Relação universidade e educação básica : impactos do PIBID na formação inicial e continuada de professores da educação infantil
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9455 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos: “Formação, práxis e emancipação na educação escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano-FOCO”, foi fundamentada de acordo com a seguinte problemática: Quais as implicações teórico-metodológicas do Programa PIBID frente às políticas públicas educacionais brasileira para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Pedagogia-UEL, bem como para a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil? A justificativa do estudo se dá ao fato da autora dessa Dissertação ter sido Supervisora do PIBID Pedagogia-UEL entre os anos de 215-218 e ter observado a importância do Programa para a formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica A falta de dissertações e teses sobre o PIBID Pedagogia- UEL, especificamente na Educação Infantil, ao ser realizado o levantamento do estado da arte, também suscitou a busca pela realização dessa pesquisa Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID, para a formação inicial e continuada dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEL e professores da Educação Infantil A pesquisa se fundamenta no aporte teórico metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando a análise do discurso em Bakhtin, ambas ancoradas no Método do Materialismo Histórico-Dialético, que busca compreender os processos sociais ao longo da história da humanidade de forma crítica e dialética Os procedimentos técnicos elegidos foram: levantamento bibliográfico e análises realizadas em documentos oficiais das políticas públicas educacionais do Brasil Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário, o qual foi aplicado com os alunos bolsistas e voluntários do PIBID Pedagogia-UEL e a entrevista semiestruturada, realizada com professores Supervisores do respectivo Programa O trabalho evidencia a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, trazendo a relevância desse Programa para os participantes da pesquisa, assim como determinadas fragilidades encontradas em sua execução, reforçando a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa para que ele realmente se concretize atingindo o objetivo da formação para a docência na Educação Infantil |
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Relação universidade e educação básica : impactos do PIBID na formação inicial e continuada de professores da educação infantilEducação de criançasProfessores de educação pré-escolarFormaçãoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEarly childhood educationPreschool teachersEducation - BrazilTraining ofResumo: A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos: “Formação, práxis e emancipação na educação escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano-FOCO”, foi fundamentada de acordo com a seguinte problemática: Quais as implicações teórico-metodológicas do Programa PIBID frente às políticas públicas educacionais brasileira para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Pedagogia-UEL, bem como para a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil? A justificativa do estudo se dá ao fato da autora dessa Dissertação ter sido Supervisora do PIBID Pedagogia-UEL entre os anos de 215-218 e ter observado a importância do Programa para a formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica A falta de dissertações e teses sobre o PIBID Pedagogia- UEL, especificamente na Educação Infantil, ao ser realizado o levantamento do estado da arte, também suscitou a busca pela realização dessa pesquisa Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID, para a formação inicial e continuada dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEL e professores da Educação Infantil A pesquisa se fundamenta no aporte teórico metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando a análise do discurso em Bakhtin, ambas ancoradas no Método do Materialismo Histórico-Dialético, que busca compreender os processos sociais ao longo da história da humanidade de forma crítica e dialética Os procedimentos técnicos elegidos foram: levantamento bibliográfico e análises realizadas em documentos oficiais das políticas públicas educacionais do Brasil Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário, o qual foi aplicado com os alunos bolsistas e voluntários do PIBID Pedagogia-UEL e a entrevista semiestruturada, realizada com professores Supervisores do respectivo Programa O trabalho evidencia a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, trazendo a relevância desse Programa para os participantes da pesquisa, assim como determinadas fragilidades encontradas em sua execução, reforçando a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa para que ele realmente se concretize atingindo o objetivo da formação para a docência na Educação InfantilDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research linked to the Graduate Program in Education of the State University of Londrina, to the Research Line Teaching: Knowledge and Practices of the Nucleus: Teaching Action, and to the Study Group: “Training, praxis and emancipation in school education: implications of Historical-Cultural Theory in teaching, learning and human development-FOCUS ”, was founded according to the following problem: What are the theoretical and methodological implications of the PIBID Program in the face of Brazilian educational public policies for the initial training of students in the Pedagogy course -UEL, as well as for the continuing education of teachers working in early childhood education? The justification of the study is due to the fact that the author of this dissertation was a Supervisor of PIBID Pedagogy-UEL between the years 215-218 and observed the importance of the Program for the initial and continuing training of teachers in the first stage of Basic Education The lack of dissertations and theses on PIBID Pedagogy-UEL, specifically in Early Childhood Education, when the state of the art survey was carried out, also prompted the search for this research Thus, this study has the general objective of investigating the contributions of PIBID, for the initial and continuing education of academics in the Pedagogy course at UEL and teachers of Early Childhood Education The research is based on the theoretical and methodological contribution of Historical-Cultural Theory, of Historical-Critical Pedagogy, addressing the analysis of the speech in Bakhtin, both anchored in the Method of Historical-Dialectical Materialism, which seeks to understand the social processes throughout the history of humanity critically and dialectically The technical procedures chosen were: bibliographic survey and analyzes carried out in official documents of public educational policies in Brazil The instruments for data collection were: the questionnaire, which was applied to PIBID Pedagogy-UEL scholarship students and volunteers and the semi-structured interview, carried out with Supervising professors of the respective Program The work highlights the importance of PIBID for the initial and continuing education of Early Childhood Education teachers, bringing the relevance of this Program to the research participants, as well as certain weaknesses found in its execution, reinforcing the need to rethink the organization of some actions in the Program so that it really materializes reaching the goal of training for teaching in Early Childhood EducationBarros, Marta Silene Ferreira [Orientador]Paschoal, Jaqueline DelgadoSaito, Heloisa Toshie IrieArruda, Viviane Aparecida Bernardes de2024-05-01T11:55:36Z2024-05-01T11:55:36Z2019.0017.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9455porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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