
spellingShingle Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
Figueiredo-Gomes, João Bosco
Interactionism Socio-discursive
Teaching
Textual Genre
Didactic Book
Portuguese language.
interacionismo sociodiscursivo
ensino
gêneros textuais
livro didático
língua portuguesa.
Figueiredo-Gomes, João Bosco
Interactionism Socio-discursive
Teaching
Textual Genre
Didactic Book
Portuguese language.
interacionismo sociodiscursivo
ensino
gêneros textuais
livro didático
língua portuguesa.
title_short Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
title_full Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
title_fullStr Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
title_sort Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental
author Figueiredo-Gomes, João Bosco
author_facet Figueiredo-Gomes, João Bosco
Figueiredo-Gomes, João Bosco
Souza, Arisberto Gomes de
Souza, Arisberto Gomes de
author_role author
author2 Souza, Arisberto Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo-Gomes, João Bosco
Souza, Arisberto Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Interactionism Socio-discursive
Teaching
Textual Genre
Didactic Book
Portuguese language.
interacionismo sociodiscursivo
ensino
gêneros textuais
livro didático
língua portuguesa.
topic Interactionism Socio-discursive
Teaching
Textual Genre
Didactic Book
Portuguese language.
interacionismo sociodiscursivo
ensino
gêneros textuais
livro didático
língua portuguesa.
description Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/110228
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757/146238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 44-66
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1822181703953678337
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66