Agregação de valor em empreendimentos imobiliários comerciais : análise segundo abordagem do Target Value Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skraba, Cristiana Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15640
Resumo: Resumo: A construção civil é uma indústria que depende de diversos setores e subsetores, os quais envolvem um grande número de pessoas nos processos de desenvolvimento do produto, resultando na produção de um bem durável e de alto valor monetário Devido à complexidade do setor, incorporadoras e profissionais envolvidos, os stakeholders, são desafiados pelos inúmeros problemas relacionados à cadeia produtiva do empreendimento, a aumentarem o valor entregue para garantir o sucesso do negócio Nos Estados Unidos da América e Reino Unido, estudos em empreendimentos na área da saúde e educação demonstraram resultados satisfatórios na entrega de maior valor agregado para o cliente, e uma considerável redução do custo final da obra a partir do uso da abordagem Target Value Design (TDV) no processo de desenvolvimento do projeto Em relação aos empreendimentos comerciais, onde o uso dos espaços é dinâmico e a versatilidade é essencial para atender diversos tipos de usos, maximizar a eficiência do espaço para um uso específico representa minimizar as possibilidades desse uso Para o cliente, a excelência na qualidade técnica e funcional geram satisfação mas não são suficientes para agregar valor Nesse sentido, a discussão sobre agregação de valor se apoia na revisão de literatura e aborda a relação do usuário com o conceito de valor, e o valor relacionado aos produtos da indústria da construção e seus processos A questão de pesquisa consiste em como agregar valor em empreendimentos de salas comerciais, considerando as restrições do negócio e garantindo a entrega de valor para o cliente final? O objetivo principal é compreender o processo de agregação de valor no contexto de empreendimentos comerciais, a partir da abordagem TVD O estudo de caso, adotado como metodologia, busca investigar as principais barreiras e oportunidades de intervenção nos processos de desenvolvimento do projeto, e apontar diretrizes para alcançar maior valor agregado no produto final entregue ao cliente empreendedor e usuário
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O objetivo principal é compreender o processo de agregação de valor no contexto de empreendimentos comerciais, a partir da abordagem TVD O estudo de caso, adotado como metodologia, busca investigar as principais barreiras e oportunidades de intervenção nos processos de desenvolvimento do projeto, e apontar diretrizes para alcançar maior valor agregado no produto final entregue ao cliente empreendedor e usuárioDissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoAbstract: The construction is an area that depends on several sectors and subsectors, which involve a large number of people in the product development process, resulting in the production of a durable product with high monetary value Due to the complexity of the industry, developers and stakeholders are challenged by numerous problems related to the production chain of the enterprise in order to add value to the building and ensure business success In the US and UK, studies show satisfactory results in higher value-added delivery to the customer and a considerable reduction of the final cost of the work from the application of the approach Target Value Design (TDV) in enterprise project development process especially in health and education, where the contracting client is represented by the public agency and the client user by the general population In relation to commercial enterprises where the use of space is dynamic and versatility is essential to meet various types of use, maximizing space efficiency for a particular use is to minimize the possibilities of such use For the user, the excellence in technical and functional quality generate satisfaction but not enough to add value In this sense, the discussion of value added is based on the literature and discusses the aspects of the individual as a user and its relation to the concept of value, and characteristics related to the product development process of the construction industry and its stakeholders The research investigated question is how to add value on developments of business rooms, considering the constraints of the business and ensuring the delivery of value to the end customer? The main objective is to understand the value-adding process in the context of commercial enterprises, from TVD approach The case study, adopted as methodology, investigates the main barriers and opportunities for intervention in project development processes, and guidelines aim to achieve greater added value in the final product delivered to the customer and enterprise userHirota, Ercília Hitomi [Orientador]Alves, Thais da Costa LagoGranja, Ariovaldo DenisSkraba, Cristiana Paula2024-05-01T14:53:07Z2024-05-01T14:53:07Z2016.0010.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15640porMestradoArquitetura e UrbanismoCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e UrbanismoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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