Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robert, Gabriel Roberto Torrano
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960
Resumo: Orientador: Ariovaldo Denis Granja
id UNICAMP-30_b389562dc5d3aac441973a71de576d53
oai_identifier_str oai::433686
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejoTarget and Kaizen costing implementation in brand retail unitsCusto-alvoLojas de varejoIndustria de construção civilTarget costingKaizen costingBrand retail unitsOrientador: Ariovaldo Denis GranjaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UnbanismoResumo: As metodologias de target e kaizen costing têm sido apontadas como poderosas ferramentas, adotadas pelas empresas que visam aumentar sua margem de lucro. Estudos recentes comprovam que ambas têm tido uma participação cada vez maior no sistema de negócios lean, direcionando o desenvolvimento do produto e as atividades da produção. Esta pesquisa teve como objetivo abordar a conceituação do target e kaizen costing e desenvolver uma diretriz de trabalho, a partir da aplicação do target costing como uma base de todo o sistema de gestão de custos durante a fase de projetos e do kaizen costing durante a fase de produção, analisando um caso real da aplicação dos conceitos nas obras de uma empresa do ramo varejista onde a aplicação foi executada. A idéia principal foi primeiramente projetar um produto com um custo permissível, obtido pela diferença entre o preço de mercado, ditado pela expectativa do cliente e a margem de economia desejável. Após esta etapa buscou-se a interação com os responsáveis pela produção, no intuito de se desenvolver técnicas e novas práticas que reduzissem os custos da fase de produção. Para a identificação do que é considerado valor pelo cliente, foi utilizado o SAC (serviço de atendimento ao cliente) da empresa estudada, a fim de identificar elementos construtivos que não agregassem valor para o usuário final. A eliminação destes elementos gerou uma economia que pôde ser direcionada para se atingir o target cost de um payback meta, estabelecido em função das premissas de projeto. Já a interação com a produção gerou novas economias com base em melhorias apontadas pelos funcionários contratados. As evidências desta pesquisa, ainda que obtidas num contexto específico, sugerem que as ferramentas de target e kaizen costing são viáveis para aplicação no subsetor edificações.Abstract: The target and kaizen costing methodologies have been pointed out as a powerful strategy of lean manufacturing companies' which want to increase their profits. In fact, recent academic and corporate literatures show that both methodologies have a wider role in the lean business system, driving product development and production activities. This research aims to review the target and kaizen costing concepts and to develop a framework taking together these two matching approaches, providing a basis of a total cost-management system during the project's life cycle being the target costing on the project conception and the kaizen costing on the production phase. The main idea is to first design the project to an allowable cost consisting of the difference among target price meeting customer's expectations and the desired profit. Cost-reduction interventions should be not restricted to the design phase; they proceed to the construction phase where a continuing series of kaizen activities are needed to achieve great product performance and, at the same time, assuring value for the customer at a lower cost. These interventions saved an amount which was engaged to reach a target cost based on a payback aim, established by the project's conception. The interaction in the production phase saved another amount based on new practices suggested by the contractor's employees. This research evidences, in a specific context, that the target and kaizen application are viable on that construction sector.MestradoEdificaçõesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Granja, Ariovaldo Denis, 1963-Isatto, Eduardo LuisPicchi, Flavio AugustoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRobert, Gabriel Roberto Torrano2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960ROBERT, Gabriel Roberto Torrano. Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo. 2007. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Unbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:19:25Zoai::433686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
Target and Kaizen costing implementation in brand retail units
title Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
spellingShingle Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
Robert, Gabriel Roberto Torrano
Custo-alvo
Lojas de varejo
Industria de construção civil
Target costing
Kaizen costing
Brand retail units
title_short Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
title_full Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
title_fullStr Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
title_full_unstemmed Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
title_sort Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
author Robert, Gabriel Roberto Torrano
author_facet Robert, Gabriel Roberto Torrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Granja, Ariovaldo Denis, 1963-
Isatto, Eduardo Luis
Picchi, Flavio Augusto
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Robert, Gabriel Roberto Torrano
dc.subject.por.fl_str_mv Custo-alvo
Lojas de varejo
Industria de construção civil
Target costing
Kaizen costing
Brand retail units
topic Custo-alvo
Lojas de varejo
Industria de construção civil
Target costing
Kaizen costing
Brand retail units
description Orientador: Ariovaldo Denis Granja
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960
ROBERT, Gabriel Roberto Torrano. Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo. 2007. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Unbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960
identifier_str_mv ROBERT, Gabriel Roberto Torrano. Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo. 2007. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Unbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138444820086784